Artigo

Gabarito Extraoficial – Atualidades – Analista – ICMBio

Olá Caros Alunos,

Segue o gabarito extraoficial de Atualidades, da prova de Analista Ambiental, do ICMBio. Quem assistiu a nossa revisão na Hora da Verdade e na revisão de véspera de prova, ou fez o nosso, curso foi muito bem na resolução das questões.

Foi a segunda prova seguida de Atualidades do Cebraspe, em que a banca pergunta sobre a pandemia de Covid-19 e aspectos relacionados.

Grande Abraço,

Prof. Leandro Signori

33 – Errado.

Comentários: A vacinação da população e o relativo controle da pandemia estão retomando o crescimento da economia, gerando a oferta de postos de trabalhos presenciais, que haviam sido muito afetados, devido a necessidade de isolamento e distanciamento social para controlar a disseminação do vírus. Aos poucos o teletrabalho ou trabalho remoto está diminuindo, na medida em que as pessoas estão voltando ao trabalho presencial.

O erro da questão está em dizer que o teletrabalho deixou de configurar uma tendência. Já era uma tendência, antes do surgimento da pandemia e continua sendo. Muitas empresas e organizações já anunciaram que, após o fim da pandemia, boa parte dos seus colaboradores continuarão no trabalho remoto.

34 – Certo.

Comentários: A vacinação tem contribuído para diminuir os efeitos negativos da pandemia, como o óbito dos infectados pelo coronavírus. É importante salientar que, mesmo vacinada, uma pessoa pode contrair o vírus. Ocorre que, vacinada, a chance de ser contaminada e contrair os sintomas em sua forma grave diminuem consideravelmente. Os dados também demonstram que a grande maioria das pessoas que tem desenvolvidos casos graves de coronavírus e terem ido a óbito são de não vacinados contra a Covid-19.

35- Errado.

Comentários: Os impactos econômicos da pandemia de Covid-19 atingiram tanto os países mais ricos quanto os mais pobres. Com o fechamento das fronteiras, as importações e exportações ficaram prejudicadas, o que diminuiu o comércio global no ano de 2020. O distanciamento social fez com que muitas atividades produtivas tivessem de ser paralisadas ou sofrerem redução, impactando tanto países ricos quanto pobres.

Mas é incorreto dizer que, em TODO O MUNDO, foram rapidamente superados pela retomada do crescimento da economia global após a vacinação em massa da população. Muitos países já se recuperaram, mas muitos outros ainda estão enfrentando dificuldades para se recuperar. O processo da vacinação também ocorre de forma desigual no mundo, concentrado principalmente nos países mais ricos e desenvolvidos. A imagem a seguir, é do site da Universidade John Hopkins, de 06/02/2022, onde podemos ver o desigual avanço da vacinação no mundo, com baixos percentuais de cobertura vacinal na África.


36 – Certo.

Comentários:
A velocidade com que laboratórios, instituições de pesquisa e organizações de saúde no mundo se mobilizaram para desenvolver um imunizante para o coronavírus foi algo nunca visto antes na história. O sucesso no desenvolvimento dos imunizantes aos poucos tem conseguido controlar a pandemia. Isso demonstra a importância do desenvolvimento tecnológico na atualidade em diferentes setores, com destaque para a saúde humana.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.