Artigo

HEMOCENTRO: PROVA COMENTADA DE FISIOTERAPIA

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

Hoje trazemos as questões de Fisioterapia do concurso para o Hemocentro – DF. Foi uma prova tranquila, porém solicitaram muitos conhecimentos dos sistemas cardiorrespiratórios. Tem a possibilidade de um recurso – a questão 31, sobre linfedema.

Atenção para a data limite para a interposição de recursos (dia 20/03)!

Espero que tenham ido bem nessa prova!

Abraços,

Equipe de Fisioterapia do Estratégia Concursos na Saúde.

 

QUESTÃO 26 – Acerca da ventilação mecânica e das respectivas modalidades, assinale a alternativa correta:

(A) SIMV com pressão controlada tem os seguintes parâmetros definidos: FR, tempo inspiratório ou relação TI:TE e o limite de pressão inspiratória. Item correto, esse é o gabarito da questão.

(B) O SIMV com volume controlado tem os seguintes parâmetros definidos: FR, VC, tempo inspiratório ou relação TI:TE e o limite de pressão inspiratória. Item errado. Correto: FR, VC, fluxo inspiratório.

(C) Na VM com volume controlado, tanto o volume corrente quanto o fluxo são variáveis independentes. Item errado. Não são independentes. A transição entre a inspiração e a expiração (ciclagem) ocorre após a liberação do volume corrente pré-estabelecido em velocidade determinada pelo fluxo.

(D) Na VM com pressão controlada, o volume corrente passa a não depender da pressão inspiratória preestabelecida, e sim das condições de impedância do sistema respiratório e do tempo inspiratório selecionado. Item errado. Nesse caso, o volume corrente depende da pressão inspiratória pré-estabelecida, das condições de impedância do sistema respiratório e do tempo inspiratório selecionado pelo operador.

(E) Na ventilação com pressão de suporte, o ventilador dispara e cicla para o paciente com uma pressão positiva predeterminada. Item errado. Este é um modo de ventilação mecânica espontânea, ou seja, disparado e ciclado pelo paciente, em que o ventilador assiste à ventilação através da manutenção de uma pressão positiva pré-determinada durante a inspiração até que o fluxo inspiratório do paciente reduza-se a um nível crítico.

 

QUESTÃO 27 – O teste de caminhada de seis minutos (T6) é um teste de referencia em cardiologia. Com relação ao referido teste, a assinale a alternativa correta.

(A) As contraindicações absolutas para a realização do teste são angina instável, FC em repouso maior que 120 bpm e pressão arterial em repouso maior que 180 mmHg x 110mmHg. Item errado. As contraindicações absolutas são: angina instável e IAM recente. Já as relativas: freqüência cardíaca de repouso maior que 120 bpm, pressão arterial sistólica maior que 180 mmHg, pressão arterial diastólica maior que 100 mmHg.

(B) O teste é realizado em esteira ergométrica com variação de esforço e velocidade ao longo do tempo. Item errado. Não é realizado na esteira. Esse teste mede a distância que o paciente consegue caminhar durante 6 minutos, sobre uma superfície lisa e sem inclinações. O teste deve ser realizado num corredor (plano), colocando-se como referência 2 cones (um em cada extremidade do percurso), afastados entre si por uma distância de 30 metros.

(C) Fatores como estatura mais baixa, gênero masculino e motivação podem aumentar a distância percorrida no teste. Item errado, não são fatores segundo a literatura.

(D) O teste deverá ser repetido caso o paciente não consiga o mínimo de 2.000 metros de distância. Item errado. O teste não é repetido. O objetivo é avaliar essa distância, não obrigar o paciente a realizar determinada distância em seis minutos.

(E) O teste deverá ser imediatamente interrompido caso o paciente apresente dor torácica, dispneia intolerável, sudorese, palidez, tontura e(ou) câimbras. Item correto. Resposta da questão! Questão sem recursos.

 

QUESTÃO 28 – Considere hipoteticamente que determinado paciente com histórico de vômitos, perda de peso e poliúria apresenta-se alerta, orientado e sem febre. Observam-se os seguintes sinais vitais: FC: 130 bpm; FR: 28 irpm; PA: 112 mmHg x 80 mmHg; saturação de O2: 98%. Gasometria: pH = 7,21; PaCo2: 20mmHg; HCO3: 15 mEq/L.

         Com base no caso clínico apresentado, é correto afirmar que o paciente apresenta acidose:

(A) metabólica pura.

(B) respiratória não compensada com hipoxemia grave.

(C) metabólica com compensação respiratória.

(D) respiratória pura.

(E) metabólica associada à acidose respiratória com hipoxemia grave.

 

Gabarito: C.

Comentários: Pessoal, vejamos abaixo os valores da Gasometria:

pH = 7,21 – está baixo, então é uma ACIDOSE (enunciado)

PaCo2: 20mmHg – está baixo (normal 35 a 45)- hipocapnia

HCO3: 15 mEq/L – está baixo (normal 22 a 28)

SatO2: 98% – normal

 

        Então podemos ter acidose respiratória ou metabólica. Lembrando que na acidose respiratória há o aumento da PaCO2, ou seja, o caso da questão não é acidose respiratória (PaCO2 não acompanha o pH, são inversamente proporcionais). Então já sabemos que é acidose metabólica (o HCO3 acompanha o pH, ou seja, quando o pH está baixo, o HCO3 também irá estar baixo nos casos de ACIDOSE METABÓLICA). Aqui já podemos eliminar as letras: B, D e E.

E o que quer dizer a PaCO2 alterada? Significa que há a compensação pelo sistema respiratório! Letra C.

 

QUESTÃO 29: Considere hipoteticamente um paciente internado na unidade de emergência de um hospital com traumatismo cranioencefálico (TCE). Na escala de Glasgow, ele apresenta as seguintes características: abertura ocular à dor, resposta verbal com palavras inapropriadas e resposta motora com localização da dor.

         Com base nesse caso clínico, é correto afirmar que os valores de escore atribuídos na escola correspondem, respectivamente, a:

(A) 2,3 e 5.

(B) 2, 3 e 4.

(C) 2,2 e 5.

(D) 2, 2 e 4.

(E) 2, 3 e 3.

 

Comentários: Qual é a pontuação da escala de Glasgow? Vejamos:

Abertura Ocular:

                        Espontânea – 4 pontos

                        Por estímulo verbal – 3 pontos

                        Por estímulo à dor – 2 pontos

                        Sem resposta – 1 ponto

Resposta Verbal:

                        Orientado – 5 pontos

                        Confuso (mas ainda responde) – 4 pontos

                        Resposta inapropriada – 3 pontos

                        Sons incompreensíveis – 2 pontos

                        Sem resposta – 1 ponto

Resposta motora:

                        Obedece ordens – 6 pontos

                        Localiza dor – 5 pontos

                        Reage a dor mas não localiza – 4 pontos

                        Flexão anormal (decorticação) – 3 pontos

                        Extensão anormal (decerebração) – 2 pontos

                        Sem resposta – 1 ponto

 

Resposta da questão: letra A: 2,3 e 5. Sem recursos.

 

QUESTÃO 30 – O índice de respiração rápida e superficial (IRSS) tem sido usado como referência para se obter um indicador de previsão de sucesso ou insucesso no processo de desmame ventilatório. Levando em consideração a hipótese clínica de um paciente com volume-minuto de 2L e frequência respiratória de 15 irpm, assinale a alternativa que corresponde ao IRSS desse paciente:

(A) 30

(B) 100

(C) 105

(D) 112

(E) 133

 

Gabarito: D.

Comentários: O IRRS, também chamado de Índice de Tobin, é calculado pela fórmula:

IRSS = Frequência respiratória/ volume corrente (em Litros)

        Como não temos o valor do volume corrente, temos que calculá-lo também, através da fórmula →

VOLUME CORRENTE = VOLUME MINUTO/FR

VC = 2/15 = 0,133333 litros

IRSS=15/0,13 112,50

        Arredondando o valor, podemos dizer que a resposta é a D = 112.

 

QUESTÃO 31 – Considerando que o linfedema pode ser uma das consequências das mastectomias com esvaziamento axilar nos casos de câncer de mama, quanto à escala clínica, a característica do linfedema em estágio 3+ é a seguinte:

(A) o edema é apenas visível.

(B) uma extremidade que pode ser duas vezes maior que o tamanho real.

(C) uma extremidade que pode ser até quatro vezes maior que o tamanho real.

(D) uma depressão leve que é visível quando se pressiona a pele.

(E) um sinal digital profundo que volta ao normal em um período de 5 a 30 segundos.

 

Comentários: Aqui temos um recurso.

Segundo Mowlen, o linfedema é classificado em 3 graus, não temos o grau 3+. O grau 3+ é classificação de edema, não de linfedema. Vejamos os graus de linfedema.

-grau I: linfedema reversível com elevação do membro e repouso no leito durante 24-48 horas, edema depressível à pressão;

– grau II: linfedema irreversível com repouso prolongado, fibrose no tecido subcutâneo de moderada a grave e edema não-depressível à pressão;

– grau III: linfedema irreversível com fibrose acentuada no tecido subcutâneo e aspecto elefantiásico do membro.

        Outra fonte que fala sobre os graus de linfedema é a Sociedade Internacional de Linfologia. Nessa literatura, o linfedema é classificado em três graus também: o grau I é caracterizado por suavidade à palpação e reversibilidade por elevação do membro; o grau II se caracteriza pela progressão do edema, o qual se torna fibrótico, irreversível e firme à palpação; o grau III, por sua vez, se manifesta por endurecimento cartilaginoso e hiperqueratose da pele, frequentemente observados na elefantíase (Internacional Society of Lymphology. The diagnosis and treatment of peripheral lymphedema. Consensus Document of the International Society of Lymphology. Lymphology. 2013).

        Já o edema pode ser classificado de acordo com o tempo da permanência do afundamento (graus 1+, 2+, 3+, 4+), vejamos: 1+: indentação muito pouco detectada; 2+: Indentação visível, retornando ao normal em 15 segundos; 3+: Retorno ao normal em 30 segundos; 4+: Permanece por mais de 30 segundos.

        E qual a diferença entre edema e linfedema? O edema é o acúmulo de quantidades anormais de líquido nos espaços intercelulares ou nas cavidades do organismo, com concentrações normais de proteínas. Já o linfedema é o edema de parte do corpo, que ocorre como resultado de uma insuficiência no sistema linfático por anormalidades congênitas ou adquirido e que leva à tumefação de tecidos moles como resultado do acúmulo de fluido intersticial com alta concentração proteica.

        O erro da questão está em colocar linfedema. Podemos considerar uma forma de edema, porém esse tipo de avaliação em graus pelo afundamento da pele não é utilizado em casos de linfedema. É utilizado o outro formato, como descrito anteriormente.

        Resposta da banca = E.

 

QUESTÃO 32 – Entre os recursos utilizados para avaliação da função muscular, a dinamometria isocinética é considerada uma das mais confiáveis. A respeito desse recurso, assinale a alternativa correta.

(A) Torque é um dos parâmetros avaliados e reflete a capacidade do músculo de gerar força. Item correto. O pico de torque (avaliado pelo dinamômetro isocinético) mostra a maior produção de força em um ponto específico da ADM. Resposta da questão!

(B) A velocidade com que a musculatura é capaz de gerar trabalho é definida como potência e é expressa em foot-pounds. Item errado. A potência representa a razão entre o trabalho total e o tempo necessário para realizá-lo. A potência leva em consideração o torque, a distância a ser percorrida (ADM) e o tempo. A velocidade é expressa em graus por segundo (º/seg)

(C) A avaliação é realizada sempre com carga constante. Item errado. Item errado. O avaliador escolhe as velocidades necessárias para que se possam conseguir os dados avaliados na DI e o paciente realiza o exercício para a articulação que precisa ser testada, desempenhando sua força máxima. A resistência do DI varia de acordo com a força aplicada pelo paciente (resistência acomodativa).

(D) Quanto maior a velocidade angular, maior será a capacidade de produzir torque concentricamente. Item errado. A velocidade angular e o torque são inversamente proporcionais, ou seja, quanto maior a velocidade angular, menor será a capacidade de produzir torque concentricamente.

(E) O valor de trabalho na avaliação reflete a capacidade de a musculatura gerar força em uma faixa de amplitude de movimento. Item errado. O valor de trabalho representa a energia realizada no esforço muscular durante o movimento (produto do torque pelo deslocamento angular).

 

Gabarito: A.

 

QUESTÃO 33 – Em relação à oxigenoterapia, assinale a alternativa correta quanto ao FiO2 para um paciente que esteja utilizando cateter nasal com fluxo de 4L/min.

(A) 24%.

(B) 28%

(C) 32%

(D) 36%

(E) 40%

 

Gabarito: D.

Comentários: FiO2 estimada: 20 + 4 x O2 ofertado

FiO2 estimada: 20 +16 → 36%

 

QUESTÃO 34 – No que se refere às diretrizes de reanimação cardiopulmonar (RCP) da American Heart Association, assinale a alternativa correta.

(A) A frequência das compressões torácicas é de 60 bpm a 80 bpm. Item errado. O correto seria 100 a 120 compressões/minuto (mínimo de 100 compressões/minutos).

(B) Em uso de via aérea avançada, recomenda-se uma frequência de ventilação de 10 respirações por minuto. Item correto. Essa é a recomendação atual da RCP, 1 respiração a cada 6 segundos, totalizando 10 respirações por minuto. Resposta da questão.

(C) Durante a manobra das compressões torácicas, o socorrista deverá permanecer com as mãos apoiadas sob a caixa torácica para acelerar o ritmo das compressões. Item errado. O correto é permitir o retorno total do tórax após cada compressão.

(D) A profundidade das compressões deverá ser de, no mínimo, uma polegada. Item errado. Em adultos, a profundidade das compressões é de no mínimo 2 polegadas (5 cm), mas não superior a 2,4 polegadas (6 cm).

(E) As compressões podem ser interrompidas por, no máximo, 12 segundos. Item errado. Deve ser evitada a interrupção das compressões por mais de 10 segundos.

 

Gabarito: B.

 

QUESTÃO 35 – Quanto aos exames de imagem, assinale a alternativa correta.

(A) Materiais como marca-passo e implantes metálicos são considerados contraindicados para a realização do exame de tomografia. Item errado. As contraindicações da tomografia são referentes ao próprio aparelho, por exemplo, obesos e claustrofóbicos e também em casos de gravidez.

(B) Quanto mais denso for um tecido, mais radiopaco ele aparecerá na imagem por raios X. Item correto. É isso mesmo. Resposta da questão!

(C) A radiação X é produzida por ondas mecânicas que necessitam de um meio de propagação. Item errado. O correto seria ultrassom.

(D) No exame de ressonância magnética, a radiação produzida é ionizante. Item errado, não há radiação ionizante.

(E) As imagens de tomografia computadorizada são ponderadas em dois tempos de relaxamento diferentes. Item errado. Essa é a ressonância magnética.

 

Gabarito: B.

 

QUESTÃO 36 – Com base na legislação vigente em relação ao profissional da fisioterapia, assinale a alternativa correta.

(A) Os profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais estão sujeitos à prestação máxima de 40 horas semanais. Item errado. São 30 horas semanais (Lei no 8.856, de 1º de março de 1994).

(B) O registro profissional poderá ser cancelado caso haja falta de pagamento de anuidades, taxas ou multas após decorridos dois anos. Item errado. Segundo a Lei nº. 6.316, de 17 de dezembro de 1975, a suspensão por falta de pagamento de anuidades, taxas ou multas só cessará com a satisfação da dívida, podendo ser cancelado o registro profissional, após decorridos 3 (três) anos.

(C) Entre as penas disciplinares, está a multa que pode ser equivalente a até 10 vezes o valor da anuidade. Item correto. Ao profissional que infringir a legislação vigente, são aplicadas as penas disciplinares previstas no artigo 17, da Lei nº. 6.316, de 17 de dezembro de 1975:

Art. 17. As penas disciplinares consistem em:

I – advertência;

Il – repreensão;

III – multa equivalente a até 10 (dez) vezes o valor da anuidade;

IV – suspensão do exercício profissional pelo prazo de até 3 (três) anos, ressalvada a hipótese prevista no § 7º;

V – cancelamento do registro profissional.

(D) No exercício profissional, o fisioterapeuta deve informar o diagnóstico médico e os objetivos do tratamento fisioterapêutico. Item errado. Diagnóstico médico não é a nossa responsabilidade, é do médico.

(E) O fisioterapeuta não poderá prescrever a alta fisioterapêutica de paciente em instituições públicas ou privadas. Item errado. O fisioterapeuta que prescreve a alta fisioterapêutica.

 

Gabarito: C.

 

QUESTÃO 37 – A Escala de Edmonton Sympton Assesment Scale (ESAS) representa um importante instrumento de avaliação em pacientes em cuidados paliativos. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

(A) A escala é dada em valor numérico que varia de 0 a 10. Item correto. A ESAS é uma escala que traz como forma de avaliação a combinação de sintomas físicos e psicológicos, sendo composta por uma lista de nove sintomas frequentemente encontrados em pacientes com câncer. Possui uma graduação que varia de zero a 10, onde zero representa a ausência do sintoma e 10 representa o sintoma em sua mais forte manifestação.

(B) A escala possui 20 itens a serem avaliados. Item errado, como vimos.

(C) Na escala, existem itens para apresentar a localização e a qualidade da dor sentida pelo paciente. Item errado, como vimos.

(D) A escala deve ser preenchida somente pelo próprio paciente. Item errado. Pode ser preenchida pela família e pela equipe de saúde também.

(E) O escore máximo indica que o paciente apresenta prognóstico ruim. Item errado. A avaliação realizada pela ESAS possibilita que se conheça a frequência e intensidade dos sintomas apresentados pelos pacientes, permitindo que as equipes de saúde tomem decisões adequadas para realização dos cuidados necessários.

 

Gabarito: A.

 

QUESTÃO 38 – O sistema cardiovascular é constituído pelo coração e pelos vasos sanguíneos. Ele é responsável por transportar o sangue e os respectivos componentes para os tecidos do corpo, tendo funções diretamente integradas a outros sistemas, especialmente o respiratório. Em relação aos aspectos estruturais e funcionais cardiovasculares, assinale a alternativa correta.

(A) Os vasos sanguíneos são de três tipos: artérias, veias e capilares. Item errado, são: Artérias →Arteríolas → capilares →vênulas →veias.

(B) A diferença entre artérias e veias está limitada ao aspecto estrutural, no qual aquelas são mais calibrosas que estas. Item errado. Além do aspecto estrutural (camadas), temos diferentes funções para cada uma, por exemplo, as artérias são responsáveis por conduzir o sangue para fora do coração e as veias são responsáveis por conduzir o sangue de volta ao coração e removem as toxinas dos tecidos para elas sejam eliminadas. De um modo geral é isso, ou seja, a assertiva está errada.

(C) O coração humano é um órgão involuntário, constituído por quatro cavidades, um aparelho valvular complexo e a parede completamente muscular, formada pelo miocárdio. Item errado. E as outras camadas do coração? Não temos apenas o miocárdio (parte muscular) no coração, temos o pericárdio, endocárdio e epicárdio.

(D) A estrutura básica de uma artéria é formada por três túnicas ou camadas, quais sejam: externa ou adventícia, média ou muscular e interna ou endotelial. Item correto. Essa é a resposta da questão.

(E) A drenagem venosa do miocárdio é feita por meio da veia ázigos, que desemboca no óstio do seio coronário. Item errado. A drenagem venosa do miocárdio é feita por meio do seio coronário, que desemboca no óstio do seio coronário. Também temos as veias cardíacas mínimas.

 

Gabarito: D.

 

QUESTÃO 39 – A articulação do ombro destaca-se por possuir grande mobilidade, o que consequentemente a torna extremamente instável, estando sujeita a diferentes tipos de lesões, especialmente ligamentares. Acerca da mecânica articular dessa região anatômica, assinale a alternativa correta.

(A) O complexo do ombro é formado pela cabeça do úmero e a cavidade glenóide da escápula. Item errado. A articulação glenoumeral é formada pela cabeça do úmero e a cavidade glenóide da escápula. O complexo do ombro é referente à todas as estruturas que interferem no ombro.

(B) O ligamento coracoacromial fixa-se no processo coracoide, tubérculos maior e menor do úmero, onde forma o túnel do tendão supraespinal. Item errado. Fixa-se no processo coracoide e no acrômio, não no úmero.

(C) A porção superior e anterossuperior do lábio glenoidal, é menos vascularizada que as porções posterossuperior e inferior. Item correto, é isso mesmo.

(D) A função essencial do movimento escapular consiste em orientar a cavidade glenóide, proporcionando ao músculo serrátil anterior uma melhor relação entre comprimento e tensão. Item errado. A função essencial do movimento escapular consiste em orientar a cavidade glenóide de forma a manter congruência com a cabeça umeral, permitindo uma relação de comprimento-tensão ótima para os músculos do manguito rotador.

(E) Na abdução do ombro até 30º, ocorrem 20º de movimento escapular. Item errado. Até 30º de abdução do ombro, o movimento escapular é mínimo.

 

Gabarito: C.

 

QUESTÃO 40 – Considere hipoteticamente que determinado paciente com diagnóstico de degeneração articular ao nível do joelho apresenta diminuição do trofismo, tônus e força muscular em membros inferiores. Há incapacidade para realizar os movimentos de extensão do joelho na posição sentado, elevar o membro inferior estendido em decúbito dorsal (faz com o joelho levemente fletido), e a deambulação é feita sem a fase de toque do calcanhar.

        Quanto à avaliação fisioterapêutica do caso clínico descrito, assinale a alternativa correta.

(A) Os achados são inconclusivos, não sendo possível identificar o(s) músculo(s) comprometido(s).

(B) Certamente o paciente apresenta grau 2 de força muscular no iliopsoas.

(C) A deficiência encontrada não tem relação com o diagnóstico ortopédico. É um tipo de comprometimento comum em paciente neurológicos.

(D) As duas posições citadas são utilizadas de forma fidedigna para avaliação da função muscular do quadríceps femoral.

(E) Os achados são compatíveis ao de um paciente com grau 2 de força muscular em quadríceps.

 

Gabarito: E.

Comentários: O enunciado diz:

-degeneração articular ao nível do joelho;

– diminuição do trofismo, tônus e força muscular em membros inferiores;

-incapacidade para realizar os movimentos de extensão do joelho na posição sentado, elevar o membro inferior estendido em decúbito dorsal. Com isso vemos, que não consegue vencer a força de gravidade no teste de força muscular, porém consegue deambular, então podemos considerar grau 2 de força dos músculos extensores de joelho e flexores de quadril.

-a deambulação é feita sem a fase de toque do calcanhar. Pelo déficit de força muscular do quadríceps.

        Vejamos as assertivas:

(A) Os achados são inconclusivos, não sendo possível identificar o(s) músculo(s) comprometido(s). Item errado. Conseguimos saber quais os possíveis músculos comprometidos.

(B) Certamente o paciente apresenta grau 2 de força muscular no iliopsoas. Item errado. Não podemos ter certeza se também há comprometimento do iliopsoas, pois são necessários mais dados da avaliação.

(C) A deficiência encontrada não tem relação com o diagnóstico ortopédico. É um tipo de comprometimento comum em paciente neurológicos. Item errado.

(D) As duas posições citadas são utilizadas de forma fidedigna para avaliação da função muscular do quadríceps femoral. Item errado. Pensando na função muscular do quadríceps, sabemos que realiza extensão de joelho e flexão de quadril (reto femoral). Porém na avaliação em decúbito dorsal, além de avaliar apenas o reto femoral (flexão de quadril) dos quatro músculos quadríceps, também avalia o iliopsoas. Além disso, sentado não avalia as duas funções. Então não é fidedigna, específica para o quadríceps femoral.

(E) Os achados são compatíveis ao de um paciente com grau 2 de força muscular em quadríceps. Item correto. Percebam que são achados compatíveis ao grau 2.

 

Questão 41A fisioterapia é uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, traumas e (ou) doenças adquiridas. Fundamenta as respectivas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos de diferentes ciências e das disciplinas comportamentais e sociais. No que concerne aos fundamentos dessa profissão, assinale a alternativa correta:

(a) a fisioterapia deverá ser capaz de avaliar o estado funcional do cliente, diagnosticando a patologia clínica intercorrente e avaliando os exames laboratoriais e de imagens. Item errado. Não é atribuição do fisioterapeuta diagnosticar a patologia clínica intercorrente.

(b) o fisioterapeuta é um profissional de saúde com formação acadêmica superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais, à prescrição das condutas fisioterapêuticas, à respectiva ordenação e indução no paciente, bem como ao acompanhamento da evolução do quadro clinico funcional e das condições para a alta do serviço. Item correto. É o que o COFFITO diz em relação às atribuições específicas do fisioterapeuta. Resposta da questão.

(c) o estabelecimento de rotinas para a assistência multidisciplinar à saúde dos pacientes, fazendo sempre as adequações necessárias, é uma atribuição vinculada ao fisioterapeuta. Item errado. Apenas para a assistência fisioterapêutica.

(d) a fisioterapia, apesar da legislação atual, ainda pode ser exercida por profissionais de nível médio. Item errado. Nível superior!

(e) para exercer a profissão, todo o fisioterapeuta deverá ser aprovado na prova do título de especialista do Conselho Federal. Item errado. Não é necessário ser aprovado na prova de título.

 

Gabarito: B.

 

Questão 42 – Suponha que determinada pessoa tenha sido nomeada servidor do governo do Distrito Federal para atuar como analista de atividades do Hemocentro de Brasília e que, na primeira semana de trabalho do referido servidor, um representante de equipamentos de fisioterapia esteve em sua unidade de lotação para apresentar o dispositivo denominado Game Ready®. Trata-se de um sistema tecnológico que associa resfriamento constante e compressão intermitente, podendo ser aplicado em articulações ou segmentos inteiros.

Com base nessa situação hipotética, e considerando a natureza do referido equipamento e os fundamentos da termoterapia e crioterapia, assinale a alternativa correta.

(a) o equipamento só será efetivo se o segmento que receber o tratamento for mantido em elevação, para que ocorra a diminuição da pressão hidrostática e, consequentemente, do edema tecidual. Item errado. Não é necessária a elevação do segmento, pois não é uma compressão estática.

(b) a crioterapia é um recurso eficiente, porém limitado às lesões traumáticas agudas. Item errado. Podemos utilizar em outros casos, não apenas em lesões traumáticas agudas.

(c) a presença de compressão intermitente pode ser substituída pelos banhos de contraste, em que o frio estimula a constrição vascular, e o calor, a dilatação. Item errado, os efeitos são diferentes da compressão intermitente e do banho de contraste, como explicadas nas aulas.

(d) não existem evidências científicas para a utilização desse método de tratamento. Item errado, temos várias evidências científicas.

(e) caso o equipamento consiga manter a temperatura alvo durante a aplicação, terá grande vantagem em relação aos métodos convencionais, nos quais a perda constante de temperatura faz com que a efetividade da aplicação seja menor. Item correto. É isso mesmo. Esse aparelho promete resfriamento constante e compressão intermitente.

 

Gabarito: E.

 

Questão 43 – A coluna vertebral está situada na região axial do esqueleto humano, e é formado pelo número variável de 32 vértebras e sustentada por numerosos ligamentos e músculos. Em relação aos aspectos cinesiológicos desse segmento do corpo humano, assinale a alternativa correta.

(a) os movimentos da coluna estão limitados aos planos sagital e coronal. Item errado. A coluna é triaxial.

(b) os músculos oblíquos, ao se contraírem, comprimem a cavidade abdominopélvica e agem nos movimentos de extensão e rotação do tronco. Item errado. Agem na flexão do tronco.

(c) a contração bilateral do quadrado lombar puxa a cavidade torácica em direção a pelve ou estende a coluna vertebral; a contração unilateral inclina a coluna lateralmente para o lado que está sendo contraído. Item correto. Falamos sobre isso nas aulas.

(d) a presença de curvaturas na coluna vertebral possui relevância biomecânica, contribuindo para que os movimentos sejam mais harmônicos. Item errado. Essa assertiva está incorreta, pois está muito ampla. Que tipos de curvaturas?

(e) a região torácica, em razão de estar articulada com as costelas, é a maior porção móvel da coluna. Item errado. A região cervical é a mais móvel.

 

Gabarito: C.

 

Questão 44 – O fisioterapeuta, assim como os demais profissionais de saúde, deverá zelar pela ética profissional, respeitando o respectivo objeto de trabalho, o corpo humano, constituído pela reunião de células, tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, que estão organizados morfologicamente e funcionalmente para possibilitar a vida do homem. Quanto às responsabilidades fundamentais do fisioterapeuta, é correto afirmar que esse profissional

(A) poderá assumir os cargos para os quais for designado, independentemente de sua capacidade, pois deverá respeitar os direitos humanos. Item errado. Segundo o Art. 5º do Código de Ética:

“O fisioterapeuta avalia sua capacidade técnica e somente aceita atribuição ou assume encargo quando capaz de desempenho seguro para o cliente/paciente/usuário, em respeito aos direitos humanos”.

(B) deverá atualizar-se e aperfeiçoar os próprios conhecimentos técnicos, científicos e culturais, amparando-se nos princípios da beneficência e da não maleficência, no desenvolvimento de sua profissão, inserindo-se em programas de educação continuada e de educação permanente. Item correto. Segundo o Artigo 8º:

O fisioterapeuta deve se atualizar e aperfeiçoar seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais, amparando-se nos princípios da beneficência e da não maleficência, no desenvolvimento de sua profissão, inserindo-se em programas de educação continuada e de educação permanente.

(C) poderá transgredir a lei para salvar a vida de um paciente, desde que apresente uma justificativa técnica. Item errado. Não está descrito nas responsabilidades fundamentais do fisioterapeuta no Código de Ética e Deontologia.

(D) poderá utilizar todos os conhecimentos técnico-científicos a seu alcance, mesmo que de outras profissões, e aprimorá-los contínua e permanentemente, para promover a saúde e prevenir condições que impliquem perda da qualidade da vida do ser humano. Item errado. O correto é o que está na alternativa B.

(E) deverá colocar os respectivos serviços profissionais à disposição da comunidade em caso de guerra, catástrofe, epidemia ou crise social, desde que tenha vantagem pessoal compatível com seu nível profissional. Item errado. De acordo com o Inciso V doArt. 9º do Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia:

“V – colocar seus serviços profissionais à disposição da comunidade em caso de guerra, catástrofe, epidemia ou crise social, sem pleitear vantagem pessoal incompatível com o princípio de bioética de justiça”.

 

Gabarito: B.

 

Questão 45 – A deambulação pode ser definida como uma forma de locomoção. No ser humano há um padrão bípede de deambulação, denominado marcha. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

(a) para descrição de um padrão de marcha, seja ele normal ou patológico, primeiramente é necessário organizá-lo em eventos, e esse em fases e subfases. No homem, encontram-se as fases de apoio e balanço, que correspondem, respectivamente, a 40% e 60% do ciclo normal.

(b) a amplitude mínima de 20 graus de dorsiflexão é imprescindível para se realizar a fase de toque do calcanhar da marcha.

(c) o sinal de Trendelenburg é passível de ser observado durante a fase de apoio da marcha, podendo ser caracterizado pela queda da pelve no sentido do membro em contato com o solo. A presença do referido sinal indica fraqueza do músculo glúteo médio.

(d) com a amplitude máxima de 70 graus de flexão do joelho, o ser humano é capaz de realizar todas as etapas do ciclo fisiológico da marcha.

(e) ao se mensurar o número de passos por minuto, pode-se chegar a velocidade da marcha de um paciente.

 

Gabarito: D.

 

Questão 46 – Considere hipoteticamente uma paciente do sexo feminino, com 65 anos de idade, vítima de violência doméstica. Ela apresenta lesões superficiais no crânio e na face, contusões moderadas em tórax e abdome e uma fratura estável na região do corpo de L3, que ocorreu quando a vítima caiu sentada. No momento, encontra-se consciente, em respiração espontânea ao ar ambiente, ausculta respiratória regular e saturação dentro do padrão de normalidade. Ela solicita ficar em posição de sedestação, pois está cansada de permanecer deitada e passou a sentir ferimentos nas nádegas e calcanhares.

Com base no caso clínico apresentado, assinale a alternativa correta

(a) a posição de ortostatismo geraria menor sobrecarga na região fraturada do que a sedestação. Item correto. Vimos no decorrer das aulas, que a posição ortostática provocará menor pressão intradiscal do que na sedestação.

(b) não há contraindicações para a realização de exercícios de mobilidade e resistidos ao nível da coluna lombar, pois a fratura é estável, e este é o segmento vertebral de maior estabilidade. Item errado. A fratura é estável, porém ela não está consolidada ainda, então temos diversas precauções e contraindicações.

(c) em razão da presença da fratura, a única conduta que não ofereceria riscos a paciente seria o repouso em decúbito dorsal. Item errado. A fratura do corpo de L3 é estável, ou seja, podemos colocar a paciente em outras posições para evitar os efeitos deletérios da imobilização.

(d) o quadro clínico da paciente representa uma contraindicação absoluta para a posição de sedestação, pois, além de gerar maior sobrecarga lombar, promoverá o deslocamento do núcleo pulposo posteriormente e ocasionará uma hérnia de disco. No caso, a posição seria segura somente com o uso de colete toracolombar bivalvado. Item errado. Depende da posição de sedestação que promoverá o deslocamento do núcleo pulposo posteriormente.

(e) a conduta ideal para a paciente é repouso, crioterapia e massagem local. Após a consolidação da fratura, podem ser iniciados estímulos elétricos para ativação muscular. Item errado. A fratura está estável, porque ficar em repouso? O repouso prolongado é prejudicial, ainda mais para uma paciente idosa.

 

Gabarito: A.

 

Questão 47 – O sangue é um tecido conjuntivo com muita matriz intercelular, de natureza fluida; é viscoso e com temperatura em torno de 38 °C. Tem como principal função levar oxigênio e nutrientes aos tecidos e resíduos catabólicos para pulmões, fígado e rins, de modo que sejam excretados pelo organismo. Em relação aos elementos e às funções, assinale a alternativa correta:

(A) vasoconstrição é o nome dado ao fechamento completo de uma artéria, com o intuito de bloquear o fluxo sanguíneo em um determinado órgão. Pode ser fisiológica ou patológica. Item errado.

(B) a coagulação é um processo complexo que consiste na ativação de vários fatores inativos para promover a hemostasia. Item correto. De uma forma bem simples, é isso que ocorre.

(C) a medula óssea vermelha, tecido responsável pela produção de glóbulos vermelhos, é encontrada nos ossos longos dos indivíduos adultos. Item errado. Todas as células do sangue são originadas na medula óssea vermelha. A medula óssea vermelha é encontrada no feto, nos primeiros anos de vida e no adulto em alguns ossos (pelve, esterno, costelas, clavícula, vértebras, escápulas, ossos cranianos e extremidades proximais do fêmur e úmero).

 (D) a leucopenia, aumento do número de leucócitos, é muito comum nos casos de meningite, pneumonia e septicemia. Item errado. A leucopenia é a diminuição dos leucócitos.

(E) as hemácias podem sair da circulação por meio do fenômeno de diapedese, quando passam através das células e penetram no tecido alvo. Item errado. A diapedese é a passagem dos leucócitos do sangue para o tecido conjuntivo.

 

Gabarito: B.

 

Questão 48 – No que se refere às aplicações da cinesioterapia no sistema respiratório, assinale a alternativa correta

(a) a capacidade residual funcional, ou seja, o volume de ar retido nos pulmões após a expiração, representa uma baixa ativação dos músculos abdominais.

(b) a função muscular respiratória deve ser trabalhada em todos os pacientes que permanecem restritos ao leito, pois a complacência pulmonar está associada a relação entre comprimento e tensão dos músculos respiratórios.

(c) as doenças neuromusculares levam a diminuição dos volumes pulmonares e a comprometimentos pulmonares restritivos pela redução da complacência pulmonar.

(d) a presença do surfactante reduz o trabalho de expansão pulmonar a cada respiração, diminuindo a retração elástica do pulmão.

(e) o desmame pulmonar é o processo de transição da ventilação artificial para a espontânea nos pacientes que permanecem em ventilação mecânica invasiva por tempo superior a 24 horas. A fadiga muscular pode ser um fator limitante a esse processo, portanto o exercício muscular respiratório está indicado para todo paciente em ventilação mecânica, esteja ele consciente ou não.

 

Gabarito: D.

Questão 49 – Os músculos são constituídos por tecido muscular e caracterizam-se pela contratilidade, ou seja, são capazes de diminuir o próprio tamanho enquanto produzem torque. Os músculos esqueléticos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento, transmitindo a respectiva força aos ossos os quais se inserem. Apresentam uma grande variedade de tamanho e forma, de acordo com a respectiva disposição, o local de origem e a inserção. No que tange à estrutura e à função muscular aplicadas à cinesioterapia, assinale a alternativa correta:

(a) a amplitude de movimento é uma propriedade de natureza muscular, obtida por meio do alongamento, que representa a função de flexibilidade.

(b) quando houver fraqueza em um grupo muscular, acompanhada de encurtamento do grupo oposto, deve-se primeiro fortalecer o grupo deficiente e então alongar o encurtado.

(c) contratura é o nome dado ao encurtamento de músculos ou estruturas de tecidos moles que cruzam uma articulação, resultando em limitação da amplitude de movimento.

(d) alongamentos de longa duração e baixa intensidade provocam lesões e não aumentam a extensibilidade do tecido.

(e) para se alongar um músculo, é necessário que se faça o movimento articular contrário (oposto) ao movimento referente à respectiva função, ultrapassando a ADM tolerada pelo paciente. Nesse caso, aumenta-se a capacidade excêntrica do músculo e passa-se a aumentar o seu comprimento.

 

Gabarito: C.

 

QUESTÃO 50 Considere hipoteticamente que certo paciente submetido a avaliação da marcha para tratamento fisioterapêutico apresentou fraqueza para realizar o movimento de dorsiflexão do tornozelo, arrastando a ponto do pé no solo ao caminhar. Também foi observado elevação anormal dos joelhos.

Com base no caso clínico apresentado, assinale a alternativa correta.

(A) esse padrão é característico de pacientes com lesões cerebelares, sendo denominada marcha ebriosa.

(B) trata-se de um caso de marcha talonante ou tabética, gerada por perda das informações sensoriais dos membros inferiores, principalmente proprioceptivas.

(C) a análise cinético-funcional demonstra a presença de lesão do nervo isquiático.

(D) o padrão apresentado é típico dos casos de doença de Parkinson ou aterosclerose avançada

(E) certamente o paciente apresenta uma sequela de lesões dos nervos periféricos, radiculites, polineurites ou poliomielite. Denomina-se padrão de marcha escarvante.

 

Gabarito: E.

 

________________________________________________________________________________________________________________

https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorMateria/fisioterapia-248/

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.