Artigo

Como estudar Física para a PRF

Como Estudar Física para a PRF – Aulão com dicas de estudo e planejamento de estudos

Olá, concurseiros!

Uma das matérias mais desafiadoras do edital da PRF é Física. Muitas pessoas não têm uma boa formação básica em Exatas e acabam tendo muita dificuldade na matéria. Muitas, até desistem do concurso por causa dela.

Se você está com dificuldades para estudar Física para a PRF, confira a nossa aula gratuita:

https://youtu.be/ocuA2iBmVXQ

Por fim, apresento a vocês a prova comentada de Física PRF:

Prova comentada

Prova Fisica PRF – comentada

Bom, se você viu a prova comentada e não entendeu muito bem, fique ligado! Esse artigo contém dicas valiosas para a sua preparação.

Como Estudar Física para a PRF – Dica 1 – O que estudar?

Inicialmente, gostaria de colocar os conteúdos previstos no último edital Física PRF.

1 Mecânica. 1.1 Cinemática escalar, cinemática vetorial. 1.2 Movimento circular. 1.3 Leis de Newton e suas aplicações. 1.4 Trabalho. 1.5 Potência. 1.6 Energia cinética, energia potencial, atrito. 1.7 Conservação de energia e suas transformações. 1.8 Quantidade de movimento e conservação da quantidade de movimento, impulso. 1.9 Colisões. 1.10 Estática dos corpos rígidos. 1.11 Estática dos fluidos. 1.12 Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin.

2 Ondulatória. 2.1 Movimento harmônico simples. 2.2 Oscilações livres, amortecidas e forçadas. 2.3. Ondas. 2.3.1 Ondas sonoras, efeito doppler e ondas eletromagnéticas. 2.3.2 Frequências naturais e ressonância.

3. Óptica geométrica: reflexão e refração da luz. 3.1 Instrumentos ópticos: características e aplicações.

Logo, de acordo com o conteúdo acima, a prova é dividida em três grandes temas: Mecânica, Ondulatória e Óptica.

Em 2013 (Física PRF), foram cobrados 6 itens da minha matéria, sendo apenas os dois primeiros assuntos contemplados. Cada um teve 3 itens na prova.

Assim, a dica inicial é bater o edital 2013, não se preocupe, agora, se o conteúdo vai mudar.

Portanto, priorize os conteúdos de mecânica.

Certamente, são aqueles que mais serão cobrados no próximo concurso PRF.

Aqui vai uma questão no estilo CESPE (Física PRF), que pode ser cobrada no seu concurso, relativa aos conceitos de mecânica:

Questão comentada

01. (VINÍCIUS SILVA –  2018) Simplificadamente, o freio hidráulico de um veículo pode ser explicado pelo princípio de Arquimedes.

Bom, ficou na dúvida? O comentário eu posto no final desse artigo.

Continuando, o segundo conteúdo a ser estudado é o de Ondulatória. Esse tema foi cobrado em três itens na prova de 2013 Física PRF.

Em ondulatória, o assunto pega um pouco pesado, pois não é tão palpável quanto mecânica. Veja essa questão que eu criei para você:

Questão comentada

02. (VINÍCIUS SILVA – 2018) A respeito dos equipamentos utilizados pelos PRF’s, é correto afirmar que os radares móveis se utilizam de ondas mecânicas para seu funcionamento.

Ah, o gabarito e comentário encontram-se ao final do nosso artigo.

Portanto, atenção total aos conceitos de MHS, equação fundamental da ondulatória, fenômenos ondulatórios e Efeito Doppler.

Certamente, o MHS é o tema mais complicado desses que eu mencionei acima. Ele envolve conceitos e uma boa base de trigonometria.

Por fim, a prova de Física PRF no ano de 2013 não cobrou o assunto de óptica geométrica. Isso não quer dizer que deva ser negligenciado. Embora não tenha caída última prova, deve ser um assunto cobrado no próximo concurso da PRF.

Veja como uma questão pode ser cobrada em uma questão contextualizada com um acidente de trânsito.

03. (VINÍCIUS SILVA  – 2018) Em um acidente de trânsito, recomenda-se usar uma lente divergente para a visualização de marcas de frenagem na pista.

Já sabe, comentários ao final.

 Dica 2 –

Como Estudar Física para a PRF – Dica 2 – Qual material utilizar?

Bom, aqui o assunto é delicado, pois temos muita coisa no mercado.

Portanto, pensando na maioria dos candidatos, que possui uma base fraca em Física PRF, o ideal é usar um material que mescla conteúdo escrito e videoaulas. Assim, Na minha matéria as videoaulas são muito relevantes.

Cursos completos para PRF

Sinceramente, eu recomento que você inicie sua preparação o quanto antes.

Por fim, a dica é encarar a matéria sem medos ou preconceitos, afinal de contas se vai cair na sua prova, tem que encarar! Caveira!

Como Estudar Física para a PRF – Dica 3 – Como estudar?

Bom, aqui o problema é mais complexo.

Vou tentar passar para você algumas dicas pontuais acerca de uma metodologia que pode ser utilizada.

Primeiramente, o ideal é iniciar pelas videoaulas. Assim, você terá uma base e conseguirá entender os raciocínios envolvidos em cada problema.

Porém, o ideal é que essas videoaulas possuam teoria + questões, pois sem a base teórica você vai dizer aquela velha frase: “Quando o professor faz eu entendo, mas quando estou fazendo sozinho…”.

Cuidado! Verificar questões resolvidas é essencial, mas obter a base para resolvê-las também é fundamental.

Em segundo lugar, você terá de ler a teoria de um material escrito de qualidade. Com os conceitos bem sedimentados, você consegue resolver questões de cálculo, e, principalmente, as teóricas.

Por fim, é hora de treinar. No entanto, antes de partir para cima das questões, é ideal verificar as questões resolvidas antes de fazê-las sozinho.

Para concluir com chave de ouro, chegou a hora da verdade, tente resolver, apenas depois de ter passado por todo o ciclo acima, as questões propostas de seu material.

No entanto, não acaba por aí, o ideal é você anotar as questões que você errou e aquelas que você chutou e acabou acertando.

Portanto, essas questões serão importantes para a sua revisão. Esses temas você precisa reforçar os estudos para não errar mais.

Como Estudar Física para a PRF – Dica 4 – Como revisar?

Nesse ponto a dica é a mesma das demais matérias. Lembra das questões que você errou e daquelas que você achou mais difíceis? Pois bem, agora é o momento de você revisar esses pontos e fazer uma boa revisão tanto no material teórico escrito, quanto nas videoaulas.

Portanto, reserve sempre alguns minutos do seu dia para revisar os assuntos estudados no dia anterior e também faça uma revisão geral semanal sempre que possível.

Como Estudar Física para a PRF – Dica 5 – Quando estudar?

A palavra de ordem aqui é começar os seus estudos ontem. Uma vez que você já sabe que o conteúdo não é simples, bem como você apresenta uma dificuldade natural na minha matéria, então o momento de inciar seus estudos é imediatamente.

Por outro lado, a quantidade de horas que você vai dedicar à Física PRF é muito relativa, e vai depender de vários fatores. O nosso curso possui 9 aulas (aula 00 + 8 aulas).

A título de exemplo, se você tem bastante dificuldade com minha matéria, sugiro dedicar uma semana para cada PDF para que você faça aquele ciclo de estudos envolvendo a leitura do PDF, videoaulas, exercícios e revisões.

Desta forma, você vai precisar de umas 10 semanas para fechar o nosso curso, considerando eventuais intercorrências.

Portanto, você está vendo que a hora de iniciar é agora.

Diante disso, acredito que você entendeu as principais dicas de como estudar para a Física PRF e se precisar de ajuda, pode contar conosco aqui do Estratégia Concursos.

Assim, quero convidar você para a Copa das Questões que iremos promover no Canal do YouTube do Estratégia concursos. Nele, eu vou detalhar todas essas dicas e tirar suas principais dúvidas acerca da minha matéria.

Inscreva-se AQUI

Comentários e gabaritos das questões apresentadas

01. Item incorreto. O princípio que explica o funcionamento do freio hidráulico é o Princípio de Pascal, também conhecido como princípio da prensa hidráulica. Assim, através dele explica-se a possibilidade de uma força ser aumentada apenas pelo fato de ser aplicada em uma área maior. Da mesma forma, podemos explicar o que ocorre no freio hidráulico e em qualquer dispositivo com essa denominação (hidráulico).

02. Item incorreto. Nesse caso, os equipamentos chamados radares móveis funcionam com base em ondas eletromagnéticas e não mecânicas. Assim, essas ondas sofrem o fenômeno da reflexão e efeito doppler, que explicam o funcionamento desses equipamentos.

03. Item incorreto. As lentes que podem funcionar como lupas são as lentes convergentes. Portanto, lembre-se de que as lentes divergentes só conjugam imagens virtuais, direitas e menores, o que não é o ideal no caso de uma lupa, em que desejamos imagens maiores que os objetos.

…………………………………

Encontro você em nossos eventos gratuitos aqui no Estratégia. Convido, ainda, a baixar nossa aula demonstrativa AQUI.

Abraços,

Vinícius

Ficha técnica Física PRF

♦Informações do último concurso PRF
►Ano: 2013
Edital PRF
►Banca: Cespe/UnB

♦Informações do Próximo Concurso PRF 2018
►Data prevista: 2018
►Vagas: 500 
►Lotações: nacional
►Remuneração inicial: R$ 10 mil
►Banca: a definir
►Cursos: CURSOS PARA CONCURSO PRF 2018

PS: Perdeu a Maratona PRF? Ainda dá tempo de conferir! Ah! E não se esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube =)

PS2: Se você está começando a estudar para concursos públicos e ainda está um pouco perdido, recomendo fortemente a leitura do artigo a seguir, elaborado pelo nosso Coach Luís Eduardo:

SAIBA MAIS: Como começar a estudar para concurso público: SEIS PASSOS

https://www.youtube.com/watch?v=JT1nxahaA7E

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.