Artigo

Feliz dia das mães, concurseiras!

Sou fã dessas mulheres poderosas que têm filhos e estudam para concurso. São verdadeiras artistas. Elas nos ensinam a arte de viver.
Por que temos que ser apenas profissionais? Por que isto ou aquilo?
A vida nos pede muito mais. Somos seres plurais.
Essas mães concurseiras nadam contra a correnteza. Na maior parte do tempo, elas são chamadas a serem apenas profissionais.
Tenho o imenso privilégio de ser coach de mães concurseiras. Em ordem alfabética: Camila Pontes, Carmen Líbano, Cristiana Caldas, Cynthia Melo, Fernanda Simões, Lílian Janoni, Michelly Singulani e Virgínia Romano.
Parabéns, meninas!
Parabéns a todas as mães concurseiras!
Parabéns, Nádia Carolina, e demais mães do Estratégia Concursos.
Parabenizo também às mães em estado de potência, como a Leninha, a  Sabrina, a Amanda, a Chris Quindere, a Evelyn, a Karen Cristina, a Laura, a Lucélia, a Rosy, a Simone.

E parabéns àquelas que, como esta que escreve, não são mães no sentido estrito, mas que vivenciam a maternidade no sentido ético. 
E depois de parabenizá-las, lá venho eu com a pergunta difícil:
Mas, afinal, como é possível conciliar a vida de mãe e concurseira?
Ninguém poderia responder melhor à pergunta do que quem vive a experiência na pele. Pedi à Michelly Singulani que escrevesse sobre sua experiência para nós. Transcrevo abaixo o seu texto:

“A minha treinadora me pediu para tentar escrever como é a rotina de uma mãe concurseira! Que missão gratificante! E eu digo gratificante porque não há incentivo maior do que a presença do meu pequeno ao lado, o tempo todo. Ele é a motivação perfeita para a busca de um objetivo tão grandioso.
Fácil? Com certeza, não!
Em vários momentos, me desespero, choro, acho que não cumprirei a meta do dia, até perco a calma, mas respiro fundo e lembro que a persistência irá nos levar longe!
Acredito que, com amor e boa vontade, tudo se resolve. Acordo às 5h30 da manhã, e estudo até o meu príncipe despertar. Fico um pouco com ele. Depois, entre uma ‘Patrulha Canina’ e uma ‘LadyBug’, vou estudando e parando para dar um beijinho e atenção.
No período da tarde, consigo me dedicar com exclusividade aos estudos. Após as 18h, volto a ser multifuncional!
E vocês devem estar pensando: Que moleza! Só isso? Ainda não mencionei que durante as 24 horas do dia (diga-se de passagem, deveriam ser 30 horas) fico encaixando os serviços domésticos. Eu lavo, passo, cozinho, arrumo tudo! E para ser bem sincera, precisei deixar toda a ‘mania de limpeza’ de lado; era a casa ou eu!
O maridão ficou em um parágrafo à parte, ele merece! Tenho um marido que sempre me apoia em minhas decisões e ajuda a minimizar o meu cansaço. Com certeza é fundamental ter alguém para dividir o fardo e dar colo quando o coração apertar. Mas quem não tem esse suporte também não pode esmorecer, deve erguer a cabeça e ‘colocar sangue nos olhos’!
Já estudei solteira, casada, grávida, de resguardo, e com criança! Foram períodos intercalados e que muitas vezes me fizeram desistir! Mas, não, eu não vou desistir! Vou seguir na fila, fazendo a minha parte, e Deus irá comigo. A fé nos ajuda muito nesses momentos, os propósitos de Deus são maravilhosos e temos que ser merecedores para receber as bênçãos!
Um dia das mães tranquilo e feliz para todas as mamães! Curtam seus filhos e se dediquem na busca de um futuro melhor! Façam por eles e, principalmente, façam por vocês!!!”
Lindo depoimento, Michelly. Obrigada!
Um feliz dia das mães para todos!
Beijos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigada por tudo!
    Chris Quinderé. em 15/05/17 às 09:57
  • Liiindaaaa!
    Chris Quinderé. em 15/05/17 às 09:57
  • Que lindo! Realmente não é fácil conciliar tudo, mas somos multifuncionais por essência.. Todos os dias fazemos escolhas difíceis.. Nos privando de algumas coisas para focar em outras.. Agora nos estudos principalmente.. Difícil é se privar de ser mãe como você gostaria.. Mas quando olho lá na frente, acho que o sacrifício de hoje vai valer a pena.. Na iniciativa privada eu trabalhava mais de 12h por dia.. Mal conseguia ver meu filho.. Não quero mais isso pra nós! Demorei um tempo pra convencer meu marido, mas agora ele até me ajuda muito entretendo meu filho enquanto eu estudo.. Às vezes minha cabeça está fervendo de tanto estudar, aí chega meu filho, fugido, pra me dar um beijinho.. Não tem coisa melhor! Parabéns guerreiras!
    Luciana Brandão em 15/05/17 às 07:56
  • Oi Liliane, Seu depoimento complementou o texto da Michelly. Realmente, querida, é preciso muita determinação e habilidade para conseguir conciliar estudo e família, sobretudo, com filho pequeno. Ensinar os filhos a fazer as tarefas da escola. É uma generosidade muito grande e um grande jogo de cintura. Obrigada por seu comentário. Beijos Rai
    Rai Oliveira em 14/05/17 às 19:06
  • Ah!!! Que depoimento lindo, completo e motivador, obrigada Michelly!!! Obrigada Ray!!! Um feliz dia das mães para aquelas que estudam e lutam por um sonho em comum, se classificar dentro das vagas no concurso. Eu considero a nossa preparação, uma luta, pois se não fizermos uma grande força, não encaixamos tempo de estudos no nosso dia a dia, diante de tantos afazeres ,que por questões individuais, sejam financeiras, seja a distância de familiares, por morarmos em cidades distantes, não temos ajuda, nem de vez em quando...enfim não temos como "terceirizar" a arte de ser mãe e conciliar as tarefas domésticas ( lavar, passar, cozinhar e limpar), ensinar os filhos tarefas de escola e outras mais...Não pensem que é fácil!!! Mesmo que o esposo ajude em alguma coisa!!! Mas com fé e persistência,iremos alcançar nossa vitória, cada uma no seu tempo e com as bênçãos de Deus!
    Liliane em 14/05/17 às 15:48
  • Que mensagem linda, Rai!!!! Parabéns, Michele pelo lindo depoimento. ????
    Rosi Sousa em 14/05/17 às 15:37