Artigo

Eu ou Mim

Eu ou mim – Qual o uso correto?

Para começarmos a dica de hoje, vou contar um caso para vocês:

Um casal de namorados terminou um relacionamento. Veja um trecho do diálogo:

Resultado de imagem para casal brigando

Ok, João! Entre mim e você não existe mais nada! disse Helena irritada.

João respondeu:

Não! Entre eu e você é que não existe mais nada!

Helena respondeu com mais raiva ainda, enfatizando as palavras:

É entre MIM e VOCÊ! Aprendi isso estudando com o professor Décio Terror, enquanto você não me apoiava nos meus estudos e saía todo fim de semana para balada. Se você estivesse estudado junto comigo, saberia.

Depois disso, João saiu sem graça e Helena saiu feliz, pois havia passado no concurso de seus sonhos, estava se mudando e nunca mais veria João.

Resultado de imagem para mulher liberdade

Helena, que sabiamente estudou com o professor Décio Terror, estava certa sobre o uso da expressão “entre mim e você” e você sabe o porquê?

Vamos à explicação:

O pronome pessoal do caso reto é empregado na função de sujeito. Já o pronome pessoal do caso oblíquo pode ocupar as funções de objeto indireto, complemento nominal ou de adjunto adverbial. Veja:

Você trouxe o almoço para eu comer mais tarde? [“eu” é pronome pessoal do caso reto por ser o sujeito do verbo “comer”]

Você trouxe o almoço para mim? [“mim” é pronome pessoal do caso oblíquo tônico, por ser o objeto indireto do verbo “trazer”]

Entre mim e você não existe mais nada! [“mim” é pronome pessoal do caso oblíquo tônico e constitui um dos núcleos do adjunto adverbial “mim e você”]

Da mesma forma como ocorre com o pronome pessoal do caso reto “eu“, também ocorre com “tu“. Tal pronome é empregado na função de sujeito:

Tu estás cansado de tanto estudar?

Quando na função de objeto indireto, complemento nominal ou adjunto adverbial, emprega-se o pronome pessoal do caso oblíquo tônico “ti“. Veja:

Nada há entre mim e ti.

Note que “mim e ti” ocupa a função de adjunto adverbial. Assim, tal termo é constituído dos pronomes pessoais oblíquos tônicos “mim” e “ti”.

Mas aí vem uma dúvida: É “entre mim e ti” ou “entre mim e você“?

Ambas as construções estão corretas neste adjunto adverbial, haja vista que “ti” é um pronome pessoal do caso oblíquo tônico e “você” é um pronome de tratamento, o qual pode ocupar qualquer função sintática.

Portanto, aprendemos 2 lições hoje:

  1. Se seu(sua) companheiro (a) não apoia você nos estudos, tome cuidado e perceba se ele(a) realmente gosta de você.
  2. O correto é “Entre mim e você não existe mais nada” ou “Entre mim e ti não existe mais nada”, e não “Entre eu e você não existe mais nada“.

E você, já passou por uma situação parecida com a que narramos aqui? Já teve um companheiro que não apoiou seus estudos? Conte aqui nos comentários.

Grande abraço.

Décio Terror.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá. Qual seria o correto: "Eu sentia orgullho de mim mesma" ou "eu sentia orgulho de eu mesma"
    Panielle em 27/10/20 às 11:22
  • Olá, Irene. O pronome "eu" é do caso reto e ocupa a função de sujeito. Como nesse contexto a expressão "entre você e eu" é adjunto adverbial, a forma correta é "entre você e mm". Abraço!
    Décio Terror Filho em 13/08/19 às 16:05
  • Cara Irene, "Entre eu e você" está errado, pois"eu" é pronome pessoal do caso reto, devendo exercer a função de sujeito da oração (aquele que pratica a ação). Na oração em questão não existe uma ação praticada, sendo um caso de oração sem sujeito, portanto não podemos usar nenhum pronome do caso reto (eu, tu, ele, nós, vós ou eles).
    Marcelo Portela em 03/08/19 às 18:17
  • Ok professor, mas se eu falar "Entre você e eu não existe mais nada" está certo ou errado?
    Irene em 01/08/19 às 15:25