Artigo

EU NÃO GOSTO DE ESTUDAR, ENTÃO COMO EU VOU PASSAR?

Fala águia :)

O “x” da questão no post de hoje é como estudar matérias que eu detesto?

Você pode ser um apaixonado por exatas e sofrer para aprender história, geografia, literatura e matérias de direito;

Você poder ser um amante de humanas e chorar  de raiva porque não aprende matemática, física, contabilidade e estatística;

Você pode ainda não saber, não gostar, não aprender e estar completamente perdido em exatas e em humanas. O QUE FAZER?

Sorria!  Para todos os três casos acima temos uma solução! :) E não estou falando de motivação, combinado?

Você um dia terá que aprender a estudar e será muito melhor se você aprender a gostar disso.

Se você precisar de um mestrado, de uma pós-graduação, de uma aprovação em um concurso público, advinha o que vai ter que fazer? Acertou, se você respondeu ESTUDAR! :)

AGORA COMO É POSSÍVEL GOSTAR DE ALGO QUE EU ODEIO, DETESTO E NÃO SUPORTO?

Leia e releia a linha acima. Leu? Saiba que você deve ter repetido isso para você mesmo a vida inteira e agora você acredita mesmo que num passe de mágica os estudos serão o seu hobby predileto?

Certo, então como eu posso te ensinar a gostar de estudar?

Primeiro: Identificar o seu INIMIGO! Identificar o seu OBSTÁCULO! Identificar a sua CRENÇA LIMITANTE!

Fez isso? Então vamos combinar o seguinte, eu te ensinarei 8 técnicas hoje. Quatro delas estão no vídeo abaixo e as demais você confere logo abaixo da imagem do vídeo, podemos fazer mais esse acordo? Você me dá um voto de confiança?

EU NÃO GOSTO DE ESTUDAR, COMO EU VOU SER ALGUÉM NA VIDA?

4 técnicas:

  • 1) Descubra algo que te dê prazer, quanto mais prazer … melhor… (TRIGGER)

Por que é legal jogar futebol? Roubar uma bola, dar uma caneta (ovinho), fazer um golaço de bicicleta, dar um lençol (chapéu), dar uma enfiada e deixar seu amigo na cara do gol, tudo isso é muito legal, então vamos considerar que tudo o que é bom é GATILHO (TRIGGER), combinado?

Vamos para o videogame: Dar um headshot, matar o chefe do final no nível máximo de dificuldade ou defender o seu time na guerra quando todos já estão mortos e dependem de você, isso também é o máximo, certo?

Sei que vocês já entenderam, mais imaginem agora o prato mais delicioso, imaginem o cheiro, imaginem-se comendo, bom, certo? Um beijo da mulher amada ou do homem amado, um abraço apertado, tudo isso é incrível e vamos chamar de GATILHO!

O que tudo isso tão TOP DAS GALÁXIAS tem a ver com o tédio de decorar fórmulas, artigos da constituição, textos e mais textos que muitas vezes eu considero inúteis?

Muitas das vezes, a frase que eu mais escutava nos cursinhos era: EU SÓ QUERO MARCAR O “X” NA RESPOSTA CERTA!

Veja que você pode até não aprender, pois estudar é bem diferente de aprender e fazer prova é outra coisa bem diferente também…

Qual a sua intenção quando você senta na cadeira, no sofá ou na cama quando você vai estudar? Como você se programou mentalmente? Qual foi o último pensamento que passou pela sua cabecinha quando você pegou papel e caneta para LER, MARCAR, ANOTAR e TREINAR EXERCÍCIOS?

Se você não tem um MOTIVO FORTE para aprender, esqueça de uma vez os estudos… ou Busque de uma vez por todas um MOTIVO FORTE para estudar…

Ainda que seja passar numa prova, passar no ENEM, conseguir um estágio, terminar uma pós-graduação, mestrado, doutorado, seja o que for…  TEM JEITO!!!

O QUANTO VOCÊ DESEJA UMA MUDANÇA NA SUA VIDA?

Eu SEMPRE DETESTEI estudar, mas SEMPRE ODIEI ser medíocre! Foram os meus sonhos, seja de casar com uma linda mulher, de ter um bom carro, de pagar um bom plano de saúde para os meus pais, de viajar pelo mundo inteiro, foram esses sonhos que me fizeram gostar de estudar…

DESEJEI com todas as minhas forças sair da FAVELA DO JORGE TURCO, sair da FAVELA DE ACARI, não por ser ruim, mas por ter a certeza de que eu MERECIA ALGO MELHOR! A MESMA CERTEZA EU TENHO DE QUE VOCÊ QUE ESTÁ LENDO ESSE TEXTO PODE SER O QUE VOCÊ QUISER!

Qual é a sua atitude mental? Qual é o GATILHO que vai te fazer AMAR ESTUDAR?

  • 2) DRIBLANDO A DOR, OU AS DORES (OLÉ)

Vamos dar um drible, vamos dar um olé naquilo que nos machuca. Essa parte é bastante importante, pois quando estudamos algo detestável… Afffff…. alguns minutos são suficientes para termos dores de cabeça… mal estar… dores no corpo… preguiça… fome… fome de comida, de netflix, de redes sociais, de games…

E se eu te dissesse que você foi programado (OU SE AUTOPROGRAMOU) para sentir DOR quando estuda algo que você não sabe ou não manda bem… Você acreditaria?

Experimente colocar um dos dedos no fogo ou tomar um choque, fez isso? Machuca não é verdade? Doí!

Agora eu vou pegar a sua mão e vou colocá-la no fogo ou na eletricidade, combinado?

Claro que não né? Você já sabe que machuca e a reação natural do corpo é a FUGA!

ATENÇÃO! SE VOCÊ FOR MENOR DE IDADE, FAÇA ESSA EXPERIÊNCIA ACOMPANHADO POR UM RESPONSÁVEL!

Quando você está estudando uma matéria desinteressante, você fica mais predisposto a distrações, então nesse caso pegue alguns tomates e vamos de pomodoro!

Se você não conhece a técnica POMODORO, segue um breve resumo:

  1. Desligue TUDO que possa te distrair;
  2. Estude por 15 minutos ( VER OBSERVAÇÃO  AO FINAL)
  3. Faça uma pausa de no máximo 5 minutos e busque uma recompensa para o seu cérebro, pode ser um doce, um café, uma música, um vídeo curto…
  4. Volte para o item 2 e repita o ciclo de estudo com o objetivo de aumentá-lo tal qual a observação abaixo:

OBS:  Busque aumentar esse tempo (item 2) até chegar em 60 minutos no mínimo e em 90 minutos no máximo;

  • 3) Tenha Paciência (Jó da bíblia)

Molezinha? Nem sempre! Algumas disciplinas são fortes como uma rocha.

Então vamos de água mole, pedra dura, tanto bate até que fura! Aqui mandam a paciência e a persistência! Ainda que você não tenha entendido de primeira, PERSISTA ATÉ CONSEGUIR!

Eu achava que NUNCA fosse aprender matemática e muito menos física, depois dos 18 anos, quem diria, eu dei aulas particulares dessas duas disciplinas que eu tanto detestava.

  • 4) Picadinho de Estudo

Se você tem um grande desafio pela frente: APRENDER ALGO NOVO QUE VC DETESTA… opa… se você acha mesmo que detesta, volte para o item do GATILHO (TRIGGER).

Quando o desafio é grande, como passar para auditor fiscal, juiz, promotor, médico, engenheiro ou até mesmo se destacar em algum esporte… aqui o segredo é fazer um belo de um picadinho saboroso dos estudos. Não adianta você estudar tudo no mesmo dia para dor passar mais rápido ou você acredita que vai conseguir cantar a música depois que ouviu apenas uma vez?

Você decora, memoriza, aprende pela repetição, seja ensinando alguém ou ensinando a si mesmo.

Esse processo fica muito mais simples, muito mais fácil quando você quebra, divide, faz um picadinho do assunto em vários pedaços.

A prática diária leva à perfeição! Sempre falo nos meus vídeos: TREINE ATÉ CONSEGUIR!

Quer outro exemplo bacana? Você conhece alguém que nunca dirigiu um carro de câmbio manual e na primeira vez na vida já saí dirigindo e dominando a máquina?

Fecho o post de hoje te pedindo para hoje mesmo você sair da zona da reclamação: estudar é chato; e entrar na zona da ação: estudar é bom e eu consigo estudar sozinho.

Estabeleça novos padrões neurais, supere toda crença que tenha se instalado na sua infância ou adolescência e vamos VENCER JUNTOS!

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM…

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Abraço de GIGANTE, Semana Extraordinária de Estudos e Ad Adstra Et Ultra (Aos Astros e Além)!

RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • E eu não gosto de ler!! Não consigo, não lerei esse texto e odeio estudar, preciso mt saber o q fazer. Por favor, peço q a resposta seja curta, pois se for grande não a lerei! Se possível, fazer uma explicação por emojis
    Aluno desesperado em 18/06/19 às 09:30
  • Adorei o incentivo!Meu sonho passar em um bom concurso mas não tenho concentração e facilidade de estudar sozinha! Quando fala em redação tenho pavor!
    Patricia Souza em 27/08/18 às 09:21
  • Olá Raphael preciso muito dessas dicas viu, odeio estudar mais almejo intensamente passar no concurso público.
    Damiana em 27/08/18 às 08:16
  • Bom dia. Palavras de incentivo ajudam a enxergar o porquê de estudar a matéria que não suporto. Obrigada pela ajuda.
    Ana Lúcia em 27/08/18 às 08:13
  • Ótimo post, parabéns professor.
    Luana em 27/08/18 às 05:18
  • Realmente existe algumas matérias que nos parecem intransponíveis, muito difíceis, mas há uma frase que sintetiza muito bem a caminhada de um Concurseiro onde fala que: " Sonhos são gratuitos, torná-los realidade há que se pagar um preço".
    Sandro Divino da Silva em 26/08/18 às 17:31