Artigo

Ética MPU – 100% das questões previstas no Passo Estratégico

Olá, pessoal, tudo bem?

Para quem não me conhece, me chamo Gustavo Garcia, sou Analista do Passo Estratégico das disciplinas Ética, Administração Geral e Pública e congêneres, junto como o Professor Vinicius de Oliveira.

Hoje venho postar aqui uma informação que nos enche de orgulho e mostra que estamos no caminho certo: 100% das questões exigidas pelo CESPE na prova de Ética para o cargo de Técnico do MPU estavam fielmente previstas no respectivo Passo Estratégico.

Vejam só:

Item 27 da prova:

Julgue os itens seguintes, a respeito da Portaria PGR/MPU n.o 98/2017 — Código de Ética e de Conduta do Ministério Público da União (MPU) e da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

* 27  O referido código de ética aplica-se exclusivamente aos servidores do MPU e da ESMPU; aos demais colaboradores desses órgãos são aplicados outros normativos de conduta ética.

No nosso material, elaboramos a seguinte questão inédita, cobrando exatamente o mesmo ponto (Relatório 2, página 2):

1. Questão inédita.
Diferentemente do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto no 1.171, de 1994, o Código de Ética e de Conduta do Ministério Público da União e da Escola Superior do Ministério Público da União abrange somente os servidores que prestem serviços de forma permanente à Administração Pública.

Item 28 da prova:

Julgue os itens seguintes, a respeito da Portaria PGR/MPU n.o 98/2017 — Código de Ética e de Conduta do Ministério Público da União (MPU) e da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

* 28  Os princípios que regem esse código de ética coincidem com os princípios constitucionais que governam a atuação da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. 


No nosso material, elaboramos a seguinte questão inédita, cobrando exatamente o mesmo ponto (Relatório 2, página 3):

3. Questão inédita.
Entre os princípios e valores fundamentais previstos expressamente no Código de Ética e de Conduta do Ministério Público da União e da Escola Superior do Ministério Público da União estão a legalidade, a impessoalidade, a moralidade e a eficiência.

Item 29 da prova:

No que se refere a ética no serviço público, julgue o próximo item, com base no Decreto n.o 1.171/1994 — Código de Ética Profissional do Serviço Público.

* 29 Constitui dever fundamental do servidor público abster-se de exercer sua função com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observadas as formalidades legais.

No nosso material, o item 8 do questionário de revisão explora exatamente o mesmo ponto (Relatório 1, página 10):

8 – É dever fundamental do servidor público abster-se, sempre que possível, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei.

Em outras palavras, o aluno que tivesse lido apenas o Passo Estratégico MPU teria gabaritado Ética. Fantástico, não?!

Bem, fico por aqui e desejo a todos bons estudos!

Passo Estratégico – Cursos – Gustavo Garcia

Passo Estratégico – Cursos – Vinicius de Oliveira

Abraços,

Gustavo Garcia

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.