Artigo

Estatísticas do ISS Diadema: conheça mais sobre a Zambini

Confira estatísticas do ISS Diadema, análise dos assuntos cobrados e da Zambini, banca organizadora do certame

Olá, queridas e queridos! Tudo certo? Nesse artigo, traremos estatísticas do ISS Diadema: quais são os temas mais propensos a serem cobrados? Venha conferir conosco!

ISS Diadema: informações gerais

A publicação do edital da Prefeitura de Diadema, organizado pela banca Zambini, trouxe diversas oportunidades. Dentre os cargos ofertados, está o de “Agente Fiscal III – Fiscal de Tributos”, o famoso auditor fiscal.

Remuneração inicial

A remuneração inicial apresentada no edital, referente ao vencimento base + gratificações, referente ao mês de abril de 2020, é de R$4.727,28. 

Carga horária, requisitos do candidato e quantidade de vagas

A carga horária semanal é de 30h. Os requisitos para o cargo são: curso superior completo e registro no conselho regional de classe, quando houver. Oferta-se 01 vaga para o cargo de Fiscal de Tributos.

Cargo, número de vagas, exigência, salário e carga horária semanal
Cargo, número de vagas, exigência, salário e carga horária semanal

Datas importantes

Devido às condições atuais, impostas pelo COVID-19, a data da prova ainda não foi definida. O período de inscrição iniciou-se no dia 27 de abril de 2020 e finaliza-se em 30 de maio de 2020.

Etapas do certame

O certame apresenta uma etapa única, composta por uma prova objetiva de 40 questões de caráter eliminatório e classificatório. Serão cobradas 10 questões de Português e 30 de Conhecimentos Específicos. O tempo total disponibilizado será de 03 horas.

tabela com etapas do certame
Etapa única do ISS Diadema

Análise do conteúdo programático

É costumeiro que, nos conteúdos de editais da área Fiscal, esteja presente uma ampla gama de disciplinas a serem cobradas. Entretanto, no caso do ISS Diadema temos uma grande surpresa: o conteúdo específico é composto, basicamente, por Direito Tributário e Legislação Tributária Municipal. Além disso, o estatuto dos servidores do município de Diadema e a lei orgânica também serão alvo de cobranças. Esperamos ajudá-los com a análise do conteúdo acompanhada das estatísticas do ISS Diadema.

Língua Portuguesa

O conteúdo evidenciado no edital condiz com o tradicionalmente cobrado em concursos públicos. A banca particionou os assuntos em 5 grandes grupos: Fonética, Morfologia, Semântica, Sintaxe e Estilística. Vale notar que, dentro do grupo Estilística, está incluído “Figuras de Linguagem”, tema não muito comum em concursos.

Direito Tributário

Para Direito Tributário, os conteúdos são aqueles presentes no Código Tributário Nacional e na Constituição Federal. Além de evidenciar os 04 títulos do CTN (legislação tributária, obrigação tributária, crédito tributário e administração tributária), alguns temas, que também estão incluídos nos 04 títulos do CTN, foram novamente citados.

Os temas novamente citados são: “Sujeitos ativo e passivo da obrigação tributária. Responsabilidade tributária. Constituição do crédito tributário – lançamento. Suspensão da exigibilidade do crédito tributário. Extinção do crédito tributário. Exclusão do crédito tributário – Isenção e anistia.” Isso pode demonstrar uma tendência da banca para cobrança desses conteúdos em específico.

Também é interessante notar que há uma referência bibliográfica apresentada junto ao conteúdo de Direito Tributário. Trata-se do livro “Curso de Direito Tributário Completo” do autor Leandro Paulsen.

Legislação Tributária Municipal

O edital evidencia o Código Tributário Municipal de Diadema, que é constituído por um total de 216 artigos. Entretanto, uma grande parcela desses artigos não é válido no momento. Dessa forma, é necessário que o candidato se atente para utilizar uma versão atualizada do código. A dica para o estudo desse dispositivo é focar exatamente nos artigos e incisos que diferem do exposto no CTN.

Código Tributário de Diadema: https://leismunicipais.com.br/codigo-tributario-diadema-sp

Demais leis municipais

Como é de costume em concursos, sejam eles municipais ou estaduais, também estão presentes no edital a Lei Orgânica e o Estatuto dos Funcionários Públicos.

Lei Complementar nº 8/91 – Institui o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Diadema e dá Outras Providências: https://leismunicipais.com.br/a/sp/d/diadema/lei-complementar/1991/1/8/lei-complementar-n-8-1991-institui-o-estatuto-dos-funcionarios-publicos-do-municipio-de-diadema-e-da-outras-providencias?q=Direitos+e+Responsabilidades+do+funcion%C3%A1rio+P%C3%BAblico

Lei Orgânica do Município de Diadema: https://leismunicipais.com.br/lei-organica-diadema-sp

Estatísticas do ISS Diadema

Nossa análise das estatísticas do ISS Diadema será concentrada em duas disciplinas: Língua Portuguesa e Direito Tributário. Para Português, há uma quantidade de questões suficiente que possibilita a análise dos tópicos mais cobrados pela Zambini.

Já no caso de Direito Tributário, o número de questões da banca é muito pequeno. Dessa forma, realizaremos a análise da prova de Auditor de Tributos da prefeitura de Lorena (ISS Lorena), organizada pela Zambini. Também analisaremos a prova de Português desse certame.

Estatísticas de Português

Estatísticas do ISS Diadema: Português
Estatísticas do ISS Diadema: Português

Analisando a distribuição de assuntos, é possível notar que se trata de uma banca bastante diversa na cobrança de Português. Uma característica interessante é que, dentre as questões analisadas, não havia nenhuma que mesclasse interpretação de textos e gramática. Isso demonstra uma separação mais absoluta entre as questões de interpretação e gramática.

Estatísticas do ISS Diadema: português no ISS Lorena
Distribuição de questões de Português do ISS Lorena

A prova de Português do ISS Lorena contou com 1 questão de interpretação de textos e outras 9 questões gramaticais. Todas eram questões muito diretas e cobravam temas básicos. A questão ortográfica estava bastante presente: algumas questões questionavam quais assertivas possuíam erros ortográficos. Os erros eram relacionados à concordância, acentuação e ortografia mais geral. Outras duas questões solicitavam que o candidato completasse lacunas, requisitando, novamente, conhecimentos sobre concordância e ortografia.  

Estatísticas de Direito Tributário

Conforme comentado acima, as únicas questões de Direito Tributário da Zambini são as apresentadas no ISS Lorena.

Estatísticas do ISS Diadema: Direito Tributário no ISS Lorena
Distribuição de questões de Direito Tributário do ISS Lorena

A prova contou com um total de 8 questões de Direito Tributário. Da mesma forma como aconteceu com Língua Portuguesa, todas as questões eram muito diretas e referentes a conceitos simples. Literalidades e classificações triviais foram os pontos mais cobrados. Somente uma questão, referente ao ICMS, trazia uma situação em seu enunciado e questionava suas implicações tributárias.

Análise das estatísticas do ISS Diadema e dicas de preparação

Por meio da análise das estatísticas do ISS Diadema e da Zambini, temos algumas dicas. No caso de Português, é essencial estar muito atento à ortografia das palavras, ou seja, se estão escritas corretamente ou não. Ao redor disso, é possível que o examinador cobre diversos outros conceitos como concordância verbal e nominal, acentuação, crase. Essa foi a tendência da prova de Português do ISS Lorena.

Para Direito Tributário, é primordial que o aluno possua os conceitos basais da matéria bem sedimentados. As literalidades do Código Tributário Nacional e da sessão de Direito Tributário da Constituição Federal devem ser bastante enfatizadas. Seguindo nessa linha, é importante que o candidato foque bastante na literalidade das três normas adicionais: Código Tributário Municipal, Estatuto dos Servidores e Lei Orgânica do Município.

Tendo em vista o fato da cobrança da Zambini no ISS Lorena ter sido focada em conceitos mais basais das disciplinas, não tenha medo de começar por eles. É importante sedimentar, primeiramente, os conteúdos mais basilares e, com o passar do tempo, ir dominando cada vez mais informações.

Esperamos que tenha gostado das estatísticas do ISS Diadema e que elas colaborem para a preparação. Sempre lembrando: estude com consciência, tática e método. Tudo isso diminui o seu tempo até a aprovação!

Desejo ótimos estudos a todos e um grande abraço.

Caio Castilho.

CURSO ISS DIADEMA

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Também tenho interesse. Obrigada!
    Flávia em 13/08/20 às 00:25
  • Tem como disponibilizar a prova de ISS Lorena
    Ana Carla em 21/06/20 às 22:04