Notícia

Estatísticas da PGDF: saiba em quais temas focar para Técnico Judiciário

Olá, queridas e queridos! Tudo certo? O artigo de hoje trará estatísticas da PGDF. Analisaremos o percentual de cobrança dos temas que serão cobrados para o cargo de Técnico Judiciário – Apoio Administrativo. Vamos lá!

Técnico Judiciário – Apoio Administrativo – PGDF: quantidade de vagas, remuneração inicial, datas e composição de provas

Vamos evidenciar, sumariamente e objetivamente, as informações gerais sobre as provas para Técnico Judiciário, especialidade em Apoio Administrativo.

Edital PGDF 2020: https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/PG_DF_19/arquivos/ED_1_PGDF_19_ABERTURA.PDF

Quantidade de vagas

Um total de 30 vagas imediatas está sendo ofertado nesse certame, conforme evidenciado na primeira tabela abaixo. Por outro lado, a segunda tabela demonstra a quantidade total de candidatos que serão considerados aprovados. Esse número salta de 30 para 330, um número 11 vezes maior. Isso demonstra a possibilidade da PGDF convocar um contingente muito superior às 30 vagas imediatas, fato que possui uma alta probabilidade de ocorrer.

Os candidatos devem possuir nível médio completo para concorrerem ao cargo.

vagas imediatas
Total de vagas imediatas
vagas imediatas + CR
Total de aprovados – vagas imediatas + cadastro de reserva

Remuneração inicial

O edital trouxe a remuneração inicial de R$ 4.720,00 para uma jornada de 40 horas semanais. A remuneração progride e chega a R$ 5.873,33

Datas

A prova estava prevista para acontecer no dia 22 de março, porém acabou adiada devido à situação do COVID-19. A nova data de realização ainda não foi divulgada, mas acreditamos que em breve teremos atualizações sobre essa questão. 

Composição da prova

A prova contará com 120 questões no estilo Certo/Errado. É importante lembrar que, nesse modelo de questões, uma resposta errada anula uma resposta certa e é possível que o candidato deixe de responder às questões (deixe em branco). O tempo total disponível para a realização da prova será de 3 horas e 30 minutos.

composição provas objetivas
Composição das provas objetivas

Estatísticas da PGDF

Feitas as considerações gerais sobre o certame em questão, podemos ir para o nosso foco: estatísticas da PGDF. Nosso objetivo é elencar os tópicos presentes no edital e correlacionar aos seus respectivos percentuais de cobrança.

O Cebraspe/CESPE é uma banca bastante tradicional no ramo de concursos no Brasil. Sendo assim, possui um banco de dados bastante volumoso de questões antigas. Tal volume é uma ferramenta muito valiosa a ser utilizada pelo candidato, possibilitando a resolução de centenas de questões até o dia da prova.

Os bancos de questões que utilizamos para resultar nos percentuais de cobrança evidenciados à frente levaram em consideração concursos dos últimos 5 anos (2020 – 2016). Essa delimitação temporal possui o objetivo de apresentar tendências de cobrança mais atuais da banca.  

Língua Portuguesa

Língua Portuguesa
Estatísticas de cobrança – Língua Portuguesa

Conhecimentos sobre o Distrito Federal

O edital evidenciou sobre um tópico nessa disciplina.  “1 Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), instituída pela Lei Complementar nº 94/1998 e suas alterações.”

Por se tratar de um único tópico, não faz sentido falarmos em percentual de cobrança. Pelo fato de ser o único tópico dessa disciplina, corresponde a  100% do percentual de cobrança.

Legislação

estatísticas da PGDF: legislação
Estatísticas de cobrança – Legislação

Não foram encontradas questões dos seguintes tópicos. “3 Decreto Distrital nº 37.297/2016 (Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo). 4 Decreto Distrital nº 36.756/2015 e suas alterações (Sistema Eletrônico de Informações -SEI).”

Da mesma forma, evidenciou-se um número muito baixo de questões passadas sobre o tópico 5. É importante considerar que se trata de um concurso para a PGDF. Assim, uma lei que trata da organização desse órgão possui bastante importância, mesmo com esse baixo número de questões antigas. Os tópicos 3 e 4 também devem ser estudados com bastante afinco.

Sabemos que a falta de questões antigas torna o estudo mais árduo. Nesses casos, indicamos que sigam nossos materiais e, caso haja tempo, também se atentem à literalidade desses dispositivos jurídicos.

Noções de Administração

estatísticas da PGDF: Noções de Administração
Estatísticas de cobrança – Noções de Administração

Não foram encontradas questões sobre o tópico: “4 Gestão de contratos.”.

Noções de Administração Financeira e Orçamentária

Noções de Administração Financeira e Orçamentária
Estatísticas de cobrança – Noções de Administração Financeira e Orçamentária

Noções de Arquivologia

Noções de Arquivologia
Estatísticas de cobrança – Noções de Arquivologia

Noções de Recursos Materiais

Noções de Recursos Materiais
Estatísticas de cobrança – Noções de Recursos Materiais

Comentários gerais

A disputa para o cargo de Técnico Judiciário – Apoio Administrativo da PGDF será acirrada. É importante que os candidatos utilizar as estatísticas da PGDF, evidenciadas acima, para canalizarem suas energias a assuntos mais importantes. Por outro lado, o cenário ideal é aquele em que o candidato consegue estudar todos os assuntos do edital e também revisá-los.

Somente por meio da revisão é que a sedimentação de conteúdos se torna possível. Considerando que as questões da prova serão apresentadas no modelo Certo/Errado, é essencial que o aluno possua uma grande firmeza em seus conhecimentos, para conseguir atingir bons resultados no dia da prova.

Sendo assim, sugerimos que os alunos se esforcem ao máximo para completar os estudos da totalidade do edital. Caso não seja possível, utilize os dados apresentados para decidir quais assuntos estudos e quais outros deixar de lado. Os percentuais de cobrança também são muito válidos no momento de revisão, possibilitando que o candidato prefira revisar certos assuntos com maior ímpeto quando em comparação a outros.

Esperamos que as estatísticas da PGDF auxiliem o seu caminho rumo à aprovação no cargo de Técnico Judiciário.

Desejo ótimos estudos a todos e um grande abraço!

Cursos para a PGDF 

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.