Artigo

Está se sentindo desmotivado? Algumas dicas simples para ajudar a recuperar a motivação.

Até mesmo as pessoas que costumam ser mais motivadas passam por períodos de desânimo.
Em vários momentos, pessoas consideradas bem-sucedidas também passaram por momentos de falta de motivação. Sabe o que elas fizeram diante dessa situação? Deram a volta por cima e retomaram sua atitude positiva.

O desenvolvimento da motivação é um processo: demanda tempo, repetição e disciplina.

Alguns passos simples podem ajudar a recuperar a “motivação perdida”

  1. Você deve saber com clareza qual o seu objetivo.
    A falta de motivação comumente é consequência da falta de foco, que, por sua vez, gera sobrecarga e procrastinação, alimentando um ciclo vicioso que só contribui para desestimular ainda mais.
    Ter claro seu objetivo (escrevê-lo em poucas palavras, estabelecendo inclusive prazos, pode ajudar), traz consigo a definição do foco.
  2. Entenda por que você tem esse objetivo.
    É importante que você esteja consciente do porquê você tem aquele objetivo. Como você se imagina quando o atingir? Como você vai estar? O que vai mudar na sua vida?
    Responder a essas três perguntinhas vai fazer você refletir e projetar o seu futuro, reforçando a importância desse objetivo na sua vida.
  3. Planeje sua rotina para atingir seu objetivo.
    Ter um objetivo, como falamos acima, é essencial. Mas sabemos: nada que realmente vale a pena chega sem nenhum esforço. Então é necessário partir para a prática.
    Gaste um tempo se planejando. Pense em tudo que é necessário ser feito para que seu objetivo seja atingido. Pense de forma macro e também nos detalhes.
    Não esqueça que um bom planejamento é aquele que pode ser colocado em prática, então, pense também nas alterações precisam ser feitas na sua rotina. Trazendo para o “mundo dos concursos”, um Coach pode ajudar bastante nesse processo. Desde ajudar a definir, com você, um objetivo e um foco, até a ajudar a planejar os estudos, definindo aí método e metas de estudo.
  4. Divulgue seu objetivo a alguém.
    Divulgar seus objetivos a alguém lhe auxiliará na busca por atingi-lo, pois, quando você estiver perdendo o foco, essa pessoa pode te ajudar a recuperá-lo.
    Quando estudamos para concurso é muito comum sofrermos muita pressão dos familiares e das pessoas que estão ao nosso redor. Se esse é o seu caso, essa pode não ser uma boa ideia. Mas fazer parte de grupos relacionados ao assunto, interagir com pessoas que têm o mesmo objetivo que você ou reportar seu progresso frequentemente a um coach podem ser boas ideias.
  5. Lembre-se porque começou.
    Sempre que bater o desânimo é importante recordar o porquê daquele objetivo ter sido definido. Pense também no que você já fez até o momento para atingi-lo, pense em todo esforço e em tudo que abriu mão. Se for o caso, relembre também da sua evolução: o que já aprendeu, o aumento no percentual de acerto das questões ou a melhora nos resultados das provas.
    Ter em mente esses motivos e esse percurso te ajudará a retomar a motivação.

É importante considerar também que o quanto antes você perceber que está desmotivado e tomar providências necessárias, mas fácil será recuperar essa motivação.

Camila Barros

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.