Artigo

ESG para concurso TCU

ESG para concurso TCU

O presente artigo visa resumir o tema ESG para o concurso do Tribunal de Contas da União  (TCU), para o cargo de Auditor Fiscal de Controle Externo, tendo como banca a CEBRASPE, com provas previstas para 22 de fevereiro de 2026. 

O órgão e o cargo são uns dos mais almejados dos concursos públicos brasileiros, e a remuneração inicial é de R$26.159,01.

O tema ESG está contido na disciplina Administração Pública. Pelo tamanho do edital, e relevância de outras disciplinas e temas, o ESG às vezes pode ser deixado de lado na priorização dos estudos.

Assim, o intuito do artigo é tentar conceituar e resumir o tema para facilitar os estudos árduos que o concurso em questão demanda dos candidatos.

ESG para concurso TCU – Conceito e siglas

Iniciando a dissertação sobre ESG para concurso TCU, aborda-se conceito e siglas.

A sigla ESG significa: Environmental (ambiental), Social e Governance (Governança).

É um conjunto de critérios não financeiros usados para avaliar as práticas, o desempenho, os riscos e impactos de organizações.

Nos critérios ambientais, o foco é a relação com o meio ambiente e a sustentabilidade ambiental das organizações. Por exemplo resíduos, energia, carbono, água, poluição.

No critério social, é a relação da organização com as pessoas e a sociedade o foco. Relação essa com trabalhadores, comunidade, saúde, direitos humanos e diversidade e inclusão social.

Já a governança tem foco na estrutura de gestão organizacional, ética, transparência, controle, integridade e compliance.

Assim, o foco do ESG é medir a O foco é medir sustentabilidade, responsabilidade social e qualidade da governança de uma organização.

Compliance × Governança × Integridade

Continuando com a análise sobre ESG para concurso TCU, aborda-se a diferença de Compliance × Governança × Integridade.

Compliance significa agir em conformidade com a lei, e fica tipicamente na área operacional da organização. O foco do compliance é prevenir, detectar e corrigir possíveis irregularidades. O compliance está inserido dentro da Governança.

A Governança é um uma estrutura maior, de toda organização. Ou seja, Governança são mecanismos, estruturas e processos que controlam, direcionam e alinham as ações da organização para atingir seus objetivos. É focada em controles, accountability, gestão de riscos, liderança e direcionamento.

A Integridade é um valor da organização. São valores institucionais baseados em ética, integridade, exemplo da alta liderança e prevenção e combate à corrupção.

ESG para concurso TCU – ESG no setor público

Prosseguindo com a abordagem sobre ESG para concurso TCU, aborda-se o ESG no setor público.

No critério ambiental, a Administração Pública prega em seus órgãos a reciclagem, redução de resíduos e uso de energia sustentável. Além disso, as leis que regulam compras e licitações públicas já possuem critérios ambientais em seus textos, como exigências em certas licitações, e critérios de desempate.

Já no aspecto social, estão práticas políticas de prevenção de assédio e de políticas de diversidade interna. Além disso, existe campanha de acessibilidade aos usuários de serviços públicos, e as cotas e políticas de inclusão social.

Por fim, quanto à governança, os órgãos públicos cada vez mais apresentam fortalecimento em transparência, compliance, controles internos e integridade.

ESG para concurso TCU – Frameworks e relatórios

Dando continuidade à análise sobre ESG para concurso TCU, o tema são frameworks e relatórios.

Frameworks são referenciais com padrões internacionais de escritas das métricas de ESG. Os relatórios são modelos para explicitar esses frameworks.

Como exemplo, pode-se citar o Global Reporting Initiative (GRI). É o padrão universal e completo de ESG, e serve para qualquer organização. Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD), que aponta riscos e oportunidades climáticas. Pacto Global & ODS, com 10 princípios (direitos humanos, trabalho, meio ambiente, anticorrupção) e 17 objetivos universais até 2030.

Além dos indicadores próprios, é utilizado, muitas vezes, o Key Performance Indicator (KPI). É um indicador-chave de desempenho, usado para medir, de forma objetiva, o progresso de uma atividade, processo ou meta estratégica. No caso do ESG, mostra o progresso e desempenho deste ao longo do tempo, na organização,

ESG e as auditorias do TCU

Finalizando o artigo “ESG para concurso TCU”, aborda-se a relação do ESG e as auditorias do TCU.

O TCU realiza auditorias financeiras, de conformidade e operacionais. Nas auditorias operacionais, o foco muitas vezes é não financeiro

Então, as métricas ESG são muito utilizadas nas auditorias do TCU. O TCU é muito focado em análise de controles internos e gestão de riscos de seus auditores.

O compliance, parte da Governança, também ajuda a analisar a conformidade, que é verificar se algo está de acordo com as normas e leis. Assim, o ESG é considerado a maturidade da Governança.

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos Abertos

Concursos 2025

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.