Notícia

ENTREVISTA: Rafaela Balliana – Aprovada em 3º lugar no concurso TJ AM no cargo de Analista – especialidade Estatística

“O mais difícil foi tentar se manter constante, não perder o ritmo de estudos. Várias vezes pensei em desistir, mas me motivava com o apoio da minha família, de amigos que também estão estudando como eu e, principalmente, com o suporte incondicional da professora Nelma Fontana, que é uma das minhas maiores referências”

Confira nossa entrevista com Rafaela Balliana, aprovada em 3º lugar no concurso do Tribunal de Justiça do Amazonas no cargo de Analista – especialidade Estatística:

Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?

Rafaela Balliana: sou nascida em Brasília, tenho 24 anos e sou formada em Estatística pela UnB.

Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?

Rafaela: Antes do término da faculdade eu já sabia que queria estudar para concursos, pois não me sentia realizada no curso de Estatística. Via no serviço público uma chance de começar ganhando uma boa renda, com estabilidade e com uma carga horária que me permitisse continuar estudando e ter uma segunda formação.

Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?

Rafaela: Comecei a estudar em março de 2017. Durante esse ano e o de 2018, dedicava-me inteiramente aos estudos para concurso, conciliando curso online e presencial. Já neste ano de 2019, resolvi sair do curso presencial para ficar só no online e conciliar com alguns trabalhos, voltados para essa área de concursos.

Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?

Rafaela: Praticamente 1 ano após uma grande frustração por ter acertado 93% da prova do concurso da CLDF e ficar de fora por uma posição, consegui finalmente ser aprovada no concurso do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) para o cargo de analista em Estatística, no 3º lugar.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?

Rafaela: Minha sensação foi a de tirar um peso enorme das costas e, ao mesmo tempo, alegria e alívio por ver que todo o esforço, ao longo desse tempo, valeu a pena!

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?

Rafaela: Restringi bastante o convívio social que tinha antes, abrindo mão de muitas saídas, redes sociais e, até certo ponto, cortando algumas relações da minha vida. Por outro lado, durante esse tempo, ainda consegui viajar 3 vezes ao final de cada ano, sair moderadamente com alguns amigos e família, sem deixar de lado o objetivo principal.

Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?

Rafaela: Não sou casada e nem tenho filhos (só um cachorro rsrs). Moro com minha mãe, o que sempre me proporcionou um ambiente favorável aos estudos. Minha família sempre me deu apoio nessa trajetória. Principalmente meus pais, minha madrasta e minha irmã. Eles sempre me cobriram financeiramente, permitindo que eu tivesse acesso aos melhores materiais do mercado e me deixando à vontade para poder estudar da forma que eu quisesse. Além disso, eles também são servidores, então sempre falavam de quão bom era trabalhar em alguns órgãos e das excelentes vantagens que eu teria se entrasse.

Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?

Rafaela: Se a pessoa tiver disponibilidade e tempo para estudar o quanto for preciso para o concurso dos sonhos, acho melhor só focar nele. Todavia, se quiser algo mais a curto prazo para já ter uma renda, acho que vale fazer outros concursos.

No meu caso, esse concurso foi apenas uma escada. Meu sonho mesmo é o Senado Federal, que já está para sair e, com certeza, continuarei estudando com força total para ele.

Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?

Rafaela: Direcionado para o TJAM foram 3 meses, mas já tenho uma bagagem longa de estudos.

Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?

Rafaela: Para o concurso que passei, não estudei sem edital. Mas para concursos do legislativo e da PCDF, estudei sem edital. Minha disciplina oscilou um pouco durante esse tempo, mas logo conseguia voltar à rotina.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?

Rafaela: Eu usei de tudo um pouco. Foram muitos livros, aulas presenciais, videoaulas e PDFs. As vantagens das videoaulas é que são bem mais rápidas (conseguia assistir tudo na velocidade 3.0), mas o ruim é que não possuem interação com o professor, o que acaba deixando dúvidas para depois. As aulas presenciais são ótimas para dar um gás, porque temos contato direto com os professores e outras pessoas que estão na mesma posição que você, mas são muito demoradas, fora o gasto maior e estresse no trânsito. Os livros possuem um aprofundamento doutrinário fantástico, porém, dependendo do tipo de concurso, não há necessidade de se saber tanto. Já os PDFs são bem sintetizados, com os pontos chaves de cada matéria, esquemas e exercícios.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Rafaela: Na época em que comecei a estudar, como não tinha muita noção do mundo dos concursos, procurava por páginas relacionadas a isso e assistia a muitas aulas gratuitas no youtube, que foi como conheci o Estratégia.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?

Rafaela: Eu costumava estudar português todos os dias (somente resolvendo provas) e as outras matérias eu dividia em 2 por dia. Na parte específica de Estatística, eu apenas peguei as fórmulas dos materiais que tinha e resumi tudo em 4 folhas, partindo então só para resoluções de provas e muitos exercícios. Também usei esse esquema de folhas para resumir as matérias de Geografia do Amazonas (1 folha), Regimento Interno (3 folhas) e informática (1 folha), as quais tive que pegar mais a parte teórica mesmo.

Em relação às outras legislações, eu só lia a literalidade da lei usando marca texto para destacar os assuntos que eram mais cobrados. Meu plano de estudos foi montado de uma forma que eu conseguisse fechar todas as matérias em 2 meses e passasse 1 mês só revisando. Estudava em média 8h líquidas por dia.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Rafaela: Eu tive mais dificuldade em Estatística. Procurei não ler tanta teoria e focar mais em exercícios. Baixava várias provas da banca (Cespe) e resolvia todos os dias. Usei muito anotações dinâmicas e fórmulas para resumir o conteúdo também.

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?

Rafaela: Continuei estudando normalmente na semana que antecedeu a prova, revisando os tópicos principais de cada matéria. Também consegui descansar e aproveitar um pouco a cidade, pois viajei 2 dias antes da prova. Já na véspera só acompanhei as revisões transmitidas online.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.

Rafaela: Acho que enfatizei muitos assuntos não tão importantes e revisei menos do que deveria outros assuntos que eram fundamentais, porque sempre quero fechar o edital ou chegar próximo disso.

Os maiores acertos foram saber dosar meu tempo, esquematizar de maneira resumida, fazer muitos exercícios e conhecer muito bem a banca com a qual estava lidando.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?

Rafaela: O mais difícil foi tentar se manter constante, não perder o ritmo de estudos. Várias vezes pensei em desistir, mas me motivava com o apoio da minha família, de amigos que também estão estudando como eu e, principalmente, com o suporte incondicional da professora Nelma Fontana, que é uma das minhas maiores referências.

Estratégia: Qual foi sua principal motivação?

Rafaela: Confiar nos planos de Deus para minha vida e me espelhar na professora Nelma para, um dia, ser como ela.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Rafaela: Se você está começando os estudos para concurso agora, acho melhor focar em uma área específica (administrativa, fiscal, policial, entre outras), escolher um bom material e se não tiver disciplina, começar com poucas horas de estudo por dia e ir aumentando ao longo do tempo. A mensagem que quero deixar é para que não desistam! Nem sempre você vai passar no primeiro concurso, você vai se cansar, vai chorar (talvez muito rsrs), mas no final verá que tudo valeu muito a pena!

Confira outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados

Cursos Online para Concursos

Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]

Abraços,

Thaís Mendes

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Rafaela, meus parabéns pela competente classificação. Recordo-me de você, que estava sentada na poltrona ao meu lado, quando do retorno a Brasília, após a prova. Uma grande honra ter viajado ao lado da zero três/Estatística. Você demonstrou grande humor diante dos amigos com quem muito conversava durante toda a viagem de retorno à Capital da República. Considerando o seu depoimento, vejo que és merecedora desse grande resultado. Mais uma vez, e sempre, te parabenizo pela bela classificação, desejando a você, ainda, sucessos na vida profissional.
    Ronaldo em 07/11/19 às 23:58