Artigo

Entenda Estatística para a área 4 do TCE-SC

Olá pessoal.

Muita gente está vendo um edital gigante de estatística para a área 4 e tomou um susto!

Calma, a coisa não é tão feia assim! Veja:

“Estatística descritiva e análise exploratória de dados”: gráficos, diagramas, tabelas” – traduzindo, isso é estatística básica! Gráficos, tabelas, o que é uma frequência, etc.

“medidas descritivas (posição, dispersão)” – pessoal, isso é o conjunto de medidas de tendência central (média, moda e mediana) e dispersão (basicamente, variância, desvio médio e desvio padrão).

“Probabilidade. 2.1 Definições básicas e axiomas. 2.2 Probabilidade condicional e independência. 2.3 Variáveis aleatórias discretas e contínuas. 2.4 Distribuição de probabilidades. 2.5 Função de probabilidade. 2.6 Função densidade de probabilidade[…]2.8 Distribuições especiais. 2.9 Distribuições condicionais e independência.” – traduzindo, estes são os tópicos estudados em probabilidade e distribuições de probabilidade, sejam essas discretas, contínuas e/ou conjuntas. Não tem segredo, basta estudarmos os axiomas e princípios básicos da probabilidade, seguindo com a análise das distribuições de probabilidade.Definiremos probabilidade da forma mais ampla possível e estudaremos qual a diferença de análise entre distribuições discretas e contínuas, destacando algumas distribuições especiais de cada tipo.

“2.7 Esperança e momentos […] 3.Inferência estatística” – essa parte pode ser entendida como uma abordagem ampla da inferência estatística. Vamos estudar o que é a esperança estatística, o que é viés, consistência, dentre outras propriedades dos estimadores.

“3.1 Estimação pontual: métodos de estimação, propriedades dos estimadores, suficiência. 3.2 Estimação intervalar: intervalos de confiança, intervalos de credibilidade. 3.3 Testes de hipóteses: hipóteses simples e compostas, níveis de significância e potência de um teste, teste t de Student, teste qui-quadrado.” – este monte de coisa é um jeito detalhado de falar de Intervalo de confiança e testes de hipóteses. Vamos testar hipóteses a respeito de características de uma população ou amostra e, com base em estatísticas calculadas, verificaremos se a realidade se adequa à hipótese formulada!

“4 Análise de regressão linear. 4.1 Critérios de mínimos quadrados e de máxima verossimilhança. 4.2 Modelos de regressão linear. 4.3 Inferência sobre os parâmetros do modelo. 4.4 Análise de variância. 4.5 Análise de resíduos.” – traduzindo, isso é análise de regressão e correlação! A ideia básica é avaliar como é e se é possível estimar uma função linear que descreva a inter-relação entre diferentes séries de dados.

“2.13 Amostras aleatórias. 2.14 Distribuições amostrais.[…]5 Técnicas de amostragem: amostragem aleatória simples, estratificada, sistemática e por conglomerados. 5.1 Tamanho amostral.” – estudo das amostras! Iremos realizar estudos sobre amostragem, ou seja, quais as formas que temos de extrair uma amostra, quais as características destas amostras, etc.

“1.assimetria e curtose[…]Momento estatístico[…] 2.10 Transformação de variáveis. 2.11 Leis dos grandes números. 2.12 Teorema central do limite” – estes são tópicos diversos, que não costumam ser cobrados em provas de estatística de concursos públicos. Mas, não são nenhum “bicho de sete cabeças”, ok? Iremos tratar destes tópicos, principalmente, na última aula teórica do curso!

 

Quer conhecer mais?

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/estatistica-p-tce-sc-auditor-fiscal-de-controle-externo-2016/

 

Abraço e aguardo vocês

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.