Enem: como segurar a ansiedade até o resultado da prova?
Fernando Brito

Enem: como segurar a ansiedade até o resultado da prova?

Os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, devem ser divulgados na próxima sexta-feira, dia 17 de janeiro. As inscrições através do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, começam já na segunda, dia 21. Com a proximidade do grande dia, muitos candidatos aguardam ansiosos os seus desempenhos no exame.

Mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram para participar do Exame, que é a principal porta de entrada ao Ensino Superior Público do país. No twitter, muitos já se manifestam ansiedade diante da proximidade da publicação do resultado.

E você? Apreensivo com o resultado da prova? Será esse o seu ano? Nossa sincera torcida para que esse ano vc seja aprovado! Mas, como segurar a ansiedade até a divulgação do resultado do Enem?

Com certeza, para muitos, ainda não é período de férias. Isso porque candidatos ainda prestam provas de vestibulares nesse período. Na semana passada, foi aplicada a 2ª Fase da Fuvest. Neste domingo e segunda-feira, 12 e 13 de janeiro, mais de 13 mil prestam as provas da 2ª Fase da Unicamp.

Sei bem como é esse período. Eu também já prestei vestibular e Enem. Quase “surtava” aguardando o resultado das provas e ficava triste e decepcionado com os resultados negativos.

Mas, o ideal para quem está aguardando a notícia é manter a calma, a tranquilidade, procurar programas para se distrair, ver um filme, ler um livro, visitar familiares, amigos e aguardar o resultado da prova.

É importante estar ciente de que você deu o seu melhor em 2019 estudando para os seletivos. E, mesmo que você não tenha tido um bom resultado, tome-o como aprendizado. Elenque os erros, otimize a sua preparação em 2020 e recomece. É essencial não desistir porque tudo acontece no seu tempo.

Eu mesmo durei alguns anos para passar no curso dos meus sonhos (jornalismo), mas nem por isso eu desisti daquilo que planejei para a vida. Sério! Eu prestei cinco edições do Enem para poder passar. E nem por isso eu me sinto menor. Até porque nesse meio tempo eu cheguei a ser aprovado em outros cursos, como: Física, Matemática, História…

Cheguei até cursar a faculdade de Letras e Gestão de Sistemas de Informação enquanto não passava no curso dos meus sonhos. Eu só tinha a certeza que estava seguindo o caminho certo. Não desisti do meu propósito. É claro que às vezes a gente fraqueja durante a caminhada rumo à aprovação.

Durante a minha fase de vestibulando, tudo o que eu ouvia era: “Calma, que as coisas acontecem no tempo delas. É preciso respeitar o tempo de Deus”. Às vezes eu ficava chateado por todo mundo falar a mesma coisa. Hoje eu entendo por que demorou tanto! :)

Provão de Bolsas – 50% a 100%

Você sabia que o Estratégia Vestibulares vai realizar no dia 19 de janeiro um provão de bolsas? Serão distribuídas bolsas de estudos entre 50% e 100% de desconto para os 100 primeiros colocados. Milhares de candidatos já se inscreveram para participar do seletivo. Quer estudar com qualidade em 2020? Aproveita a oportunidade e inscreva-se gratuitamente.

Leia mais…

Compartilhe:

Fernando Brito

Fernando Brito

Jornalista com experiência em web, TV, impresso, assessoria de comunicação, mídias sociais, cerimonial e media training. Atualmente é responsável pelo jornalismo do Estratégia Concursos, atuando como analista de SEO e coordenador de conteúdo. Por dois anos foi repórter no G1, o site de notícias da Globo. Atuou ainda como repórter da editoria de esportes do Jornal Diário do Povo. Foi assessor de comunicação da Fundação Municipal de Saúde de Teresina-PI, e ainda fez trabalhos como freelancer tendo como clientes sindicato, políticos e autoridades públicas. Atuou ainda no treinamento de mídia (Media Trainning) de todo o secretariado da Prefeitura de Timon-MA e de gestores em saúde na Prefeitura de Teresina-PI.

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.