Artigo

Edital TRT 24 (MS) foi publicado pela FCC. Veja a análise COMPLETA do certame.

Edital TRT 24 (MS) foi publicado pela FCC. Veja a análise COMPLETA do certame.

Olá, meus amigos! edital trt 24O tópico de hoje é o edital TRT 24 (MS), que foi publicado em 05/12 pela banca FCC. Falaremos tudo o que você precisa saber para se preparar em alto nível e chegar muito competitivo no dia da prova, em 26/03/2017.

Temos acompanhado muitos concursos de Tribunais de perto, em particular da banca FCC, o que nos permitiu conhecer muito bem aspectos que o candidato precisa levar em consideração para se preparar para estes certames. Em primeiro lugar, tenha em mente as datas para inscrição no concurso: entre 8 e 26 de dezembro deste ano. Elas custam 80 reais para os cargos de Técnico Judiciário (nível médio) e 100 reais para os cargos de Analista Judiciário (nível superior).

Veja na tabela abaixo os cargos que serão objeto de seleção, bem como o requisito de escolaridade para cada cargo.

EDITAL TRT 24 MS

cargosnm

Se você não está tão acostumado com concursos de Tribunais, talvez tenha estranhado que no edital TRT 24 (MS) consta apenas 1 vaga para Oficial de Justiça, e todos os demais cargos tem apenas a formação de cadastro de reserva. Saiba que esta é a regra nos concursos de Tribunais: eles costumam ter poucas (ou mesmo nenhuma) vagas no edital, porém ao longo da validade do concurso eles tendem a chamar muitos candidatos. Para exemplificar, no último concurso TRT 24 (MS) foram convocados mais de 260 candidatos!

Como disse anteriormente, as provas serão aplicadas em 26 de Março de 2017, ou seja, daqui a quase 4 meses, o que permite um excelente estudo de reta final. Veja no quadro abaixo as provas que serão aplicadas:

edital trt 24 ms

Como pode ser visto, alguns cargos terão prova discursiva do tipo Redação:

  • Analista Judiciário – Área Administrativa (AJAA)
  • Analista Judiciário – Oficial de Justiça Avaliador Federal (OJAF)
  • Analista Judiciário – Área Judiciária (AJAJ)

Outros cargos terão provas discursivas do tipo Estudo de Caso. São os Analistas Judiciários das áreas de Biblioteconomia, Contabilidade, Engenharia, Medicina e Tecnologia da Informação.

Já os cargos de nível médio terão apenas provas objetivas, com exceção dos Técnicos Judiciários da área de Segurança, que também devem enfrentar uma prova de capacidade física, o que é natural para esta função.

Repare que as provas objetivas e discursivas serão realizadas juntas, no mesmo turno. No período da manhã do dia 26 de Março serão aplicadas todas as provas para cargos de nível médio, e no período da tarde do mesmo dia serão realizadas as provas de nível superior. Assim, é possível que o candidato se prepare para um cargo de Analista e outro de Técnico, e realize as duas provas. Como veremos, há grande similaridade entre as disciplinas de alguns cargos, o que permite este tipo de planejamento.

Ainda em relação à prova discursiva, veja a seguir quantas Redações serão corrigidas para cada cargo:

  • AJAA: 48 da ampla concorrência e 12 da cota negros
  • OJAF: 192 da ampla concorrência e 48 da cota negros
  • AJAJ: 288 da ampla concorrência e 72 da cota negros

Com relação aos Estudos de caso, serão corrigidos 48 da ampla concorrência e 12 da cota negros para cada cargo, com exceção dos Técnicos Judiciários da Área de Tecnologia de Informação, cujos números são o dobro (96 e 24, respectivamente).

Conheça os mapas mentais TRT 24 que o professor Fabrício Rêgo preparou para este certame:

Mapas mentais TRT 24 Mato Grosso do Sul – confira!

Para a prova de capacidade física do cargo de Técnico Judiciário – Segurança serão convocados os 48 mais bem classificados nas provas objetivas, na ampla concorrência, e também os 12 mais bem classificados na cota negros.

As provas de conhecimentos gerais terão a seguinte composição para todos os cargos:

  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico-Matemático
  • Noções sobre direitos das pessoas com deficiência (matéria que se tornou obrigatória com a Resolução CNJ 230/2016)
  • Noções de Informática (com exceção dos cargos de Tecnologia da Informação, que vão enfrentar estes assuntos nos conhecimentos específicos).

As disciplinas de conhecimentos específicos variam de cargo para cargo. O Estratégia Concursos já lançou cursos completos para o concurso TRT 24 (MS). Os cursos estão sendo atualizados pelos professores para refletirem 100% o edital TRT 24 publicado pela banca FCC. Para conhecer os cursos e baixar gratuitamente as aulas demonstrativas, acesse:

CURSOS PARA CONCURSO TRT 24 (MS)

Para acessar o edital no Diário Oficial da União, clique em: Edital TRT 24 (MS)

Vou ficando por aqui. Deixo abaixo a análise que eu havia efetuado sobre o último edital TRT 24, pois ela pode trazer mais elementos interessantes para a sua preparação.

Um forte abraço,

Prof. Ricardo Vale

Análise do último edital TRT 24 (MS)

O objetivo do nosso texto é passarmos em revista os principais tópicos do edital TRT 24ª Região de 2010. Isso nos permitirá ter uma noção sobre o próximo certame, que tende a ser não muito diferente do anterior.

De início, vou repetir o que sempre falamos aqui no Estratégia: os concursos de tribunais sempre “nos enganam” acerca do quantitativo de vagas. Dito de outra forma: publicam os editais com números bem baixos de vagas, mas como a rotatividade na maioria dos cargos e grande, terminam por convocar muitos servidores. Não é difícil encontrarmos concursos de tribunais que convocam até 20 vezes mais que o número de vagas inicialmente previsto no edital.

Vamos especificamente ao caso do TRT MS. Esses dados dizem respeito aos aprovados convocados até abril de 2015 (o último concurso do Mato Grosso do Sul expirou em junho de 2015, isto é, há 1 ano e meio).

  • Analista – Área Judiciária – 87 convocações
  • Analista – Área Administrativa – 5 convocações
  • Analista – Execução de Mandados – 36 convocações
  • Analista – Tecnologia da Informação – 11 convocações
  • Técnico – Área Administrativa – 123 convocações
  • Técnico – Tecnologia da Informação – 3 convocações

Os números dizem por si, não é verdade?! Foram 265 convocações, considerando somente a ampla concorrência! Se você quiser ver os números completos, clique aqui (não precisa acreditar em mim rs):

Convocações do último concurso TRT 24 (MS)

Caso queira saber mais sobre as carreiras, convido vocês a acessarem, ao final deste texto, alguns artigos escritos pelo professor Fabrício Rêgo, que hoje faz parte da carreira de tribunais da União (TJDFT) e sempre se dedicou ao estudo para esses concursos.

EDITAL TRT 24 (MS)

Como dito, o último edital TRT 24 (MS) foi publicado em 2010 e teve como banca examinadora a Fundação Carlos Chagas – FCC. Nos concentraremos, aqui, nos cargos ao quais nos referimos anteriormente, haja vista serem os mais procurados.

Registre-se, de início, que apenas os cargos AJAA, AJAJ e Oficial de Justiça tiveram prova discursiva. Acredito, contudo, que isso não se repetirá no próximo edital, haja vista que nos últimos até para os cargos de técnico foram exigidas provas discursivas, a exemplo do TRT 20ª Região, lançado no segundo semestre de 2016. Assim, sugiro se preparar pensando numa prova discursiva, treinando bastante a escrita.

As provas objetivas foram com 60 questões, sendo metade de conhecimentos básicos e a outra de específicos, esta última com peso 2.

A FCC, como imagino que já deve saber, é uma banca em que a disputa por pontos é muito mais acirrada. Primeiro porque as questões são em menor número, o que dilui menos a pontuação, logo, aumenta a nota de corte. Segundo porque ela costuma ser literal na cobrança de normas, o que demanda muita concentração do candidato e resoluções de questões anteriores.

Eis aqui a importância de se realizar uma preparação focada, sem perda de tempo, na exata medida do que a banca costuma exigir em suas provas.

O Estratégia Concursos já lançou cursos focados no edital TRT 24 (MS). Nossos cursos contêm o conteúdo completo que será cobrado na sua prova. São PDF´s e videoaulas, além de um fórum de dúvidas exclusivo na área do aluno para você esclarecer pontos com seus professores. Confiamos tanto na qualidade da nossa equipe e dos nossos materiais que nós temos uma política de satisfação garantida ou seu dinheiro de volta, em até 30 dias e sem burocracia. Você não tem nada a perder, conheça nossos cursos!

Cursos TRT 24ª Região

Professor, o que estudar para o concurso TRT MS?

O ideal é  evitar “adivinhações” e focarmos no último edital. Afinal de contas, se você cobrir bem o que foi exigido no último edital, terá uma “folguinha” para estudar uma ou outra novidade que apareça no edital 2016/2017, concorda? Vejamos o que foi exigido para cada cargo.

AJAJ e Oficial de Justiça

Conhecimentos gerais

  • Português
  • Matemática e raciocínio lógico-matemático

Conhecimento específicos

  • Direito constitucional
  • Direito processual do trabalho
  • Direito do trabalho
  • Direito processual civil
  • Direito civil
  • Direito administrativo

AJAA

Conhecimentos gerais

  • Português
  • Matemática e raciocínio lógico-matemático
  • Noções de direito (constitucional e administrativo)

Conhecimento específicos

  • Administração pública
  • Administração de recursos humanos
  • Noções de direito processual do trabalho
  • Noções de direito do trabalho
  • Noções de contabilidade pública
  • Noções de orçamento público

TJAA

Conhecimentos gerais

  • Português
  • Matemática e raciocínio lógico-matemático
  • Noções de direito (constitucional e administrativo)

Conhecimentos específicos

  • Administração pública
  • Noções de direito processual do trabalho
  • Noções de direito do trabalho
  • Noções de gestão pública

Você já conhece o Informativo Estratégico? Veja essa novidade que preparamos para vocês: informativos do STF e STJ comentados pela equipe de professores do Estratégia.

Informativo STJ

Informativo STF

Como prometido, segue os links e, ao final, a íntegra do último edital TRT MS:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/concurso-trt-24/

Concursos Tribunais: mais de 9,2 mil vagas previstas para 2024

Analista Judiciário: conheça minha carreira!

Oficial de Justiça: conheça minha carreira!

Mapas mentais TRT 20 – Sergipe – mais uma novidade!

Íntegra do edital:

Edital TRT 24 (MS)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Bom dia! A disciplina de Noções de Informática está prevista para todos os cargos (exceto, Analista e Técnico - Especialidade Tecnologia da Informação). Equipe de Jornalismo Estratégia Concursos
    Wesley Teles em 05/12/16 às 07:50
  • Não haverá informatica? :o
    carinha dos concursos em 21/11/16 às 05:28