Edital SEDU Espírito Santo - Professor: conheça a fundo o certame!
Área Educacional

Edital SEDU Espírito Santo – Professor: conheça a fundo o certame!

Edital SEDU Espírito Santo – Professor

edital seduNa cerimônia de posse de mais de 700 professores aprovados no último concurso Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU/ES), em julho de 2016, o Governador do Estado afirmou que pretende lançar novo concurso para professor ainda em 2016, disponibilizando 1.000 oportunidades. Ademais, afirmou que a meta é realizar um concurso a cada ano.

Neste artigo, analisaremos o último edital SEDU/ES, concurso aplicado em 2015 pela Fundação Carlos Chagas – FCC. Para você que já quer iniciar a sua preparação com foco, acesso ao final deste artigo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB, esquematizada.

Foram oferecidas vagas para doze disciplinas de professor nas seguintes disciplinas:

edital SEDU

QUANTO GANHA UM PROFESSOR NO ESPÍRITO SANTO?

De acordo com o edital SEDU/ES de 2015, a remuneração variou de R$ 1.982,55 até 3.554,92, de acordo com a escolaridade, por uma carga horária de 25 horas. Conheça abaixo os detalhes do subsídio inicial em cada faixa remuneratória:

edital SEDU 1

Claro que você já sabe o que faz um professor, mas vamos ver abaixo o que trouxe o edital SEDU/ES acerca das atribuições do cargo de professor:

“Preparar e ministrar aulas; avaliar e acompanhar o aproveitamento do corpo discente de Ensino Fundamental e Ensino Médio, no respectivo campo de atuação, em conformidade com a previsão do anexo III da Lei no 5.580, de 13 de janeiro de 1998 e alterações (Plano de Carreira e Vencimentos do Magistério), bem como em conformidade com o artigo 13 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; cumprir os dias letivos e horas/aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, a avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.”

Professora, como foi a prova desse concurso?

A prova constou com 70 questões objetivas, sendo 30 de conhecimentos básicos e 40 de conhecimentos específicos.

Os conhecimentos básicos foram Língua Portuguesa e Conhecimentos Pedagógicos. Ao passo que os específicos variaram de acordo com o cargo (veja ao final o edital SEDU/ES completo).

Além disso, teve uma prova discursiva com duas questões e prova de títulos.

O Estratégia Concursos já lançou cursos em PDF e videoaulas para a sua preparação focada no concurso professor SEDU/ES. Nossos cursos são elaborados focados 100% no edital, de modo que você não precise estudar por nenhum outro material. Além disso, o aluno conta com um fórum de dúvidas exclusivo para questionar os professores. Acesse o link abaixo e veja uma aula demonstrativa.

CURSOS SEDU/ES

Conhecimentos Pedagógicos SEDU/ES

As provas objetivas e discursivas foram realizadas nas seguintes cidades, à escolha do candidato:

  • Vitória
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Colatina
  • Linhares
  • São Mateus
  • Vila Velha

Quanto à prova discursiva, existe uma peculiaridade. Todos os candidatos fizeram junto com a prova objetiva, mas a correção da discursiva se deu até um determinado limite de aprovados na objetiva. Esse limite variou de acordo com a cidade e com a disciplina escolhida pelo candidato. Veja no edital SEDU/ES ao final desta página a tabela completa.

A avaliação de títulos é algo que pesa bastante na classificação do concurso, sobretudo para professor da Secretaria de Educação do Espírito Santo. Confira no quadro abaixo como foi dividida a pontuação:

edital SEDU2

Professora, mesmo sem saber exatamente as áreas do próximo concurso, o que já posso estudar desde agora?

DICAS DE ESTUDO – EDITAL SEDU/ES

Importantíssimo a qualquer docente, a Lei de Diretrizes e Bases é material de cabeceira, se você quer passar no concurso. Mais abaixo, daremos um presente a você que está tomando a decisão de estudar para o concurso SEDU/ES.

Compreender os tipos de avaliações existentes, bem como a importância do planejamento, segundo Piletti, podem te ajudar a alcançar a tão sonhada vaga. 

É importante que você comece a estudar desde já!

Conforme prometido, segue abaixo a LDB Esquematizada:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/ldb-esquematizada-e-atualizada-p-concursos/

Confira abaixo o edital SEDU/ES completo:

Até mais, pessoal.

Bons estudos.

 

Estamos com juntos até sua posse.

Fernanda :=)

Posts Relacionados

Fernanda Lima

Fernanda Lima

Pedagoga formada pela UnB - Universidade de Brasília, Especialista em Docência do ensino superior e atualmente estudante de Letras da UnB. Dedica-se ao ensino dos Conhecimentos Pedagógicos para Concursos após ter logrado êxito em diversos concursos como: orientação educacional, secretaria de Educação, Codevasf, BRB, Caixa Econômica. Foi empossada no Ministério da Justiça em 2009 quando logrou êxito no concurso para Pedagoga (5o lugar). Atualmente é empregada pública da Caixa Econômica Federal:)

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados