Artigo

Edital publicado: vale a pena mudar de área do concurso?

Olá, concurseiro, no artigo de hoje vamos tratar de um assunto que é uma dúvida constante de quem está se preparando para concursos há um tempo: o edital de outro concurso foi publicado, vale a pena mudar de área? Acompanhe até o final do artigo que iremos abordar todas as questões que devem passar pela sua cabeça na hora de tomar essa importante decisão.

Edital publicado: vale a pena mudar de área do concurso?

Tomar a decisão de estudar para concursos é um passo importante e significativo na busca por uma carreira estável e promissora. Em um mundo altamente competitivo, os concursos públicos têm se destacado como uma oportunidade de conquistar estabilidade financeira, segurança no emprego e benefícios atraentes.

Nesse aspecto um estudo estratégico e eficiente envolve a escolha de uma área dentre as diversas possíveis (área fiscal, controle, policial, administrativa) com o objetivo de aproveitar o máximo as disciplinas estudadas em mais de uma prova e com isso ampliar suas oportunidades. 

Como escolher a área para prestar concurso? – Descubra aqui!

Saiba que independente da área escolhida, todas elas envolvem um grupo de disciplinas básicas que você deve dominar se quiser ver seu nome entre os aprovados. Essas disciplinas além de caírem em quase todas as provas da sua área escolhida, geralmente são as que representam a maior parte dos pontos da prova e que sem dúvidas também serão de extrema importância na hora de você exercer o seu futuro cargo.

Por isso a decisão de vale a pena mudar de área do concurso após o edital ser publicado pode ser muito arriscada ou uma grande oportunidade dependendo de algumas variáveis que iremos elencar a seguir.

Análises objetivas

Antes de ser dominado pela emoção de um novo edital e seguir em frente, é preciso verificar o aspecto fundamental, que é o tempo. Aconselho que ao se interessar por um novo concurso, leia o edital e verifique qual a data da prova daquele concurso. Você terá 2, 3 ou 4 meses para se dedicar para as matérias novas? O tempo é uma das variáveis fundamentais quando se fala em preparação para concursos. Analise, portanto, quantos dias e quantas horas líquidas de estudos você terá até o dia da prova para pensar se vale a pena ou não mudar de área do concurso após o edital ser publicado.

O segundo ponto que você deve considerar é “quais matérias podem ser aproveitadas e quantas novas você terá que estudar do zero”, aqui vale a pena dar uma olhada no conteúdo dessas disciplinas. São disciplinas muito extensas ou com muitas aulas? Saiba que o tempo para compreendê-las será maior e provavelmente você terá que despender a maior parte do seu tempo para elas, para isso o ideal é que você já esteja com um desempenho bom nas disciplinas comuns.

Para fazer essa análise recomendo que elenque numa planilha, do Excel por exemplo, cada uma das disciplinas de ambas as áreas e vá marcando aquelas que você já estudou e as que você já tem certa afinidade. Isso facilitará a visualização do que resta estudar.

Esses dois pontos acredito que são os mais importantes, eles te posicionarão na sua trajetória até o dia da prova e o quanto resta para percorrer até lá. Com essas informações em mão você poderá analisar os demais pontos.

Não há expectativas para provas para a área para qual você vinha estudando.

Nesse caso, se você já está avançado no conteúdo, mudar de área com a publicação do edital pode ser uma boa oportunidade, tendo em vista que você irá ampliar as suas chances de aprovação.

Porém, caso ainda seja iniciante na sua primeira área escolhida, vale a pena refletir mais um pouco sobre qual área escolher, pois saiba que o período do pós edital requer foco, sendo assim terá que parar ou diminuir a frequência dos estudos da sua área escolhida inicialmente. 

Considerações Finais ao decidir se vale a pena mudar de área do concurso após o edital ser publicado

Independente da sua escolha, saiba que ao decidir estudar para concursos, é preciso estar ciente dos desafios que virão pela frente. O processo de preparação exige disciplina, organização e dedicação, já que é necessário absorver uma quantidade substancial de conhecimento. Apesar das técnicas, planejamento e organização dos estudos que podemos oferecer para os alunos, é necessário que ele tenha condições para ver a maior parte do conteúdo da prova, para que chegue com condições de ser um dos aprovados ao final da seleção.

Ao decidir se vale a pena mudar de área do concurso após o edital ser publicado, é fundamental compreender a importância de não ficar pulando de galho em galho, ou seja, não se dispersar ou mudar constantemente de foco durante a preparação. Manter a concentração em um objetivo específico é crucial para alcançar o sucesso num ambiente altamente competitivo. Ao se dedicar de forma consistente a um único concurso, é possível aprofundar o conhecimento nas matérias exigidas, assimilar o conteúdo de forma mais eficiente e desenvolver uma base sólida para responder às questões com segurança. 

Além disso, ao permanecer em uma mesma área você terá uma visão mais clara do progresso, permitindo identificar pontos fortes e fracos, ajustar a estratégia de estudo e direcionar os esforços de forma mais efetiva. Pulando de galho em galho, corre-se o risco de não aprofundar o conhecimento em nenhuma área específica, prejudicando o desempenho nas provas e comprometendo a chance de alcançar a aprovação almejada. Portanto, a consistência e o foco são fundamentais para maximizar o potencial de sucesso em concursos públicos.

Enfim, pessoal, espero que com esse pontos levantados no artigo de hoje você possa tomar uma boa decisão se vale a pena mudar ou não de área do concurso após o edital ser publicado e possa lá na frente colher os frutos de todos os seus esforços.

Contem sempre conosco. Abraços e bons estudos!

Fernanda HarumiProfessora e Coach do Estratégia Concursos

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.