Artigo

Edital ISS Campinas: O que esperar da prova de Contabilidade?

Tudo bem, pessoal? Aqui é o professor Julio Cardozo falando, tudo bem? O mês de julho começou animado para a área fiscal com a publicação do aguardado edital do ISS Campinas.

Trata-se de um excelente cargo, remuneração muito boa e a possibilidade de viver e trabalhar em uma das melhores cidades do Brasil: Campinas.

Nosso objetivo aqui é fazer alguns comentários sobre o edital de Contabilidade com uma proposta de estudo para vocês.

Primeiro ponto que queremos destacar é que temos “duas provas” da nossa disciplina, porque o edital veio com: Contabilidade Geral e Contabilidade Avançada, o que faz muita diferença nos seus estudos, meus amigos!

O edital veio com diversos Pronunciamentos Contábeis de maneira explícita, além daqueles que já estão contidos na parte de Contabilidade Geral.

Além disso, teremos 20 questões de Contabilidade Geral/Avançada/Auditoria e eu estimo que temos entre 12 a 15 questões de Contabilidade Gera/Avançada. Dá para a banca fazer uma prova bem distribuída.

Estes são os Pronunciamentos Contábeis que estão apresentados explicitamente no edital e que devem ser estudados para essa prova:

CPC 00 Estrutura Conceitual
CPC 01 Valor Recuperável de Ativos
CPC 02 Taxas de câmbio e conversão de demonstrações contábeis
CPC 03 Demonstração dos Fluxos de Caixa
CPC 04 Ativo Intangível
CPC 06 Operações de Arrendamento Mercantil
CPC 07 Subvenção e Assistência Governamentais
CPC 08 Custos de Transação
CPC 09 Demonstração do Valor Adicionado (DVA)
CPC 12 Ajuste a Valor Presente
CPC 15 Combinação de Negócios

CPC 16 Estoques
CPC 18 Investimento em Coligada, em Controlada e em Empreendimento Controlado em Conjunto
CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro
CPC 25 Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes
CPC 26 Apresentação de Demonstrações Contábeis
CPC 27 Ativo Imobilizado
CPC 28 Propriedade para Investimento
CPC 31 Ativo Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada
CPC 33 Benefícios a Empregados (sinceramente, não vale a pena estudar)
CPC 46 Mensuração do Valor Justo

Antes de você começar a xingar a minha querida mãezinha (rsrsr), quero te dizer que o nível de aprofundamento esperado, baseado em concursos anteriores da banca que tinham uma prova de Contabilidade Avançada, não é tanto assim, apenas os tópicos iniciais desse pronunciamentos serão cobrados. Não entre em desdespero.

Mas a verdade é que temos sim, ITENS BEM AVANÇADOS NESSE EDITAL, como Reestruturação Societária, Tratamento de Lucros Não Realizados, Conversão de Balanços.

Se você quer mesmo brigar por uma dessas vagas em Campinas, precisa se preparar em alto nível, meu amigo. Os recentes resultados publicados de concursos de fiscos municipais apresentam notas de corte na casa de 90% (isso mesmo, noventa por cento), então, temos que fazer o melhor.

Para te ajudar na preparação, temos um curso de provas comentadas da VUNESP, com mais de 300 questões comentadas, resumo de Contabilidade. Material top para essa reta final.

Baixe a aula demonstrativa do curso aqui, gratuitamente, e divirta-se:
https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/provas-comentadas-de-contabilidade-banca-vunesp-2019/

Todas as aulas já estão postadas e faremos ainda mais uma pesquisa para acrescentarmos mais alguma questões para ajudar no que for possível. Um forte abraço a todos e fiquem com Deus.

Prof. Julio Cardozo (@profjuliocardozo)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Delso, os assinantes tem SIM acesso a esse material! Caso não encontre, envie uma mensagem para [email protected] e eles vão te ajudar a encontrar esse material. .
    Júlio Cardozo em 03/07/19 às 20:20
  • Olá professor, assinantes não tem acesso gratuito a esse material de provas comentadas ? Não encontrei para matricular. Obrigado
    delso em 01/07/19 às 20:00