Artigo

Edital IBAMA – Análise completa do certame – Tudo o que você precisa saber

Edital IBAMA – Análise completa do certame – Tudo o que você precisa saber

edital IBAMA

Concurso Analista Ambiental do IBAMA

Olá, pessoal!

Tudo bem!?

Vamos fazer uma análise completa do último edital para o concurso de Analista Ambiental IBAMA no intuito de deixá-los super-preparados para o próximo e assim você vai sair na frente para conquistar a tão sonhada vaga!

O último concurso IBAMA para Analista Ambiental foi realizado em 2012 e contemplou três áreas (temas):

  • Tema 1: Licenciamento ambiental
  • Tema 2: Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
  • Tema 3: Gestão, proteção e controle da qualidade ambiental

Essa divisão por Temas, no edital IBAMA, já é um ponto importante a ser considerado!

É de praxe que o edital IBAMA seja dividido por Temas. Já tivemos concurso sem divisão por temas, mas todos os mais recentes seguiram o padrão de dividir as vagas por áreas.

Em 2008, por exemplo, concurso em que eu fui aprovado, nós tivemos 6 Temas:

  • Tema 1 – Subtema 1.1 – Licenciamento e Auditoria Ambiental
  • Tema 1 – Subtema 1.2 – Regulação, Controle e Fiscalização Ambiental
  • Tema 3 – Gestão, Proteção e Controle da Qualidade Ambiental
  • Tema 4 – Ordenamento dos Recursos Florestais e Pesqueiros
  • Tema 5 – Conservação, Manejo e Proteção das Espécies da Fauna
  • Tema 6 – Estímulo e Difusão de Tecnologias, Informação e Educação Ambiental

Notem que, no concurso IBAMA de 2008, o Tema 1 foi ainda dividido em dois subtemas.

O candidato tinha que escolher um único tema no momento da inscrição. Neste concurso de 2008, nós tivemos vagas para quase todos os Estados, mas a maior quantidade de vagas era para o DF e para o Tema 1 – Subtema 1.1 – Licenciamento e Auditoria Ambiental.

Geralmente, o Tema 1 (Licenciamento Ambiental) é o que tem mais vagas.

edital IBAMA

Analista Ambiental do IBAMA

Ok! Mas quais são as atribuições e requisitos para o cargo de Analista Ambiental:

Para ocupar o cargo de Analista Ambiental é necessário diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no órgão de classe específico, quando for o caso.

As atribuições do cargo são: planejamento ambiental, organizacional e estratégico afeto à execução das políticas nacionais de meio ambiente formuladas no âmbito da União, em especial as que se relacionam com as seguintes atividades; regulação, controle, fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental; monitoramento ambiental; gestão, proteção e controle da qualidade ambiental; ordenamento dos recursos florestais e pesqueiros; conservação dos ecossistemas e das espécies neles inseridas, incluindo seu manejo e proteção; e estímulo e difusão de tecnologias, informação e execução de programas de educação ambiental.

Remuneração – Edital IBAMA

Os servidores contam com remuneração inicial que chega a quase 8 mil reais, somando os auxílios, como auxílio alimentação. Além disso, quem tem filho tem direito ainda a auxílio-creche. Há também benefícios como adicional de qualificação e adicional de cursos de capacitação.

A jornada de Trabalho é de 40 horas semanais e os novos servidores podem ser lotados em unidades com necessidade de pessoal do Ibama em todo o país, conforme distribuição de vagas, prevista em edital.

Os últimos editais ofereceram vagas para Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Vamos falar agora sobre como são as provas.

Os concursos Ibama são tradicionalmente organizados pelo Cespe/UnB, no estilo CERTO/ERRADO. As seleções compreendem provas objetiva e discursiva, exigindo dos candidatos um altíssimo nível de preparação e um estudo pré-edital de muita dedicação.

O concurso de 2012 (último realizado para Analista Ambiental) cobrou:

  • 50 itens de conhecimentos básicos:
    • Língua Portuguesa;
    • Atualidades;
    • Ética no Serviço Público;
    • Noções de Direito Constitucional;
    • Noções de Direito Administrativo;
    • Legislação do Setor de Meio Ambiente.)
  • 70 itens de conhecimentos específicos (depende do Tema escolhido)
  • Tema 1: Licenciamento Ambiental (Licenciamento ambiental federal +Socioeconomia relacionada ao licenciamento ambiental federal + Infraestrutura & gestão ambiental no licenciamento ambiental federal)
  • Tema 2: Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental (Informática + Raciocínio lógico + Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental)
  • Tema 3: Gestão, proteção e controle da qualidade ambiental (Língua inglesa + Gestão de resíduos sólidos e substâncias perigosas + Proteção da atmosfera + Poluição sonora + Remediação ambiental e dispersantes químicos + Noções de pedologia + Noções de fitossanidade + Segurança química + Noções de química ambiental + Noções de ecotoxicologia)
  • Discursiva (uma redação e duas questões práticas)

Local de realização das provas

As provas do concurso costumam ser aplicadas em todas as capitais.

Concorrência (Relação candidato/vaga)

Em 2012, foram 16.290 inscritos para 108 vagas, o que dá quase 151 candidatos disputando cada vaga.

O tema mais concorrido foi o Tema 1: Licenciamento Ambiental.

Dicas para o início dos estudos

Nesta fase inicial é importante traçar um planejamento e já começar os estudos com materiais de qualidade, atualizados, com foco específico no próximo edital IBAMA.

Escolha um tema e comece a estudar as disciplinas básicas como Língua Portuguesa; Atualidades; Ética no Serviço Público; Noções de Direito Constitucional; Noções de Direito Administrativo; e Legislação do Setor de Meio Ambiente.

O estudo da parte específica vai depender do Tema (área) que você escolheu.

Treine bastante também para a prova discursiva, escrevendo sobre um tema da área específica. Por exemplo, em uma semana elabore uma redação sobre licenciamento ambiental, suas etapas e licenças exigidas. Na outra semana, escreva sobre os grupos e categorias de unidades de conservação. Assim, você estará escrevendo sobre os principais tópicos do edital.

O Estratégia Concursos já lançou cursos focados no edital IBAMA. Nossos cursos contêm o conteúdo completo que será cobrado na sua prova. São PDF´s e videoaulas, além de um fórum de dúvidas exclusivo na área do aluno para você esclarecer pontos com seus professores. Confiamos tanto na qualidade da nossa equipe e dos nossos materiais que nós temos uma política de satisfação garantida ou seu dinheiro de volta, em até 30 dias e sem burocracia.

Cursos p/ Concurso IBAMA

O artigo te ajudou? deixe um comentário! Deixe também suas sugestões e dúvidas, que terei prazer em responder todos vocês!

Um abraço e bons estudos!

Prof. Rosenval Jr.
https://www.facebook.com/rosenvaljr/

https://www.youtube.com/c/rosenvaljunior

Instagram: @profrosenval

Cursos específicos para Analista Ambiental do IBAMA: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/ibama-analista-61/

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá Rosenval Júnior! Por favor, pode informar se no concurso do IBAMA para Analista Ambiental - Fiscalização, o candidato precisa está inscrito no conselho de classe. Fiz Licenciatura em Ciências Biológicas. E se para essa área é necessário ser bacharel. Obrigado!
    Paulo Sérgio Souza em 17/09/20 às 09:29
  • Muito bom as dicas para o concurso do IBMA. Obrigado! Att,
    Gilvan da Silva em 31/03/19 às 14:30
  • Caro Rosenval Júnior, concordo plenamente com o comentário da Rosimária e também venho por meio deste agradecer a sua colaboração e desejar muito sucesso. Que Deus continue lhe abençoando sempre com o dom de servir ao próximo...
    João Marcos em 11/06/18 às 10:51
  • Ótima todas essas informações. Muito obrigada! E, parabéns Rosenval Júnior, por toda sua dedicação aos estudos e sucesso com os mesmos. Deus o abençoe!
    Rosimária em 27/02/18 às 16:28
  • Oi, Taciane! Por enquanto, temos apenas uma solicitação de autorização pa realização do concurso. Caso seja autorizado, teremos a fase de escolha da Banca Examinadora, publicação do edital, aplicação das provas, homologação do resultado, e por fim as nomeações. Não dá para afirmar quanto tempo extamente isso vai levar. Para tomar posse e entrar em exercício você vai precisar apresentar diploma de conclusão de curso superior. Abraços e sucesso!
    Rosenval Júnior em 25/06/17 às 09:07
  • Oi, David! Você pode fazer o concurso. Se o órgão exigir o registro profissional você terá que apresentar. Você consegue resolver isso facilmente no CREA, caso seja exigido. Depois você poderá solicitar remoção sim, observando as disposições da Lei 8.112/90. Abraços!
    Rosenval Júnior em 13/06/17 às 21:59
  • Olá, Jean! Infelizmente eu que não pude assumir o compromisso agora! Estou bastante ocupado com outros projetos como o meu Mestrado e por isso não abri novas turmas para a parte específica. Espero lançar novamente mais para frente. Abraços e obrigado pela consideração.
    Rosenval Júnior em 13/06/17 às 21:56
  • Muito obrigado e sucesso em suas escolhas!
    Rosenval Júnior em 13/06/17 às 21:54
  • Oi, Rogério! Auditoria não é ainha área. Sugiro que consulte um professor que lecione a disciplina. Aqui no Estratégia temos especialistas nessa área que poderão orientá-lo devidamente.
    Rosenval Júnior em 13/06/17 às 21:54
  • Olá! Por enquanto só a parte básica a todos os temas. Abraços e bons estudos!
    Rosenval Júnior em 13/06/17 às 21:52
  • Obrigado! Não caiu no último concurso, mas nada impede que venha a ser cobrado no próximo! Abraços!
    Rosenval Júnior em 13/06/17 às 21:51
  • Obrigado! Sim! Entendo! Na verdade, o Ibama pode fazer concurso para áreas específicas! Basta querer! Por enquanto, a política tem sido de abrir as vagas para qualquer curso superior.
    Rosenval Júnior em 13/06/17 às 21:50
  • Olá! Pode mudar! Depende da demanda do IBAMA. Geralmente as provas são 90 dias após a publicação do edital. Abraços!
    Rosenval Júnior em 13/06/17 às 21:49
  • Olá, Alfredo! Ótima ideia! Temos interesse sim! Entre em contato comigo no Fabebook ou no instagram. Abraços!
    Rosenval Júnior em 13/06/17 às 21:48
  • Boa tarde, Alex! Pode fazer sim! É para qualquer curso superior. Pode fazer a prova em qualquer capital. Tem sido assim, mas só com o novo edital para termos certeza. Abraço!
    Rosenval Júnior em 13/06/17 às 21:47
  • Boa tarde professor, para o tema 2, para quem é formado em ciencias contabeis pode fazer este tema? Ex: Se a vaga de tema 2 não tem no meu estado eu tenho que ir até aquele estado que tem a vaga para prestar o concurso? Abraço
    ALEXANDER FERREIRA MAICA em 09/06/17 às 17:02
  • Olá Prof Rosenval, Gostaria de apresentar uma idéia para você, o que acha em preparar um curso voltado para o futuro cargo de técnico ambiental do IBAMA? Estou apresentando esta idéia pois sou técnico ambiental e gostei muito da sua forma de ensinar pois assistir a um vídeo de apresentação e tenho interesse em participar. Humildemente, Alfredo Neto.
    Alfredo em 21/05/17 às 22:46
  • Ola professor !! Tenho uma duvida , os temas vão ser sempre esses que vc postou ? ou muda? quantos dias depois do edital que e a realização das provas ? Abraços
    Sandy em 14/05/17 às 17:16
  • Seu artigo é bem esclarecedor. Parabéns. Minhas críticas são na verdade ao IBAMA e sua gestão organizacional. Minhas dúvidas são em relação a o motivo de os cargos de analista do IBAMA serem exigido formação em qualquer nível superior. Nós não vemos isso em concursos de outras áreas como na jurídica e de engenharia. Acho na verdade um descaso como o meio ambiente. Como um País que tem um patrimônio ambiental tão importante coloca qualquer pessoa pra trabalhar com meio ambiente no órgão máximo ambiental? Sinceramente, não entendo. Você já sentiu alguma posição do IBAMA em relação a corrigir isso?
    Ituza Celeste Garcia Ramos em 12/05/17 às 10:09
  • Boa noite professor ,gostaria de saber se o estratégia vai lançar o pacote específico para o ibama?Pois só tem os conhecimentos básicos.
    Vívia oliveira em 25/04/17 às 19:13
  • Parabéns prof pela ótima explicação, está bem detalhada e sanou quase todas as minhas dúvidas (que eram muitas...) Tenho muita vontade de trabalhar no IBAMA, porém, tenho 3 pequenos que consomem praticamente todo meu tempo... Não vejo a hora de sair o webnario para me incentivar mais ainda. Pretendo fazer o curso, mas sou formada há 10 anos em direito e nunca mais estudei nada, vc tem alguma dica p eu reiniciar os estudos sem "enroscar"? Só esse curso já será o suficiente para quem está a tanto tempo parada? Muito obrigada.
    Melissa em 15/04/17 às 20:53
  • Adorei a forma pratica de informar sobre o concurso que nao teve muito bla bla bla foi direto ao ponto abraços
    Ermiro Calixta de Paiva em 14/04/17 às 08:59
  • Caramba! vocês tiram as dúvidas mesmo. Professor só me tira uma dúvida a mais para eu começar os estudos. No TEMA I de analista ambiental parece que não cai inglês, estou certo?
    Gilberto Milla em 30/03/17 às 22:01
  • Boa noite Professor, parabéns pela dedicação, está fazendo um ótimo trabalho! Eu estou baixando as leis do Tema 2 para analista ambiental, porém tem um documento que já virei tudo e não acho, inclusive já procurei no site do TCU: item 4 "Portaria TCU n° 214/2001 4.1 Manual de Auditoria Ambiental - TCU." O professor sabe onde posso achá-lo?
    Rogério Alves da Silva em 28/03/17 às 01:31
  • Oi ótimo artigo, conteúdo muito bom e excelente currículo. O difícil é o dinheiro para adquirir os cursos pois exige investimento. Sou recém formada em agronomia e ainda estou desempregada. Aguardando um serviço para poder adquirir o material. Parabéns pelo seu sucesso..
    MIKAELA DIEINIFFER PEREIRA RODRIGUES em 23/03/17 às 09:43
  • Boa tarde professor! Saberia informar se o Curso específico: Gestão, Proteção e Controle da Qualidade Ambiental - IBAMA retirado do site: https://www.estrategiaconcursos.com.br/ recentemente, deverá ser disponibilizado à venda novamente. Fiquei muito triste com essa atitude da administração do Estratégia. Pois, já estava prestes a adquirir o citado Curso ministrado de forma brilhante por você, professor Rosenval Junior.
    JEAN em 14/03/17 às 13:11
  • Boa tarde. Qual a previsão de convocação apos o concurso? Estou iniciando meus estudos em gestão ambiental e tenho interesse nesse concurso, porém tenho receio de não dispor do diploma em tempo hábil a convocação.
    taciane em 09/03/17 às 14:58
  • Bom dia professor, sou formado em engenharia mecatrônica e meu curso é reconhecido pelo MEC mas não tenho registro no CREA, dessa forma eu fico impossibilitado de concorrer a essas vagas? Uma vez que o candidato aprovado assume o cargo na região que ele escolheu, após um determinado tempo ele pode pedir transferência para outra região? Muito Obrigado Professor
    David Oliveira em 06/03/17 às 10:02
  • Oi, Monalisa! Tecnólogo em Gestão Ambiental é aceito sim!
    Rosenval Júnior em 23/02/17 às 17:58
  • Boa tarde professor, referente ao curso superior que exige para o cargo de analista ambiental, são para todos? gostaria de saber se o curso de gestão ambiental se enquadra, pois mesmo sendo tecnólogo, é superior. Obrigada
    Monalisa Gonçalves em 22/02/17 às 16:19
  • Legal! Sim! As normas informadas no conteúdo do curso já estão todas atualizadas! Bons estudos! Prof. Rosenval
    Rosenval Júnior em 29/12/16 às 00:12
  • Não temos essa informação. Só com edital para saber.
    Rosenval Júnior em 29/12/16 às 00:11
  • Olá, Marcela! No edital já consta os Estados que possuem vagas. No seu caso, você teria que escolher MG. Só depois o IBAMA iria alocar os aprovados dentro do estado escolhido, conforme necessidade do órgão. Abraços e bons estudos! Prof. Rosenval
    Rosenval Júnior em 29/12/16 às 00:11
  • Olá, bom dia! Um dúvida, por gentileza. Como funciona a questão das vagas? Por exemplo, tenho interesse em trabalhar na "sede" em Juiz de Fora MG, no momento da inscrição (com base em editais anteriores...) já é possível escolher a sede? Ou somente após a aprovação é que essa informação, opção é dada? Obrigada desde já.
    Marcela em 19/12/16 às 10:05
  • Boa tarde, Há chances de ocorrer para analista administrativo?
    Thales em 16/12/16 às 14:12
  • Boa noite, prof. Tem alguma estimativa de lotação em Aracaju-SE, se realizado em 2017?
    Thales Abreu em 15/12/16 às 19:30
  • Prof Rosenval, precisamos muito deste webinário! Faça-o por favor! Fiquei feliz em saber que a disciplina de Infraestrutura e Gestão eu já estava seguindo a maioria da literatura que você recomendou, o restante eu já anotei para buscar. Só confirmando pq não ficou claro nas respostas: esta questão das leis que foram revogadas e alteradas já estão atualizadas no material do Estratégia do Ibama Tema1? Obrigada!
    Maiana em 30/11/16 às 16:25
  • Olá, Daniela! No momento, não há informações sobre os próximos concursos do ICMBio e MMA. Acredito que irão demorar um pouco. Abraços!
    Rosenval Júnior em 07/11/16 às 13:40
  • Olá Professor! Junto com essas notícias do IBAMA, tem alguma previsão também para o ICMBio e o MMA? Se sim, haverá oferta de cursos para esses órgãos? Obrigada!
    Daniela em 30/10/16 às 22:12
  • Oi, Flávia! Pode sim, mas é mais garantido ficar na área escolhida no concurso, pois as vagas já são destinadas de acordo com a demanda do Ibama. No entanto, é possível sim atuar em fiscalização, mesmo tendo feito para licenciamento, por exemplo. Abraços e sucesso!!! Rosenval
    Rosenval Júnior em 22/10/16 às 23:14
  • Oi, Daniel! Bom dia! Pode sim! Abraços e sucesso!
    Rosenval Júnior em 22/10/16 às 23:11
  • Olá, Naetê! Obrigado! Eu reformulei o meu curso e irei inserir duas aulas com temas para a discursiva e com o padrão de resposta, seguindo a grade de correção do Cespe. Essa foi uma demanda dos alunos e eu atendi, pois julgo muito importante vocês receberem essa informação. A princípio, a Banca deve cobrar uma redação e pode ter também questões discursivas. No entanto, nada impede que no próximo concurso tenhamos a exigência da elaboração de uma parecer técnico, por exemplo. De todo modo, é necessário ter ótimo conhecimento da parte específica. Pode tomar por base o edital passado, mas cuidado pois algumas normas foram alteradas e até revogadas. Escolha o Tema (área) pela afinidade. Acho mais coerente! Se gosta de licenciamento e tem afinidade com licenciamento, faça para essa área. Geralmente tem mais vagas para Brasília. A escolha é muito pessoal. Abraços, bons estudos e sucesso! Rosenval Jr. https://www.instagram.com/profrosenval/
    Rosenval Júnior em 22/10/16 às 23:11
  • Oi! Se você comprou o curso completo terá acesso sim! Verifique se estava incluso o curso com a parte específica. Qualquer coisa, pode verificar com o fale conosco do site. Abraços e bons estudos!!!
    Rosenval Júnior em 22/10/16 às 23:05
  • Fico feliz em ajudar!
    Rosenval Júnior em 22/10/16 às 23:02
  • Ok, Roberta! Bons estudos e sucesso!!! Avante!
    Rosenval Júnior em 22/10/16 às 23:01
  • Olá, Valdomiro! O nosso curso aborda uma parte do conteúdo. De fato, o Tema 1 é o mais amplo e complexo e você vai precisar sim consultar outros materiais, como livros específicos da área. Abraços e bons estudos!!!
    Rosenval Júnior em 22/10/16 às 23:01
  • Professor lendo os comentários fiquei na dúvida se terei acesso à parte específica como licenciamento. Eu comprei o pacote que me parecia mais completo, porém só tem disponível às matérias básicas, portugues, legislação,ética. Terei acesso à parte específica?
    Naetê em 09/10/16 às 22:30
  • Olá professor! Assisto suas aulas pelo curso estratégia para concursos online! Gosto muito do seu trabalho. Gostaria de saber se a prova discursiva é só redação ou pode ser solicitado que façamos um laudo? Ou outro documento mais específico? Se sim onde podemos aprender a fazer? E sobre as questões específicas, quero tentar licenciamento, posso me dedicar ao edital anterior? Mais uma duvida... Com sua vida coerência, eh é melhor tentar pro local com mais vagas, tipo Brasília? Ou locais mais distantes?
    Naetê em 09/10/16 às 22:13
  • Bom dia. Para o cargo de analista ambiental o curso de graduação de nível superior pode ser qualquer curso? (bacharelado, tecnólogo e licenciatura). Grato.
    Daniel em 06/10/16 às 09:29
  • Olá Professor, Gostaria de saber se depois de empossado, podemos mudar de área. Por exemplo, sendo aprovado na área de licenciamento, posso futuramente vir a trabalhar com fiscalização ? Obrigada. Flavia
    Flavia em 04/10/16 às 11:55