Artigo

Edital do XVIII Exame da OAB – Informações Essenciais!

oab-logo-1Em 28.09.2015 a FGV lançou o edital do XVIII Exame da OAB. Com o intuito auxiliá-los, vamos sintetizar as principais informações referentes a esse Exame, para a preparação de primeira fase. Logo, se você irá prestar as provas, atenção!

Quem poderá participar do Exame

Segundo o edital de abertura de inscrições, poderão se inscrever no Exame:

  • Bacharéis em Direito, ainda que esteja pendente a colação de grau. Logo, se você concluiu o curso e aguarda a colação de grau, poderá se inscrever.
  • Estudantes de Direito que estejam, até o dia 28.10.2015, matriculados nos dois últimos semestres ou no último ano do curso de graduação. Assim, se você estiver no 9º ou no 10º semestre (para cursos semestrais) ou no 5º ano (para cursos anuais), também poderá participar do XVIII Exame.

Inscrições

As inscrições para o XVIII iniciaram em 28.09 e irão apenas até o dia 09.10 às 23:59! Já o pagamento da taxa – de R$ 220,00 –  poderá ser realizado até o dia 28.10. Ao efetuar a inscrição o você deve escolher entre as cidades disponíveis para a Seccional onde prestará as provas, objetiva e prático-profissional.

Lembrem, não é possível efetuar a primeira e segunda fases em locais diferentes!

Após o pagamento da taxa de inscrição, não será mais possível alterar a seccional ou local de provas. Contudo, se você se inscreveu, mas concluiu que necessitará fazer a prova em outro local, não pague a inscrição e efetue nova inscrição. De acordo com o edital, caso haja duas inscrições será considerada válida a realizada por último.

Além disso, no momento da inscrição, vocês deverão escolher a área que desejarão realizar a prova prático-profissional. É importante pensar bem antes de escolher, pois, posteriormente, não será permitido alterar a área escolhida. Entre as opções para a segunda fase temos: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Penal e Direito Tributário.

Por fim, lembrem-se: se você foi aprovado na primeira fase do Exame XVII, não precisará realizar a prova objetiva do XVIII Exame. Faça o requerimento no site e intensifique os estudos para prova prático-profissional.

Vamos ao que realmente interessa?!

Prova Objetiva

Não há alterações significativas em relação ao XVII Exame. Contudo, vamos destacar algumas informações fundamentais.

A prova objetiva será realizada no dia 29.11 e terá duração de 5 horas, e aplicada no período da tarde.

A prova será composta por 80 questões, de múltipla escolha, com quatro alternativas cada (A, B, C e D). Lembrem-se, é necessário acertar, ao menos, 40 questões para ser habilitado para a segunda fase. Embora, segundo entendemos, você não possa ignorar nenhuma disciplina,  as normas da OAB,  Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Administrativo, Direito Processual Civil, Direito Penal e Direito do Trabalho representam a parte mais significativa da prova.

No XVII Exame essas sete disciplinas representaram 48 questões, ou seja, 60% da prova. Ao passo que as outras 10 disciplinas compuseram 40% da prova.

CONCLUSÃO: você não pode deixar de estudar 40% da prova. Logo, estude esses assuntos com foco, notadamente naquilo que é mais incidente em provas. Em relação às matérias mais cobradas você não tem alternativa a não ser intensificar os estudos!

Para vocês terem uma ideia do que estamos falando, vejamos a relação de questões exigidas no último Exame:

  • Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB – 10 questões
  • Direto Constitucional – 7 questões
  • Direito Civil – 7 questões
  • Direito Administrativo – 6 questões
  • Direito Processual Civil – 6 questões
  • Direito Penal   – 6 questões
  • Direito do Trabalho – 6 questões
  • Direito Empresarial – 5 questões
  • Direito Processual Penal – 5 questões
  • Direito Processual do Trabalho – 5 questões
  • Direito Tributário – 4 questões
  • Direitos Humanos – 3 questões
  • Direito Ambiental – 2 questões
  • Direito da Criança e do Adolescente – 2 questões
  • Direito do Consumidor – 2 questões
  • Filosofia do Direito – 2 questões
  • Direito Internacional – 2 questões

Portanto, nosso estudo de primeira fase deve ser com foco em questões, objetivo e direto!

Para quem está se preparando para o XVIII, elaboramos uma análise estatística a fim de orientar vocês para os assuntos mais relevantes da prova objetiva . Destacamos os assuntos mais cobrados nas provas objetivas entre todos os exames realizados pela FGV. Confiram!

http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/exame-da-oab-veja-quais-sao-os-cinco-assuntos-mais-cobrados-de-cada-disciplina/

É isso pessoal! Trouxemos um panorama geral do XVIII Exame e tratamos brevemente da prova objetiva, que é o seu foco neste momento. Adiante trataremos da segunda fase do Exame.

Conheçam, ainda, nossos cursos para a prova de múltipla escola:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/exame-de-ordem-oab-146/

Quaisquer dúvidas, deixe seu comentários abaixo.

E lembre-se, para a OAB é fundamental estudar com Estratégia!

Bons estudos a todos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.