Artigo

Edital Corpo de Saúde da Marinha: último dia de inscrições com 79 vagas

As inscrições do concurso Corpo de Saúde da Marinha no quadro Médico em 2019 (CP-CSM) encerram nesta segunda-feira, 20 de maio de 2019.

Os candidatos interessados em participar do certame devem entrar no site oficial da marinha, SSPM, e efetuar o pagamento da taxa fixada até a data do dia 27 de maio, no valor de R$ 126,00.

São ofertadas 79 vagas de âmbito Nacional e Regional em diversas especialidades.

Entre os principais requisitos para ingresso no cargo e inscrição no concurso, estão ter menos de 36 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2020; para as vagas oferecidas em Âmbito Regional, possuir, obrigatoriamente, até a data do início do Curso de Formação de Oficiais (CFO), o Certificado de conclusão do curso de Residência Médica ou o Título de Especialista.

Distribuição das vagas

Âmbito Nacional
Clínica Médica – 22 vagas
Cirurgia Geral – 12 vagas
Anestesiologia – 1 vagas
Gin. e Obstetrícia Ginecologia e Obstetrícia – 4 vagas
Pediatria – 4 vagas
Psiquiatria – 4 vagas
Radiologia – 5 vagas
Ortopedia e Traumatologia – 2 vagas

Âmbito Regional – Comando do 2º Distrito Naval (Salvador/BA)
Clínica Médica – 2 vagas
Psiquiatria – 1 vaga

Âmbito Regional – Comando do 3º Distrito Naval (Natal/RN)
Clínica Médica – 3 vagas
Cirurgia Geral – 2 vagas
Gin. e Obstetrícia – 2 vagas
Psiquiatria – 2 vagas

Âmbito Regional – Comando do 4º Distrito Naval (Belém/PA)
Clínica Médica – 3 vagas
Cirurgia Geral – 1 vagas
Psiquiatria – 1 vagas

Âmbito Regional – Comando do 5º Distrito Naval (Rio Grande/RS)
Clínica Médica – 1 vaga
Psiquiatria – 1 vaga

Âmbito Regional – Comando do 6º Distrito Naval (Ladário/MS)
Clínica Médica – 1 vaga
Cirurgia Geral – 1 vaga

Âmbito Regional – Comando do 7º Distrito Naval (Brasília/DF)
Clínica Médica – 2 vagas
Cirurgia Geral – 1 vaga
Gin. e Obstetrícia – 1 vaga

Principais datas do edital Corpo de Saúde da Marinha

Inscrições: 03/05 a 20/05
Taxa de inscrição: R$ 126,00
Pagamento da taxa: até 27/05
Data da prova: a ser definida (2ª quinzena de julho – manhã)

Etapas do concurso

a) Prova Escrita Objetiva de Conhecimentos Profissionais;

b) Redação;

c) Eventos Complementares, constituídos de:
I) Verificação de Dados Biográficos;
II) Inspeção de Saúde;
III) Teste de Aptidão Física;
IV) Avaliação Psicológica;
V) Verificação de Documentos;
VI) Prova de Títulos; e
VII) Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração.

d) Período de Adaptação (PA).

Prova escrita objetiva

A Prova Objetiva de Conhecimentos Profissionais e a Redação terão duração de 4 horas. A prova objetiva tem como propósito verificar a habilitação profissional do candidato e constará de 50 questões. A prova será única para todas as especialidades e constará de questões básicas de:

Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Anestesiologia, Psiquiatria e Radiologia, preferencialmente as aplicáveis às rotinas de emergência/urgências médicas.

Teste de aptidão física

O Teste de Aptidão Física será constituído de provas de natação e corrida. O candidato será submetido ao TAF em dois dias não consecutivos.

Natação: nadar o percurso de 25 metros no tempo máximo de 50 segundos para o sexo masculino e 1 minuto para o sexo feminino;

Corrida: correr o percurso de 2.400 metros no tempo máximo de 16 minutos para o sexo masculino e 17 minutos para o sexo feminino. A corrida poderá ser realizada em pista oficial de atletismo ou em qualquer percurso plano previamente demarcado.

Prova de títulos

Serão aceitos os documentos abaixo relacionados, apresentados, impreterivelmente, até o último dia para a entrega dos documentos comprobatórios, observados os limites dos Quadros de Atribuição de Pontos para a Avaliação de Títulos a seguir:

Locais de realização das provas e eventos complementares

Rio de Janeiro RJ; Angra dos Reis/RJ; Nova Friburgo/RJ; São Pedro da Aldeia/RJ; Vila Velha/ES; Salvador/BA; Natal/RN; Olinda/PE; Fortaleza/CE; Belém/PA; Amapá/AP; Piauí/PI; Santarém/PA; São Luís/MA; Rio Grande/RS; Porto Alegre/RS; Paranaguá/PR; Florianópolis/SC; Ladário/MS; Brasília/DF; Santos/SP; São Paulo/SP; Manaus/AM.

Curso de formação de oficiais (CFO)

O candidato aprovado e classificado na Seleção Inicial realizará o CFO, no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, no Rio de Janeiro. O Curso é constituído por um Período de Adaptação de, aproximadamente, 3 semanas e uma etapa básica, compreendendo as atividades previstas nos respectivos currículos.

Durante o CFO, o candidato fará um Estágio de Aplicação, com duração de até 17 semanas, que tem por finalidade a adaptação às características do serviço naval inerentes à profissão, à complementação de sua formação militar-naval e a avaliação complementar para o desempenho de funções técnicas e administrativas.

Antes de completados 5 anos de nomeação ao Oficialato, os Oficiais serão avaliados pela Comissão de Promoções de Oficiais, visando a sua permanência em caráter definitivo na Marinha. Os que não obtiverem avaliação favorável serão licenciados ex offício do Serviço Ativo da MB.

Curso de aperfeiçoamento

Os candidatos aprovados para as vagas de âmbito Nacional e que não possuem Certificado de Residência Médica ou Título de Especialista terão que realizar o Curso de aperfeiçoamento (C-Ap), oferecido pelo Hospital Naval Marcílio Dias, ou outro autorizado pela Administração Naval, entre o 2º ano do posto de Primeiro-Tenente e o 3º ano do posto de Capitão-Tenente.

Serão dispensados de realizar o C-Ap, aqueles candidatos que comprovarem possuir Certificado de Residência Médica ou Título de Especialista, cursos stricto sensu (Mestrado ou Doutorado), apresentados por ocasião da Prova de Títulos, e que foram considerados equivalentes ao C-Ap após analisados pelas Diretorias Especializadas.

Os candidatos aprovados para as vagas de âmbito Regional deverão obrigatoriamente possuir Certificado de Residência Médica ou Título de Especialista na especialidade a qual concorrem, devendo ser apresentado por ocasião da Prova de Títulos.

Gostou desta oportunidade e deseja se preparar? Fique atento que em breve podemos lançar cursos para o certame! Acompanhe as novidades:

Curso Concursos Militares

Ficha técnica Edital Corpo de Saúde Marinha

Informações do concurso Corpo de Saúde da Marinha
Data da prova: a definir
Vagas: 79
Lotações: Nacional
►Escolaridade:
Nível superior
Edital CP-CSM

Ascom Estratégia
[email protected]


Receba notícias de Concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram!

Cadastre-se clicando no ícone abaixo

Notícias de concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.