Artigo

EBSERH NACIONAL FISIOTERAPEUTA – Comentários da Prova

Olá, pessoal! Tudo bem? Fizemos um breve comentários das questões da prova da EBSERH Nacional para o cargo de Fisioterapeuta. Verificamos duas questões passíveis de recursos = 34 e 38.

Esperamos que tenham ido bem na prova.

Abraços,

Equipe de Fisioterapia.

______________________________________________________________________________

31) Sobre as cadeias cinéticas, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.   A definição comumente utilizada para _____ exercícios em cadeia cinética é a de que, se o _____ estiver livre para se mover no espaço e não sustentar o peso corporal, a cadeia é considerada _____, e na ocorrência do contrário a cadeia é considerada _____.

a) definir / segmento proximal /  aberta / fechada

b) classificar / segmento distal / fechada / aberta

c) definir / segmento distal / fechada / aberta

d) definir / segmento distal / aberta / fechada

e) classificar / segmento distal / aberta / fechada 

Comentários: A definição comumente utilizada para classificar exercícios em cadeia cinética é a de que, se o segmento distal (se colocasse proximal, não seria cadeia aberta, por isso a letra A está errada também nesse aspecto) estiver livre para se mover no espaço e não sustentar o peso corporal, a cadeia é considerada aberta, e na ocorrência do contrário a cadeia é considerada fechada.

Cadeia cinética aberta e fechada é a classificação da cadeia cinética.

Gabarito: E.

32) A osteoartrose (OA) é uma doença articular crônicodegenerativa que se evidencia pelo desgaste da cartilagem articular. Analise as afirmativas abaixo:

I. Clinicamente, a osteoartrose caracteriza-se por dor, rigidez matinal, crepitação óssea, atrofia muscular.

II. Quanto aos aspectos radiológicos é observado aumento do espaço intra-articular, formações de osteófitos, esclerose do osso subcondral e formações císticas.

III. As principais situações que indicam o emprego de exercícios físicos no tratamento da osteoartrose são: dor e rigidez articular, perda da mobilidade articular sem destruição importante da articulação, desalinhamento articular ou uso anormal da articulação, sintomas de fraqueza muscular, fadiga e resistência cardiovascular reduzida e ainda alterações da marcha e do equilíbrio.

                 Assinale a alternativa correta

a) As afirmativas I, II e III estão corretas

b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas

c) Apenas a afirmativa II está correta

d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas

e) Apenas a afirmativa III está correta

Comentários: Vejamos as assertivas:

I. Clinicamente, a osteoartrose caracteriza-se por dor, rigidez matinal, crepitação óssea, atrofiamuscular. Item correto, segundo o Consenso Brasileiro para o tratamento de Osteoartrite (Osteoartrose) (2002).

II. Quanto aos aspectos radiológicos é observado aumento do espaço intra-articular, formações de osteófitos, esclerose do osso subcondral e formações císticas. Item errado, estreitamento do espaço intra-articular.

III. As principais situações que indicam o emprego de exercícios físicos no tratamento da osteoartrose são: dor e rigidez articular, perda da mobilidade articular sem destruição importante da articulação, desalinhamento articular ou uso anormal da articulação, sintomas de fraqueza muscular, fadiga e resistência cardiovascular reduzida e ainda alterações da marcha e do equilíbrio.

Gabarito: D.

33) A dor no ombro é umas das queixas mais comuns na população em geral, com uma prevalência estimada de 22,3%, afetando principalmente mulheres acima de 50 anos. Assinale a alternativa incorreta.

a) Fatores como flexão ou abdução dos ombros por tempo prolongado, vibrações, postura estática ou carga no membro superior, posturas incorretas, uso excessivo do membro superior, práticas de esportes de impacto e alterações anatômicas preexistentes aumentam a probabilidade para que o indivíduo desenvolva dor no ombro 

b) Entre as possíveis causas de dor no ombro, destaca-se a fraqueza e incoordenação dos músculos estabilizadores da cintura escapular.

c) Alterações do grupo muscular estabilizador parecem estar associadas às disfunções da cintura escapular. Dentre os músculos estabilizadores, destacam-se manguito rotador, trapézio inferior e trapézio médio e braquiorradial

d) Como tratamento da dor no ombro, a fisioterapia é a conduta mais adequada para restabelecer o equilíbrio muscular e melhorar a funcionalidade do membro acometido

e) Recentemente, exercícios que focam a estabilização da cintura escapular são utilizados por fisioterapeutas como forma de tratamento das dores no ombro

Comentários: Note que ´pediram a INCORRETA. Vejamos as assertivas:

a) Fatores como flexão ou abdução dos ombros por tempo prolongado, vibrações, postura estática ou carga no membro superior, posturas incorretas, uso excessivo do membro superior, práticas de esportes de impacto e alterações anatômicas preexistentes aumentam a probabilidade para que o indivíduo desenvolva dor no ombro. Item correto.

b) Entre as possíveis causas de dor no ombro, destaca-se a fraqueza e incoordenação dos músculos estabilizadores da cintura escapular. Item correto, essa é a causa mais comum.

c) Alterações do grupo muscular estabilizador parecem estar associadas às disfunções da cintura escapular. Dentre os músculos estabilizadores, destacam-se manguito rotador, trapézio inferior e trapézio médio e braquiorradial. Item errado. Dentre os músculos estabilizadores, destacam-se manguito rotador, trapézio inferior e trapézio médio.

d) Como tratamento da dor no ombro, a fisioterapia é a conduta mais adequada para restabelecer o equilíbrio muscular e melhorar a funcionalidade do membro acometido. Item correto.

e) Recentemente, exercícios que focam a estabilização da cintura escapular são utilizados por fisioterapeutas como forma de tratamento das dores no ombro. Item correto, a estabilização escapular é essencial para o tratamento de disfunções nos ombros.

Gabarito: C.

34) Para exercer a função de deambulação, uma das principais articulações que proporciona o movimento é a do quadril.  Leia atentamente as afirmativas abaixo e de valores de (V) verdadeiro ou (F) falso, listando de cima para baixo:

(  ) Tem como objetivo o alívio da dor, restauração e mobilidade do quadril.

(  ) As principais indicações para a AQ são as moléstias articulares degenerativas, fraturas do colo e da cabeça femoral e do acetábulo, além de outros como processos infecciosos e sequelas de luxação congênita.

(  ) As contraindicações  são infecção ativa das articulações do quadril, da bexiga, pele, tórax ou qualquer outra região; qualquer processo que esteja destruindo rapidamente o tecido ósseo e dor de difícil controle.

(  ) Quanto ao tratamento fisioterapêutico, este deve ser realizado no período pré e pósoperatório, visando o alívio da dor, prevenção de deformidades e fraqueza muscular e, consequentemente, a limitação da amplitude de movimento articular, não deixando que esses fatores se tornem limitantes da deambulação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

a) V, V, V, V

b) F, V, F, V

c) F, V, V, V

d) V, V, F, V

e) F, F, V, V

Comentários: Essa questão foi mal elaborada. Vejamos as assertivas:

(V) Tem como objetivo o alívio da dor, restauração e mobilidade do quadril. O objetivo do que? a deambulação? quadril? Mal elaborada. Passível de recurso.

(V) As principais indicações para a AQ são as moléstias articulares degenerativas, fraturas do colo e da cabeça femoral e do acetábulo, além de outros como processos infecciosos e sequelas de luxação congênita. Por ser uma prova de concurso deveria ter escrito “Artroplastia de Quadril”, não a sigla AQ.

(F) As contraindicações são infecção ativa das articulações do quadril, da bexiga, pele, tórax ou qualquer outra região; qualquer processo que esteja destruindo rapidamente o tecido ósseo e dor de difícil controle. Contraindicações do que? Novamente deveria estar no enunciado “Artroplastia do Quadril” ou nas assertivas.

(V) Quanto ao tratamento fisioterapêutico, este deve ser realizado no período pré e pós operatório, visando o alívio da dor, prevenção de deformidades e fraqueza muscular e, consequentemente, a limitação da amplitude de movimento articular, não deixando que esses fatores se tornem limitantes da deambulação. Pós-operatório do que? Não tem no enunciado e nem na assertiva. Por mais que lendo as questões sugerimos que seja Artroplastia de Quadril, não tem em nenhum local afirmando isso, salvo na assertiva II, porém colocaram como sigla AQ.

Gabarito: D.

35) Leia o texto abaixo sobre a articulação dos joelhos:

Os ossos que formam a articulação do joelho são: fêmur, _____e patela, estruturas ósseas que formam duas articulações distintas, a _____e a tibiofemoral; todavia, funcionalmente, essas duas articulações não podem ser sempre consideradas separadamente, pois existe uma relação _____entre elas, e são articulações que proporcionam sustentação ao corpo e podem, com o tempo, sofrer grande _____e degeneração, sendo assim necessário um procedimento cirúrgico em que se faz a troca da articulação degenerada por uma artificial

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

a) fíbula / femoropatelar / óssea / desajuste

b) fíbula / femoropatelar / mecânica / desequilíbrio

c) tíbia / femoropatelar / mecânica / desgaste

d) tíbia / femoropatelar / óssea / desajuste

e) tíbia / femoropatelar /mecânica / desequilíbrio

Comentários: Questão bem simples. Os ossos que formam a articulação do joelho são: fêmur, TÍBIA e patela, estruturas ósseas que formam duas articulações distintas, a FEMOROPATELAR e a tibiofemoral; todavia, funcionalmente, essas duas articulações não podem ser sempre consideradas separadamente, pois existe uma relação MECÂNICA entre elas, e são articulações que proporcionam sustentação ao corpo e podem, com o tempo, sofrer grande DESGASTE e degeneração, sendo assim necessário um procedimento cirúrgico em que se faz a troca da articulação degenerada por uma artificial

Gabarito: C.

36) O ombro é uma articulação bastante complexa e a mais móvel de todo o corpo humano, entretanto, é considerada pouco estável por sua anatomia articular. Leia atentamente e assinale a alternativa incorreta.

a) Por esse motivo, qualquer alteração que comprometa sua estrutura e função faz com que esse complexo articular seja alvo de inúmeras afecções, sendo a síndrome do impacto (SI) a mais comum em indivíduos adultos

b) A síndrome do impacto do ombro caracterizase por uma síndrome dolorosa normalmente acompanhada por microtraumatismos e degeneração, além do déficit de força muscular, fraturas espontâneas e tendinite do manguito rotador

c) O manguito rotador é composto pelos tendões dos músculos subescapular, supraespinhal, infraespinhal e redondo menor, de forma que a fusão destes desenha um capuz que cobre a cabeça do úmero superiormente 

d) Os objetivos gerais no tratamento fisioterapêutico são alívio do quadro álgico, ganho de amplitude de movimento (ADM) e melhora da força muscular (FM) de maneira que permita maior funcionalidade no membro acometido

e) A articulação glenomeral propicia a realização de vários movimentos que podem ser realizados isoladamente ou de forma combinada: flexão e extensão, adução e abdução, adução e abdução na horizontal e rotação interna e externa

Comentários: Incorreta novamente. Vejamos as assertivas:

a) Por esse motivo, qualquer alteração que comprometa sua estrutura e função faz com que esse complexo articular seja alvo de inúmeras afecções, sendo a síndrome do impacto (SI) a mais comum em indivíduos adultos. Item correto.

b) A síndrome do impacto do ombro caracteriza-se por uma síndrome dolorosa normalmente acompanhada por micro traumatismos e degeneração, além do déficit de força muscular, fraturas espontâneas e tendinite do manguito rotador. Item errado.

c) O manguito rotador é composto pelos tendões dos músculos subescapular, supraespinhal, infraespinhal e redondo menor, de forma que a fusão destes desenha um capuz que cobre a cabeça do úmero superiormente. Item correto.

d) Os objetivos gerais no tratamento fisioterapêutico são alívio do quadro álgico, ganho de amplitude de movimento (ADM) e melhora da força muscular (FM) de maneira que permita maior funcionalidade no membro acometido. Item correto.

e) A articulação glenomeral propicia a realização de vários movimentos que podem ser realizados isoladamente ou de forma combinada: flexão e extensão, adução e abdução, adução e abdução na horizontal e rotação interna e externa. Item correto.

Gabarito: B.

37) Sobre a Doença de Parkinson, leia atentamente as afirmativas abaixo:

I. A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurológica progressiva do sistema piramidal

II. Caracterizada por bradicinesia, tremor de repouso, rigidez e instabilidade postural.

III. Outros achados clínicos importantes são: distúrbio da marcha, fácies em máscara, alteração da voz, disartria, sialorréia, disfunção olfatória, hipotensão ortostática, hiperidrose, seborréia, disfunção sexual, câimbras, dores, parestesias, disfagia, incontinência urinária, distúrbios do sono, depressão e demência

IV. A fisioterapia voltada para a DP tem como objetivo minimizar os problemas motores, ajudando o paciente a manter a independência para realizar as atividades de vida diária e melhorando sua qualidade de vida. 

 Assinale a alternativa correta:

a) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas

b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas

c) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas

d) Apenas a afirmativa IV está correta e) Apenas a afirmativa I está correta

Comentários: A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurológica progressiva do sistema extrapiramidal caracterizada por bradicinesia, tremor de repouso, rigidez e instabilidade postural. Outros achados clínicos importantes são: distúrbio da marcha, fácies em máscara, alteração da voz, disartria, sialorréia, disfunção olfatória, hipotensão ortostática, hiperidrose, seborréia, disfunção sexual, câimbras, dores, parestesias, disfagia, incontinência urinária, micrografia, distúrbios do sono, bradifrenia, depressão e demência. Vejamos as alternativas:

I. A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurológica progressiva do sistema piramidal. Item errado. Extrapiramidal.

II. Caracterizada por bradicinesia, tremor de repouso, rigidez e instabilidade postural. Item correto.

III. Outros achados clínicos importantes são: distúrbio da marcha, fácies em máscara, alteração da voz, disartria, sialorréia, disfunção olfatória, hipotensão ortostática, hiperidrose, seborréia, disfunção sexual, câimbras, dores, parestesias, disfagia, incontinência urinária, distúrbios do sono, depressão e demência. Item correto.

IV. A fisioterapia voltada para a DP tem como objetivo minimizar os problemas motores, ajudando o paciente a manter a independência para realizar as atividades de vida diária e melhorando sua qualidade de vida. Item correto.

Gabarito: A.

38) Leia o texto abaixo a respeito do túnel do carpo:

Ocorre mais frequentemente no sexo _____ (65% a 80%), entre 40 e 60 anos, 50% a 60% _____, está ligada a uma _____da sinovial dos tendões _____ por causa de uma degeneração do tecido conjuntivo com esclerose vascular, edema e fragmentação do colágeno. Foi demonstrado que sexo, idade e fatores genéticos e antropométricos (tamanho do túnel do carpo) representam os fatores de predisposição mais importantes. As atividades manuais repetitivas e a exposição a _____e ao frio são os menos importantes. Outros fatores são a obesidade e o tabagismo.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

 a) masculino / são unilaterais / hipotonia / extensores / calor

b) masculino / são bilaterais / hipertrofia / flexores / vibrações

c) masculino / são bilaterais / hipertrofia / extensores / vibrações

d) feminino / são bilaterais / hipertrofia / flexores / vibrações 

e) feminino / são bilaterais / hipertrofia / extensores / calor

Comentários: O enunciado solicita Túnel do Carpo, porém é uma estrutura. Faltou a palavra SÍNDROME. Por esse motivo é passível de recurso. Se estivesse pedindo a Síndrome do Túnel do Carpo, o correto seria:

Ocorre mais frequentemente no sexo FEMININO (65% a 80%), entre 40 e 60 anos, 50% a 60% SÃO BILATERAIS, está ligada a uma HIPERTROFIA da sinovial dos tendões FLEXORES por causa de uma degeneração do tecido conjuntivo com esclerose vascular, edema e fragmentação do colágeno. Foi demonstrado que sexo, idade e fatores genéticos e antropométricos (tamanho do túnel do carpo) representam os fatores de predisposição mais importantes. As atividades manuais repetitivas e a exposição a VIBRAÇÕES e ao frio são os menos importantes. Outros fatores são a obesidade e o tabagismo. Letra D.

Gabarito: D.

39) A capacidade de movimento de uma dada articulação é chamada de Amplitude de Movimento (ADM) e pode ser avaliada em dois tipos, ADM ativa e passiva. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(  ) A ADM ativa é aquela realizada quando o próprio examinado usa os músculos para realizar o movimento, e a passiva, quando só o examinador aplica força para avaliar o arco de movimento.

(  ) O método da goniometria manual é largamente utilizado na clínica fisioterapêutica para a avaliação da função muscular (  ) Entre as vantagens dessa metodologia, podese citar o baixo custo do instrumento e a fácil mensuração, que depende quase que exclusivamente da experiência anterior do avaliador. 

(  ) Alguns estudos optaram pelas ADM’s ativas, pois afirmam que estas representam melhor a função e apresenta maior confiabilidade do que os movimentos passivos; as medidas passivas são menos confiáveis que as medidas ativas, devido à variação de força que é colocada pelo terapeuta. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

a) V, F, V, V

b) V, V, F, V

c) F, F, V, F

d) V, F, F, F

e) V, F, F, V

Comentários: Vejamos:

(V) A ADM ativa é aquela realizada quando o próprio examinado usa os músculos para realizar o movimento, e a passiva, quando só o examinador aplica força para avaliar o arco de movimento. Item errado, ao contrário.

(F) O método da goniometria manual é largamente utilizado na clínica fisioterapêutica para a avaliação da função muscular. Item errado. Avalia a amplitude de movimento articular.

(V) Entre as vantagens dessa metodologia, pode-se citar o baixo custo do instrumento e a fácil mensuração, que depende quase que exclusivamente da experiência anterior do avaliador. Item correto.

(V) Alguns estudos optaram pelas ADM’s ativas, pois afirmam que estas representam melhor a função e apresenta maior confiabilidade do que os movimentos passivos; as medidas passivas são menos confiáveis que as medidas ativas, devido à variação de força que é colocada pelo terapeuta. Item correto.

‘Gabarito: A.

40) A mensuração da força muscular é fundamental para a avaliação funcional dos indivíduos. Analise as afirmativas abaixo:

I. Utilizada na prática clínica com diversos objetivos, dentre eles o diagnóstico funcional para avaliação da melhora ou piora ao longo do tempo, e como medida preditiva ou prognóstica para a ocorrência de quedas e de limitações na realização de atividades de vida diária.

II. O Teste Muscular Manual (TMM) é o método mais utilizado na clínica para a mensuração da força muscular por ser de fácil e rápida execução e não apresentar custo com nenhum tipo de instrumentação.

III. Um equipamento que também pode ser utilizado na clínica para mensurar a força muscular é o dinamômetro portátil, entretanto, quando comparado ao TMM, o dinamômetro portátil apresenta como desvantagens o alto custo para a utilização na clínica, sendo necessária a aquisição de um equipamento exclusivamente para a mensuração da força muscular. Assinale a alternativa correta.

a) Apenas a afirmativa I está correta

b) Apenas a afirmativa II está correta

c) Apenas a afirmativa III está correta

d) As afirmativa I, II e III estão corretas

e) Apenas as afirmativas I e II estão corretas

Comentários: Vejamos:

I. Utilizada na prática clínica com diversos objetivos, dentre eles o diagnóstico funcional para avaliação da melhora ou piora ao longo do tempo, e como medida preditiva ou prognóstica para a ocorrência de quedas e de limitações na realização de atividades de vida diária. Item correto.

II. O Teste Muscular Manual (TMM) é o método mais utilizado na clínica para a mensuração da força muscular por ser de fácil e rápida execução e não apresentar custo com nenhum tipo de instrumentação. Item correto.

III. Um equipamento que também pode ser utilizado na clínica para mensurar a força muscular é o dinamômetro portátil, entretanto, quando comparado ao TMM, o dinamômetro portátil apresenta como desvantagens o alto custo para a utilização na clínica, sendo necessária a aquisição de um equipamento exclusivamente para a mensuração da força muscular. Item correto, o dinamômetro tem um custo elevado.

Gabarito: D.

41) Sobre avaliação da força de preensão manual, assinale a alternativa incorreta.

a) Habitualmente, a avaliação da força de preensão manual (FPM) é utilizada como parâmetro na prática clinica, desempenhando um papel importante no controle de processos de reabilitação

b) A FPM é entendida como indicador geral de alongamento e potência musculares, podendo ser relacionada a taxas de mortalidade

c) É útil, ainda, na área esportiva, na reabilitação ocupacional, em testes de admissão em diversos tipos de trabalho e na ergonomia

d) A avaliação da força de preensão manual (FPM) do tipo palmar é frequentemente utilizada, especialmente, no âmbito fisioterápico e desportivo

e) Recomenda-se ainda: padronizar o horário de avaliação, avaliar ambas as mãos, realizar no mínimo três avaliações em cada mão, adotar um posicionamento corporal padrão, utilizar incentivo verbal e/ou visual e corrigir a força pela massa corporal

Comentários: O enunciado pediu a INCORRETA. Vejamos as assertivas:

a) Habitualmente, a avaliação da força de preensão manual (FPM) é utilizada como parâmetro na prática clínica, desempenhando um papel importante no controle de processos de reabilitação. Item correto.

b) A FPM é entendida como indicador geral de alongamento e potência musculares, podendo ser relacionada a taxas de mortalidade. Item errado, indicador geral de força e potência musculares. Resposta da questão.

c) É útil, ainda, na área esportiva, na reabilitação ocupacional, em testes de admissão em diversos tipos de trabalho e na ergonomia. Item correto.

d) A avaliação da força de preensão manual (FPM) do tipo palmar é frequentemente utilizada, especialmente, no âmbito fisioterápico e desportivo. Item correto.

e) Recomenda-se ainda: padronizar o horário de avaliação, avaliar ambas as mãos, realizar no mínimo três avaliações em cada mão, adotar um posicionamento corporal padrão, utilizar incentivo verbal e/ou visual e corrigir a força pela massa corporal. Item correto. Padronização para não termos tantas interferências e ter uma avaliação mais fidedigna.

Gabarito: B.

42) Dentre os recursos utilizados na fisioterapia para o tratamento da dor, destaca-se a crioterapia. Analise o texto a seguir e assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas. 

Estudos demonstram que o mecanismo de ação analgésico da crioterapia envolve _____ na velocidade de condução das fibras nervosas pela transmissão assincrônica nas fibras da dor, liberação de endorfinas e _____ dos neurônios espinhais, além de um aumento no período refratário, o que leva à redução gradativa na transmissão de impulsos nos nervos sensitivos

a) a redução / inibição

b) o aumento / inibição

c) a redução / estimulação

d) o aumento / estimulação

e) a redução / aceleração

Comentários: Questão simples. Estudos demonstram que o mecanismo de ação analgésico da crioterapia envolve REDUÇÃO/DIMINUIÇÃO na velocidade de condução das fibras nervosas pela transmissão assincrônica nas fibras da dor, liberação de endorfinas e INIBIÇÃO dos neurônios espinhais, além de um aumento no período refratário, o que leva à redução gradativa na transmissão de impulsos nos nervos sensitivos

Gabarito: A.

43) Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) consiste em uma corrente elétrica terapêutica utilizada como recurso fisioterapêutico, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(  ) Induz analgesia, sendo introduzida no tecido corporal humano através da pele por meio de eletrodos.

(  ) Analgesia através do mecanismo do portão, ou Teoria das Comportas (TC), e através da liberação de anfetaminas endógenas.

(  ) A TENS pode ser classificada em quatro modalidades: convencional, acupuntura, breveintensa e burst. 

(  ) Na modalidade de TENS acupuntura, estimulam-se fibras de menor diâmetro, modulando a dor em nível supraespinhal pela liberação de opioides e neuromediadores endógenos suprimindo a transmissão e percepção dos estímulos nocivos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

a) V, F, V, V

b) V, V, F, F

c) F, F, V, V

d) F, V, V, V e) V, V, V, V

Comentários: Vejamos:

(V) Induz analgesia, sendo introduzida no tecido corporal humano através da pele por meio de eletrodos.

(F) Analgesia através do mecanismo do portão, ou Teoria das Comportas (TC), e através da liberação de anfetaminas endógenas (OPIOIDES).

(V) A TENS pode ser classificada em quatro modalidades: convencional, acupuntura, breve intensa e burst. 

(V) Na modalidade de TENS acupuntura, estimulam-se fibras de menor diâmetro, modulando a dor em nível supraespinhal pela liberação de opioides e neuromediadores endógenos suprimindo a transmissão e percepção dos estímulos nocivos.

– Estímulos de baixa frequência causam liberação de endorfinas que se ligam aos respectivos receptores e inibem a nocicepção.

– Estímulos de alta frequência estimulam as fibras grossas mielínicas A-beta fechando a comporta para a transmissão dos impulsos nociceptivos.

Gabarito: A.

44) O ultrassom terapêutico (UST) é um dos recursos da eletroterapia mais utilizados na prática clínica do fisioterapeuta, analise as afirmativas abaixo:

I. Usado com os objetivos de diminuir a dor, atenuar os efeitos da infeccção e auxiliar na regeneraçao tecidual.

II. É definido como uma onda sonora inaudível de alta frequência, com o potencial de provocar efeitos fisiológicos térmicos e não o térmicos nos tecidos, por meio de parâmetros que variam entre 1 e 3 MHZ de frequência. 

III. O UST possui dois modos de aplicação, contínuo ou intermitente (pulsátil). A forma contínua produz maior quantidade de calor decorrente da vibração de partículas celulares, que através do atrito entre si é produzido o efeito térmico. 

IV. Um efeito térmico fisiológico pode ser alcançado promovendo alívio da dor, diminuição da rigidez articular e aumento do fluxo sanguíneo local.

 Assinale a alternativa correta.

a) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas

b) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas

c) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas

d) Apenas as afirmativa II, III e IV estão corretas

e) Apenas a afirmativa I está correta

Comentários: Sobre o Ultrassom, vejamos:

I. Usado com os objetivos de diminuir a dor, atenuar os efeitos da infecção e auxiliar na regeneração tecidual. Item errado.

II. É definido como uma onda sonora inaudível de alta frequência, com o potencial de provocar efeitos fisiológicos térmicos e não térmicos nos tecidos, por meio de parâmetros que variam entre 1 e 3 MHZ de frequência. Item correto.

III. O UST possui dois modos de aplicação, contínuo ou intermitente (pulsátil). A forma contínua produz maior quantidade de calor decorrente da vibração de partículas celulares, que através do atrito entre si é produzido o efeito térmico. Item correto.

IV. Um efeito térmico fisiológico pode ser alcançado promovendo alívio da dor, diminuição da rigidez articular e aumento do fluxo sanguíneo local. Item correto.

Gabarito: D.

45) Os músculos respiratórios são responsáveis pelo adequado funcionamento do sistema respiratório. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(  ) A mensuração da força muscular respiratória permite identificar precocemente quadros de fraqueza muscular respiratória e de insuficiência respiratória, proporciona maior segurança no tratamento de pacientes, indica a gravidade, as consequências funcionais e o progresso de diversas disfunções pulmonares e neuromusculares.

(  ) Existem diversos procedimentos invasivos ou não para avaliar a força muscular respiratória. 

(  ) As pressões inspiratória e expiratória máximas (PImáx e PEmáx, respectivamente) constituem um método de avaliação não invasiva frequente e clinicamente útil. Trata-se da mensuração da pressão intratorácica durante a realização de um esforço inspiratório ou expiratório máximo, contra a via aérea ocluída.

 (  ) A PImáx avalia a força dos músculos inspiratórios, enquanto a PEmáx, a força dos músculos expiratórios.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

a) V, V, V,V

b) F, F, F, F

c) V, V, F, F

d) F, F, V, V

e) V, V, F, V

Comentários: Vejamos as assertivas:

(V) A mensuração da força muscular respiratória permite identificar precocemente quadros de fraqueza muscular respiratória e de insuficiência respiratória, proporciona maior segurança no tratamento de pacientes, indica a gravidade, as consequências funcionais e o progresso de diversas disfunções pulmonares e neuromusculares.

(V) Existem diversos procedimentos invasivos ou não para avaliar a força muscular respiratória. 

(F) As pressões inspiratória e expiratória máximas (PImáx e PEmáx, respectivamente) constituem um método de avaliação não invasiva frequente e clinicamente útil. Trata-se da mensuração da pressão intratorácica durante a realização de um esforço inspiratório ou expiratório máximo, contra a via aérea ocluída. Item falso, intraoral.

(V) A PImáx avalia a força dos músculos inspiratórios, enquanto a PEmáx, a força dos músculos expiratórios. Item verdadeiro. Como a própria sigla diz.

Gabarito: E.

46) Alterações fisiológicas do envelhecimento, por vezes, agravadas pela presença de doenças crônicas, resultam em condições geriátricas que surgem em idades avançadas, e são passíveis de prevenção e tratamento.  

A(O) _____ é um exemplo de resultado adverso geriátrico grave, pois aumenta substancialmente após a idade de 75-80 anos, identifica um subgrupo com _____ resistência e _____ risco de dependência, quedas e mortalidade. Esta condição tem sido reconhecida como uma _____ geriátrica, por apresentar sintomas complexos, possuir alta prevalência em idosos, ser resultante de várias doenças e múltiplos fatores de risco, representando, portanto, uma prioridade para a saúde pública. Conceitualmente, a fragilidade física é definida como uma síndrome médica com múltiplas causas caracterizada pela diminuição da força, _____ e redução das funções fisiológicas que aumentam a vulnerabilidade do indivíduo para o desenvolvimento e aumento da dependência e/ou morte, e associada a desfechos como _____, dependência, hospitalização, institucionalização, morte, risco de recuperação comprometida após doença, cirurgia e pior resposta ao tratamento.

a) desequilíbrio / baixa / alto / doença / equilíbrio / queda

b) fragilidade / alta / alto / síndrome / resistência / fratura

c) fragilidade / baixa / alto / síndrome / resistência / queda

d) desequilíbrio / baixa / alto / síndrome / resistência / fratura

e) fragilidade / alta / baixo / síndrome / resistência / queda

Comentários: As respostas estão no próprio texto. Sempre leiam todo o parágrafo e depois vão encaixando as palavras. Vejamos:

A(O) FRAGILIDADE é um exemplo de resultado adverso geriátrico grave, pois aumenta substancialmente após a idade de 75-80 anos, identifica um subgrupo com BAIXA resistência e ALTO risco de dependência, quedas e mortalidade. Esta condição tem sido reconhecida como uma SÍNDROME geriátrica, por apresentar sintomas complexos, possuir alta prevalência em idosos, ser resultante de várias doenças e múltiplos fatores de risco, representando, portanto, uma prioridade para a saúde pública. Conceitualmente, a fragilidade física é definida como uma síndrome médica com múltiplas causas caracterizada pela diminuição da força, RESISTÊNCIA e redução das funções fisiológicas que aumentam a vulnerabilidade do indivíduo para o desenvolvimento e aumento da dependência e/ou morte, e associada a desfechos como QUEDA, dependência, hospitalização, institucionalização, morte, risco de recuperação comprometida após doença, cirurgia e pior resposta ao tratamento.

Gabarito: C.

47) Sobre o uso da hidroterapia (HT) em água comum e da crenoterapia (CT) água termal no alívio da dor, analise as afirmativas abaixo:

I. Os diferentes modos de aplicação terapêutica da água recebem os nomes de termalismo social, balneoterapia (BT), talassoterapia, CT e HT.

II. A designação de BT/CT refere-se ao uso terapêutico das águas minerais naturais cuja composição química pode ser classificada como sulfurada, radioativa, bicarbonatada, ferruginosa, entre outras, para prevenção, tratamento e reabilitação de várias doenças.

III. Recurso importante para a reabilitação de alterações funcionais, tendo como princípio os efeitos físicos, químicos, fisiológicos e cinesiológicos, obtidos pela imersão do corpo em piscina geralmente aquecida. 

IV. Os exercícios na água aquecida melhoram a movimentação das articulações, o relaxamento, a redução da tensão muscular, de espasmos musculares, o aumento da resistência e força musculares, além de beneficiar o retorno venoso, melhorar a circulação periférica e favorecer a diminuição da dor.

Assinale a alternativa correta.

a) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas

b) Apenas a afirmativa I está correta

c) Apenas as afirmativas I e II estão corretas

d) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas

e) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas

Comentários: Vejamos:

I. Os diferentes modos de aplicação terapêutica da água recebem os nomes de termalismo social, balneoterapia (BT), talassoterapia, CT e HT. Item correto.

II. A designação de BT/CT refere-se ao uso terapêutico das águas minerais naturais cuja composição química pode ser classificada como sulfurada, radioativa, bicarbonatada, ferruginosa, entre outras, para prevenção, tratamento e reabilitação de várias doenças. Item correto.

III. Recurso importante para a reabilitação de alterações funcionais, tendo como princípio os efeitos físicos, químicos, fisiológicos e cinesiológicos, obtidos pela imersão do corpo em piscina geralmente aquecida. Perfeito.

IV. Os exercícios na água aquecida melhoram a movimentação das articulações, o relaxamento, a redução da tensão muscular, de espasmos musculares, o aumento da resistência e força musculares, além de beneficiar o retorno venoso, melhorar a circulação periférica e favorecer a diminuição da dor. Item correto.

Gabarito: A.

 48) Leia atentamente e assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas. 

Fibromialgia (FM) é uma _____ dolorosa crônica de etiopatogenia _____ complexa, não totalmente conhecida, que acomete preferencialmente _____, sendo caracterizada por dores musculoesqueléticas espalhadas e sítios dolorosos específicos à palpação de tender points, associados frequentemente a distúrbios do _____,fadiga, sintomas somáticos e cognitivos e distúrbios psíquicos.

a) doença / unifatorial / mulheres / complexo osteomuscular

b) doença / semi-fatorial / mulheres / complexo muscular

c) síndrome / singular / mulheres / sono

d) síndrome / multifatorial / mulheres / sono

e) síndrome / multifatorial / ambos os sexos / sono

Comentários: Fibromialgia (FM) é uma SÍNDROME dolorosa crônica de etiopatogenia MULTIFATORIAL complexa, não totalmente conhecida, que acomete preferencialmente MULHERES, sendo caracterizada por dores musculoesqueléticas espalhadas e sítios dolorosos específicos à palpação de tender points, associados frequentemente a distúrbios do SONO,fadiga, sintomas somáticos e cognitivos e distúrbios psíquicos.

Gabarito: D.

49) O andar é uma das principais habilidades do indivíduo. Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta.

a) Cadência é o número de passos por metros. O centro de gravidade é o ponto de aplicação de todas as forças que agem sobre o corpo

b) Um ciclo de marcha corresponde ao período entre o toque de calcanhar de um pé até o próximo toque de calcanhar do mesmo pé. Este também é o conceito de passada

c) Um passo é o período entre o toque de calcâneo de um pé e o próximo toque de calcâneo do outro pé. Assim, uma passada contém dois passos

d) O podograma (impressão da planta dos pés sobre uma esteira de papel) permite conhecer o comprimento do passo, da passada, e o padrao de apoio sobre os pés

e) O uso de eletrogoniômetros acoplados às articulações dá informações sobre os ângulos destas durante o movimento

Comentários: Vejamos:

a) Cadência é o número de passos por metros. O centro de gravidade é o ponto de aplicação de todas as forças que agem sobre o corpo. Item errado. A cadência é o número de passos por minuto. Resposta da questão.

b) Um ciclo de marcha corresponde ao período entre o toque de calcanhar de um pé até o próximo toque de calcanhar do mesmo pé. Este também é o conceito de passada. Item correto.

c) Um passo é o período entre o toque de calcâneo de um pé e o próximo toque de calcâneo do outro pé. Assim, uma passada contém dois passos. Item correto. Passo: Distância entre os dois toques no solo, um de cada pé. Passada: Distância entre os dois toques no solo do mesmo pé.

d) O podograma (impressão da planta dos pés sobre uma esteira de papel) permite conhecer o comprimento do passo, da passada, e o padrão de apoio sobre os pés. Item correto. Foi utilizado um artigo de 1996.

e) O uso de eletrogoniômetros acoplados às articulações dá informações sobre os ângulos destas durante o movimento. Item correto. Foi utilizado um artigo de 1996 sobre as Técnicas de análise de marcha (SAAD, BATTISTTELA, MAISERO; 1996).

Gabarito: A.

50) Sobre os objetivos do uso das órteses dentro do tratamento de reabilitação, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F). 

(  ) Estabilizar e imobilizar, corrigir deformidades, prevenir agravos, proteger estruturas e articulações, mobilizar e restaurar função

(  ) Nos casos reumatológicos, as órteses são usadas para tratamento da artrite reumatoide (AR), uma doença inflamatória, crônica e progressiva na membrana sinovial das articulações, causando destruição óssea e cartilaginosa.

(  ) Nos casos de lesão por queimadura, utilizam-se órteses com objetivo de posicionamento, prevenção de deformidades e que favoreçam a manutenção de amplitude de movimento 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

a) V, F, V 

b) V, V, F 

c) V, V, V

d)  F, V, F

e)  F, V, V

Comentários: Vejamos:

(V) Estabilizar e imobilizar, corrigir deformidades, prevenir agravos, proteger estruturas e articulações, mobilizar e restaurar função

(V) Nos casos reumatológicos, as órteses são usadas para tratamento da artrite reumatoide (AR), uma doença inflamatória, crônica e progressiva na membrana sinovial das articulações, causando destruição óssea e cartilaginosa.

(V) Nos casos de lesão por queimadura, utilizam-se órteses com objetivo de posicionamento, prevenção de deformidades e que favoreçam a manutenção de amplitude de movimento 

Gabarito: C.

51) Em relação a Fisioterapia Vascular na Doença Venosa Crônica (DVC), assinale a alternativa correta.

 a) baseia-se nos fatos de essa terapia prevenir o agravamento, promover e reabilitar a saúde, auxiliando no tratamento desta alteração vascular e melhorando o funcionamento e o condicionamento circulatórios, evitando, assim, a perda funcional do indivíduo e minimizando as consequências clínicas da doença

b) Os exercícios terapêuticos são efetivos no tratamento da DVC. No âmbito dos exercícios neuromusculares, o treinamento do músculo quadríceps é colocado em evidência como uma atividade capaz de diminuir o refluxo sanguíneo e aprimorar a competência das veias, causando redução dos desconfortos e malefícios promovidos por tal disfunção

c) O programa terapêutico da fisioterapia vascular para a DVC, conhecido como cinesioterapia vascular, deve constituir-se de três fases: aquecimento, treinamento e alongamento passivo e ativo-assistido. A primeira fase (aquecimento) tem como objetivos aumentar o fluxo sanguíneo muscular, o consumo de oxigênio basal e proporcionar efeitos psicológicos que se manifestam principalmente como sensação de preparação

d) Para finalizar o programa, torna-se necessário os alongamentos, para uma desaceleração gradual na intensidade do exercício, resultando em diminuição dos estímulos nervosos simpáticos e aumento dos parassimpáticos, ocorrendo vasoconstricção periférica, em que se pode utilizar a Drenagem Linfática Manual (DLM)

e) Os exercícios terapêuticos são efetivos no tratamento da DVC. No âmbito dos exercícios neuromusculares, o treinamento do músculo vasto medial é colocado em evidência como uma atividade capaz de diminuir o refluxo sanguíneo e aprimorar a competência das veias, causando redução dos desconfortos e malefícios promovidos por tal disfunção

Comentários: Vejamos:

a) baseia-se nos fatos de essa terapia prevenir o agravamento, promover e reabilitar a saúde, auxiliando no tratamento desta alteração vascular e melhorando o funcionamento e o condicionamento circulatórios, evitando, assim, a perda funcional do indivíduo e minimizando as consequências clínicas da doença. Item correto.

b) Os exercícios terapêuticos são efetivos no tratamento da DVC. No âmbito dos exercícios neuromusculares, o treinamento do músculo quadríceps é colocado em evidência como uma atividade capaz de diminuir o refluxo sanguíneo e aprimorar a competência das veias, causando redução dos desconfortos e malefícios promovidos por tal disfunção. Item errado, músculo gastrocnêmio e sóleo.

c) O programa terapêutico da fisioterapia vascular para a DVC, conhecido como cinesioterapia vascular, deve constituir-se de três fases: aquecimento, treinamento e alongamento passivo e ativo-assistido. A primeira fase (aquecimento) tem como objetivos aumentar o fluxo sanguíneo muscular, o consumo de oxigênio basal e proporcionar efeitos psicológicos que se manifestam principalmente como sensação de preparação. Item errado. O aquecimento também tem o objetivo de reduzir o risco de lesões. As 3 fases: aquecimento, treinamento e relaxamento

d) Para finalizar o programa, torna-se necessário os alongamentos, para uma desaceleração gradual na intensidade do exercício, resultando em diminuição dos estímulos nervosos simpáticos e aumento dos parassimpáticos, ocorrendo vasoconstricção periférica, em que se pode utilizar a Drenagem Linfática Manual (DLM). Item errado. Relaxamento.

e) Os exercícios terapêuticos são efetivos no tratamento da DVC. No âmbito dos exercícios neuromusculares, o treinamento do músculo vasto medial é colocado em evidência como uma atividade capaz de diminuir o refluxo sanguíneo e aprimorar a competência das veias, causando redução dos desconfortos e malefícios promovidos por tal disfunção. Item errado, como vimos.

Gabarito: A.

52) Sobre o linfedema, analise as afirmativas abaixo:

I. Existem três fases do linfedema: fase I: apresenta-se com sulcos e é considerada reversível. À medida que o edema progride, torna-se forte, fibrótico, sem sulcos e irreversível (fase II). Na fase III, o endurecimento cartilaginoso ocorre, com consequências papilomatosas e com a hiperqueratose da pele.

II. A fisioterapia atua sobre os trajetos dos vasos linfáticos, promovendo a reabsorção e a condução do acúmulo de líquido da área edemaciada, para as áreas normais, e incentivando o desenvolvimento das vias colaterais de drenagem, a fim de controlar a expansão a longo prazo.

III. As opções de tratamento mais citadas são: fisioterapia complexa descongestiva; compressão pneumática intermitente; drenagem linfática manual; vestuário de compressão; bandagens e tratamento a laser.

Assinale a alternativa correta.

a) As afirmativas I, II e III estão corretas

b) Apenas as afirmativas I e III estão corretas

c) Apenas a afirmativa II está correta

d) Apenas as afirmativas II e III estão corretas

e) Apenas a afirmativa III está correta

Comentários: Vejamos:

I. Existem três fases do linfedema: fase I: apresenta-se com sulcos e é considerada reversível. À medida que o edema progride, torna-se forte, fibrótico, sem sulcos e irreversível (fase II). Na fase III, o endurecimento cartilaginoso ocorre, com consequências papilomatosas e com a hiperqueratose da pele. Item correto.

II. A fisioterapia atua sobre os trajetos dos vasos linfáticos, promovendo a reabsorção e a condução do acúmulo de líquido da área edemaciada, para as áreas normais, e incentivando o desenvolvimento das vias colaterais de drenagem, a fim de controlar a expansão a longo prazo. Item correto.

III. As opções de tratamento mais citadas são: fisioterapia complexa descongestiva; compressão pneumática intermitente; drenagem linfática manual; vestuário de compressão; bandagens e tratamento a laser. . Item correto.

Gabarito: A.

53) Leia os textos abaixo e assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

_____ tem como objetivo criar diferenciais de pressão para promover o deslocamento da linfa e do fluido intersticial, visando à sua recolocação na corrente sanguínea, reabsorvendo os edemas e tratando diferentes patologias. Isso se consegue por meio de movimentos suaves em círculos com as mãos aplicadas sobre a área a ser tratada, de forma rítmica e lenta. Após a _____, utiliza-se a compressão elástica. A elastocompressão ______ o volume do sistema venoso superficial e o diâmetro da veia dilatada, restaurando temporariamente a competência _____, impedindo o refluxo venoso por _____. A compressão aumenta a contração dos músculos da panturrilha, esvaziando as veias profundas, desde que o fluxo arterial se mantenha inalterado. Os efeitos da compressão na microcirculação incluem a aceleração do fluxo sanguíneo nos capilares, redução da filtragem capilar e aumento da reabsorção pelo aumento da pressão do tecido, melhorando a drenagem linfática local e os efeitos dos mediadores envolvidos na resposta inflamatória local

 a) A manobra de desobstrução / manobra de desobstrução / aumenta / valvas / via das perfurantes incompetentes

b) A manobra de desobstrução / manobra de desobstrução / diminui / valvas / via das perfurantes incompetentes

c) A drenagem linfática manual / drenagem linfática manual / aumenta / valvular / via das perfurantes incompetentes

d) A drenagem linfática manual / drenagem linfática manual / diminui / valvular / via das perfurantes incompetentes

e) A drenagem linfática manual / drenagem linfática manual / diminui / valvular / via das perfurantes competentes

Comentários: Drenagem Linfática Manual tem como objetivo criar diferenciais de pressão para promover o deslocamento da linfa e do fluido intersticial, visando à sua recolocação na corrente sanguínea, reabsorvendo os edemas e tratando diferentes patologias. Isso se consegue por meio de movimentos suaves em círculos com as mãos aplicadas sobre a área a ser tratada, de forma rítmica e lenta. Após a DLM, utiliza-se a compressão elástica. A elastocompressão DIMINUI o volume do sistema venoso superficial e o diâmetro da veia dilatada, restaurando temporariamente a competência valvular, impedindo o refluxo venoso por via das perfurantes INCOMPETENTES. A compressão aumenta a contração dos músculos da panturrilha, esvaziando as veias profundas, desde que o fluxo arterial se mantenha inalterado. Os efeitos da compressão na microcirculação incluem a aceleração do fluxo sanguíneo nos capilares, redução da filtragem capilar e aumento da reabsorção pelo aumento da pressão do tecido, melhorando a drenagem linfática local e os efeitos dos mediadores envolvidos na resposta inflamatória local

Gabarito: D.

54) As Disfunções Temporomandibulares (DTM) são doenças que consistem em uma série de sinais e sintomas clínicos, que envolve a ATM e/ou a musculatura mastigatória. Analise as afirmativas abaixo:

I. Mais frequentes em homens, relacionados com oclusão dental e estresse emocional, sendo que são considerados sinais a abertura bucal limitada, ruídos articulares e desvio da mandíbula para um dos lados durante a abertura e fechamento, espasmo muscular, dor reflexa, dificuldade de movimentação articular, crepitação, cefaleia e distúrbios auditivos.

II. Entre os diversos tratamentos incluem termoterapia, eletroterapia, ultrassom, iontoforese, alguns agentes antialérgicos. 

III. O laser de baixa potência, está indicado quando há presença de dor, restrições de movimentos mandibulares, inflamação do tecido e instabilidade articular.

IV. A terapia com laser de baixa intensidade influência mudanças de caráter metabólico, energético e funcional, uma vez que favorece o aumento da resistência e vitalidade celular, levando-as a sua normalidade funcional com rapidez.

Assinale a alternativa correta:

a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas

b) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas

c) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas

d) Apenas a afirmativa I está correta

e) Apenas a afirmativa II está correta

Comentários: Vejamos:

I. Mais frequentes em homens, relacionados com oclusão dental e estresse emocional, sendo que são considerados sinais a abertura bucal limitada, ruídos articulares e desvio da mandíbula para um dos lados durante a abertura e fechamento, espasmo muscular, dor reflexa, dificuldade de movimentação articular, crepitação, cefaleia e distúrbios auditivos. Item errado. Mais frequentes em mulheres.

II. Entre os diversos tratamentos incluem termoterapia, eletroterapia, ultrassom, iontoforese, alguns agentes antialérgicos. Item errado.

III. O laser de baixa potência, está indicado quando há presença de dor, restrições de movimentos mandibulares, inflamação do tecido e instabilidade articular. Item correto.

IV. A terapia com laser de baixa intensidade influência mudanças de caráter metabólico, energético e funcional, uma vez que favorece o aumento da resistência e vitalidade celular, levando-as a sua normalidade funcional com rapidez. Item correto. É o recurso mais utilizado nas DTMs.

Gabarito:  C.

55) Sobre fisioterapia aplicada a gestante e ao parto, assinale a alternativa incorreta.

a) Os programas multidisciplinares de preparação para o parto vêm sendo desenvolvidos a fim de proporcionar à parturiente o equilíbrio físico e psíquico, e a sensação de bem-estar. Esses programas têm como benefícios a diminuição dos sintomas de desconforto e dor do parto, controle da ansiedade, diminuição do tempo de trabalho de parto e do índice de indicação para parto cesárea

b) Dentre os membros da equipe multidisciplinar, encontra-se o fisioterapeuta, que tem como função avaliar e monitorar as alterações físicas enfocando a manutenção do bem-estar da parturiente e do bebê, tanto na primeira quanto na segunda fase do trabalho de parto

c) No desempenho dos cuidados com as parturientes, é recomendada a adoção de tecnologias não farmacológicas e não invasivas para o alívio da dor, dentre elas podemos citar a eletroestimulação com corrente russa, a hidroterapia, a cinesioterapia, a crioterapia, a massoterapia, as técnicas respiratórias e de relaxamento

d) A massoterapia é geralmente realizada com técnicas de deslizamentos superficiais e suaves, com cremes ou óleos, com a gestante posicionada sentada ou deitada em decúbito lateral esquerdo

e) O uso de métodos não farmacológicos no alívio da dor durante o trabalho de parto tem a vantagem de reduzir e/ou postergar o uso de fármacos no controle da dor, proporcionando condições para a colaboração ativa da mulher e permitindo maior participação do acompanhante

Comentários: Vejamos:

a) Os programas multidisciplinares de preparação para o parto vêm sendo desenvolvidos a fim de proporcionar à parturiente o equilíbrio físico e psíquico, e a sensação de bem-estar. Esses programas têm como benefícios a diminuição dos sintomas de desconforto e dor do parto, controle da ansiedade, diminuição do tempo de trabalho de parto e do índice de indicação para parto cesárea. Item correto.

b) Dentre os membros da equipe multidisciplinar, encontra-se o fisioterapeuta, que tem como função avaliar e monitorar as alterações físicas enfocando a manutenção do bem-estar da parturiente e do bebê, tanto na primeira quanto na segunda fase do trabalho de parto. Item correto.

c) No desempenho dos cuidados com as parturientes, é recomendada a adoção de tecnologias não farmacológicas e não invasivas para o alívio da dor, dentre elas podemos citar a eletroestimulação com corrente russa, a hidroterapia, a cinesioterapia, a crioterapia, a massoterapia, as técnicas respiratórias e de relaxamento. Item errado. Não é indicado a corrente russa. Resposta da questão.

d) A massoterapia é geralmente realizada com técnicas de deslizamentos superficiais e suaves, com cremes ou óleos, com a gestante posicionada sentada ou deitada em decúbito lateral esquerdo. Item correto.

e) O uso de métodos não farmacológicos no alívio da dor durante o trabalho de parto tem a vantagem de reduzir e/ou postergar o uso de fármacos no controle da dor, proporcionando condições para a colaboração ativa da mulher e permitindo maior participação do acompanhante. Item correto.

Gabarito: C.

56) A Sociedade Internacional de Continência estabelece que Incontinência Urinária (IU) é “a perda involuntária de urina, que determina desconforto social e higiênico. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(  ) A IU é um sintoma comum que afeta mulheres de todas as idades, podendo interferir seriamente no bem-estar físico, psicológico e social dos indivíduos afetados. 

(  ) É classificada em:  IU de esforço, caracterizada por perda ao esforço físico, sem que haja contração do músculo detrusor da bexiga e IU por urgência , quando as portadoras sentem um desejo repentino e forte de urinar, porém não são capazes de controlar o mecanismo de micção. 

(  ) Dentre as modalidades de tratamento conservador, há o medicamentoso e o fisioterapêutico. Os recursos utilizados na Fisioterapia incluem exercícios para os músculos da cintura escapular e a eletroestimulação endovaginal. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

a) V, V, V 

b) F, V, F 

c)  V, F, V   

d)  V, F, F

e)  V, V, F

Comentários: Vejamos:

(V) A IU é um sintoma comum que afeta mulheres de todas as idades, podendo interferir seriamente no bem-estar físico, psicológico e social dos indivíduos afetados. 

(V) É classificada em:  IU de esforço, caracterizada por perda ao esforço físico, sem que haja contração do músculo detrusor da bexiga e IU por urgência , quando as portadoras sentem um desejo repentino e forte de urinar, porém não são capazes de controlar o mecanismo de micção. 

(F) Dentre as modalidades de tratamento conservador, há o medicamentoso e o fisioterapêutico. Os recursos utilizados na Fisioterapia incluem exercícios para os músculos da cintura escapular (assoalho pélvico) e a eletroestimulação endovaginal.

Gabarito:  E.

57) Dor no joelho é uma condição comum na clínica diária e a patologia anserina, também conhecida como pata de ganso, tem sido considerada uma das principais causas.

A _____ combinada dos tendões dos músculos _____, grácil e semitendinoso, a cerca de 5 cm distalmente da porção medial da articulação do joelho, forma uma estrutura que se assemelha à membrana natatória do ganso, razão pela qual os anatomistas a denominaram de “pata de ganso”, ou, do latim, pes anserinus. São músculos primariamente _____ do joelho e têm uma influência secundária na rotação _____ da tíbia, protegendo o joelho contra rotação e também contra um estresse valgo. A bursa anserina, também chamada de bursa intertendinosa, é uma das 13 bursas ao redor do joelho e está localizada logo abaixo do pes anserinus. Ela geralmente não se comunica com a articulação do joelho.  

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

a) origem / adutor magno / extensores / interna

b) origem / adutor magno / flexores / externa

c) inserção / sartorio / flexores / interna

d) inserção / sartório / extensores / externa

e) origem / abdutor / extensores / interna

Comentários: Vejamos:

A INSERÇÃO (DISTAL – JOELHO) combinada dos tendões dos músculos SARTÓRIO, grácil e semitendinoso, a cerca de 5 cm distalmente da porção medial da articulação do joelho, forma uma estrutura que se assemelha à membrana natatória do ganso, razão pela qual os anatomistas a denominaram de “pata de ganso”, ou, do latim, pes anserinus. São músculos primariamente FLEXORES do joelho e têm uma influência secundária na rotação INTERNA da tíbia, protegendo o joelho contra rotação e também contra um estresse valgo. A bursa anserina, também chamada de bursa intertendinosa, é uma das 13 bursas ao redor do joelho e está localizada logo abaixo do pes anserinus. Ela geralmente não se comunica com a articulação do joelho.  

Gabarito: C.

58) Sobre hálux valgo, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(  ) É a principal patologia do antepé, acometendo a primeira articulação metatarsofalangeana.

 (  ) É definida como desvio lateral do hálux associado ao varismo do primeiro metatarso, produzindo uma saliência óssea medial ao nível da primeira articulação metatarsofalangeana.

(  ) Em idosos, o hálux valgo foi relacionado com prejuízos na marcha, estabilidade postural e risco de quedas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

a) V, F, V 

b) F, V, F 

c)  F, F, F

d)  V, V, V

e)  F, V, V

Comentários: Vejamos:

(V) É a principal patologia do antepé, acometendo a primeira articulação metatarsofalangeana.

(V) É definida como desvio lateral do hálux associado ao varismo do primeiro metatarso, produzindo uma saliência óssea medial ao nível da primeira articulação metatarsofalangeana.

(V) Em idosos, o hálux valgo foi relacionado com prejuízos na marcha, estabilidade postural e risco de quedas.

Gabarito: D.

59) Segundo a resolução nº 424, de 08 de Julho de 2013  (D.O.U. nº 147, Seção 1 de 01/08/2013), leia atentamente as afirmativas abaixo: Artigo 15  É proibido ao fisioterapeuta:

I. Abandonar o cliente/paciente/usuário em meio a tratamento, sem a garantia de continuidade de assistência, salvo por motivo relevante.

II. Dar consulta ou prescrever tratamento fisioterapêutico de forma não presencial, salvo em casos regulamentados pelo Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional.

III. Divulgar e prometer terapia infalível, secreta ou descoberta cuja eficácia não seja comprovada.

IV. Prescrever tratamento fisioterapêutico sem realização de consulta, exceto em caso de indubitável urgência. 

V. Inserir em anúncio ou divulgação profissional, bem como expor em seu local de atendimento/trabalho, nome, iniciais de nomes, endereço, fotografia, inclusive aquelas que comparam quadros anteriores e posteriores ao tratamento realizado, ou qualquer outra referência que possibilite a identificação de cliente/paciente/usuário, salvo para divulgação em comunicações e eventos de cunho acadêmico científico, com a autorização formal prévia do cliente/paciente/usuário ou do responsável legal. Assinale a alternativa correta.

a) As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas

b) Apenas a afirmativa I está correta

c) Apenas as afirmativa I e IV estão corretas

d) Apenas a afirmativa III está correta

e) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas

Comentários: Vejamos os incisos do Art. 15:

I – abandonar o cliente/paciente/usuário em meio a tratamento, sem a garantia de continuidade de assistência, salvo por motivo relevante;

II – dar consulta ou prescrever tratamento fisioterapêutico de forma não presencial, salvo em casos regulamentados pelo Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional;

III – divulgar e prometer terapia infalível, secreta ou descoberta cuja eficácia não seja comprovada;

IV – prescrever tratamento fisioterapêutico sem realização de consulta, exceto em caso de indubitável urgência;

V – inserir em anúncio ou divulgação profissional, bem como expor em seu local de atendimento/trabalho, nome, iniciais de nomes, endereço, fotografia, inclusive aquelas que comparam quadros anteriores e posteriores ao tratamento realizado, ou qualquer outra referência que possibilite a identificação de cliente/paciente/usuário, salvo para divulgação em comunicações e eventos de cunho acadêmico científico, com a autorização formal prévia do cliente/paciente/usuário ou do responsável legal.

              Vejamos as assertivas:

I. Abandonar o cliente/paciente/usuário em meio a tratamento, sem a garantia de continuidade de assistência, salvo por motivo relevante. V

II. Dar consulta ou prescrever tratamento fisioterapêutico de forma não presencial, salvo em casos regulamentados pelo Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional. V

III. Divulgar e prometer terapia infalível, secreta ou descoberta cuja eficácia não seja comprovada. V

IV. Prescrever tratamento fisioterapêutico sem realização de consulta, exceto em caso de indubitável urgência.  V

V. Inserir em anúncio ou divulgação profissional, bem como expor em seu local de atendimento/trabalho, nome, iniciais de nomes, endereço, fotografia, inclusive aquelas que comparam quadros anteriores e posteriores ao tratamento realizado, ou qualquer outra referência que possibilite a identificação de cliente/paciente/usuário, salvo para divulgação em comunicações e eventos de cunho acadêmico científico, com a autorização formal prévia do cliente/paciente/usuário ou do responsável legal. V

Gabarito: A.

60) Dentre as doenças crônicas mais frequentes no envelhecimento, a osteoporose tem sido apontada como uma das prioridades de saúde pública mundial, devido a sua alta prevalência e efeitos sobre a saúde física e psicossocial do idoso.. Leia atentamente as afirmativas abaixo:

I. A osteoporose é uma doença sistêmica caracterizada pela diminuição da densidade mineral óssea (DMO), com deterioração da microarquitetura do tecido ósseo, resultando na perda de resistência e aumento do risco de fratura por fragilidade, principalmente na coluna vertebral, no quadril e no cotovelo.

II. A realização de atividade física pode, entre outros fatores, diminuir a dor, reduzir o uso de analgésicos  e melhorar a qualidade de vida de indivíduos com osteoporose.

III. Autores defendem que somente exercícios como caminhadas não apresentam grande relevância no tratamento da osteoporose, pois os ossos não são estressados a ponto de aumentar a massa. 

IV. O treinamento resistido pode aumentar a força muscular com positivas repercussões na proteção contra as quedas, além do eficiente estímulo para o aumento da massa óssea, influenciando fatores de risco que favorecem a osteoporose.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas a afirmativa I está correta

b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas

c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas

d) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas

e) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas

Comentários: Vejamos as assertivas:

I. A osteoporose é uma doença sistêmica caracterizada pela diminuição da densidade mineral óssea (DMO), com deterioração da microarquitetura do tecido ósseo, resultando na perda de resistência e aumento do risco de fratura por fragilidade, principalmente na coluna vertebral, no quadril e no cotovelo.  Item errado. Comuns: coluna vertebral (vértebras), quadril (fêmur), punho e úmero.

II. A realização de atividade física pode, entre outros fatores, diminuir a dor, reduzir o uso de analgésicos e melhorar a qualidade de vida de indivíduos com osteoporose. Item correto.

III. Autores defendem que somente exercícios como caminhadas não apresentam grande relevância no tratamento da osteoporose, pois os ossos não são estressados a ponto de aumentar a massa. Item correto.

IV. O treinamento resistido pode aumentar a força muscular com positivas repercussões na proteção contra as quedas, além do eficiente estímulo para o aumento da massa óssea, influenciando fatores de risco que favorecem a osteoporose. Item correto. Percebam que o treinamento resistido estimula o aumento da massa óssea, ele não aumenta diretamente a massa óssea.

Gabarito: C.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.