Artigo

E se não der para fechar o conteúdo do edital do TJ-RJ? Veja quais estratégias seguir

Olá, futuros concursados desse Brasil! Hoje iremos abordar a seguinte questão: o que fazer se não der para fechar o conteúdo do edital do TJ-RJ?

A aplicação das provas do concurso do TJ-RJ está prevista para o dia 21 de junho. Assim, os candidatos ainda possuem 84 dias de estudo até a realização do certame.

Em um primeiro momento, podemos ter a impressão de que são mais de 2 meses, e, portanto, tempo suficiente. Porém, como sabemos, o conteúdo previsto no edital é extenso e prevê diversas disciplinas.

Nesse contexto, alguns alunos se perguntam se conseguirão estudar todo o conteúdo até o dia da prova. E, se não conseguirem, uma dúvida surge: o que fazer se não der para fechar o conteúdo do edital?

Com essa problemática em mente, iremos abordar, nesse artigo, estratégias a serem adotadas pelos alunos que acreditam que não terão tempo suficiente para estudar todos os tópicos cobrados.

Analise minuciosamente o edital

O primeiro passo para quem quer ter sucesso na prova de concurso é ler atenciosamente todo o edital que foi publicado.

Costuma-se dizer que o edital é a lei do concurseiro, uma vez que prevê todos os aspectos e regras relacionados ao concurso. Dessa forma, é essencial que o candidato conheça bem a composição da prova, o peso das disciplinas e o conteúdo programático.

Após a leitura e compreensão de como será a prova e de quais assuntos poderão ser cobrados pela banca, o candidato perceberá que se sentirá menos perdido e que conseguirá programar o que será estudado de forma mais eficiente.

Priorize os conteúdos

Se não der para fechar o conteúdo do edital, a atitude mais recomendada pelos professores e aprovados é a de realizar a priorização de assuntos. Tal priorização, para ser a mais adequada possível, deve ser feita com base em dois âmbitos distintos:

Através da estatística de cobrança da banca

Uma boa forma de saber o que a banca mais gosta de cobrar é a resolução de provas anteriores. Na maior parte das vezes, o perfil da banca se repete através dos anos.

Desse modo, ao realizar as provas anteriormente aplicadas pelo Cebraspe, o aluno estará conhecendo a banca de forma mais aprofundada, e saberá, assim, a quais assuntos deverá dar maior atenção.

Se não der para fechar o conteúdo do edital, uma estratégia eficiente é a de priorizar os assuntos mais cobrados pela banca
Priorize assuntos importantes

Através do diagnóstico das suas dificuldades

Às vezes um assunto de determinada disciplina pode não ser cobrado com muita frequência pela banca, mas o aluno apresenta dificuldade na compreensão, ou um menor rendimento nas questões relativas a ele.

Assim, esse assunto deve ser igualmente priorizado e merece receber um foco maior, pois é mais suscetível de causar erros se for cobrado na prova.

Faça um planejamento de estudos efetivo

Agora que o candidato já sabe quais em quais assuntos deve dar um enfoque maior, deverá colocar no papel a sua estratégia de estudo, ou seja: deverá planejar o que será feito nos próximos dias e semanas.

Essa é uma das etapas mais cruciais do estudo pós-edital: a elaboração de um bom planejamento. Quando o aluno negligencia essa etapa, ainda mais se não der para fechar o conteúdo do edital, aumenta exponencialmente suas chances de não ser aprovado. Isso acontece porque a falta de planejamento tende a nos fazer estudar apenas o que mais gostamos e deixar de lado o que achamos mais difícil.

Para elaborarmos um plano de estudos eficiente, devemos utilizar diferentes ferramentas, para que o estudo fique completo. São elas:

  • Estudo da Teoria, que pode ser realizado por meio de videoaulas e PDFs. Nessa reta final, a leitura dos PDFs é mais recomendada, pois consiste em um método de estudo mais rápido e mais completo.
  • Leitura da Lei Seca. Muito negligenciada pelos alunos, a letra da lei é fundamental para a aprovação no certame.
  • Realização de questões de prova. O candidato pode realizar as questões disponibilizadas ao final dos PDFs ou, ainda, em uma plataforma de questões, como a que será disponibilizada pelo Estratégia em breve.

Além das ferramentas citadas acima, o aluno pode fazer uso de Simulados, que são excelentes para simular o dia da prova e para fazer um diagnóstico de rendimento. Ainda, pode utilizar videoaulas de revisão, as quais são frequentemente realizadas pelo Estratégia, em seu canal do Youtube.

Estabeleça horários

Um aspecto importante do planejamento é o estabelecimento de horários. Muitas vezes temos outras responsabilidades e tarefas, o que ressalta a importância de termos esse cronograma definido. Nos horários estabelecidos para o estudo, devemos esquecer as demais tarefas e nos concentrar totalmente nos estudos.

Afinal, de nada adianta estarmos sentados em frente aos livros, mas com a cabeça em outra atividade. Portanto, organizar um cronograma com os horários de estudo faz com que, na hora programada, o aluno consiga se dedicar integralmente, sem se preocupar com outros afazeres.

E como o Estratégia pode te auxiliar nessa etapa?

Aqui no Estratégia, disponibilizamos o Edital Estratégico para o TJ-RJ, para facilitar a etapa de planejamento. A principal função dessa ferramenta é fazer com que tenhamos um maior controle da nossa preparação.

Como sabemos que o período pós-edital é intenso, elaboramos uma planilha que irá auxiliar na elaboração do cronograma. Além disso, irá ajudar no controle de nossos estudos, como foi mencionado. Em resumo, o Edital Estratégico contém os seguintes recursos:

  • Esquematização do edital, de acordo com as disciplinas cobradas e os tópicos previstos dentro de cada disciplina.
  • Controle de assuntos estudados. Através desse recurso, o aluno pode marcar conforme for estudando os tópicos, o que possibilitará um controle maior das aulas concluídas e pendentes.
  • Controle das estatísticas. Com esse recurso, o candidato pode anotar seu desempenho nos exercícios localizados ao final do PDF, bem como nos exercícios da plataforma do TEC Concursos.
  • Controle de revisões, utilizando o método de 24h – 7 dias – 15 dias – 30 dias como parâmetro.

O Edital Estratégico pode ser acessado por meio do artigo abaixo:

Edital Estratégico TJ RJ: baixe gratuitamente agora mesmo

Além disso, o professor Guilherme Sant’Anna disponibilizou, no Youtube, um plano de estudos pós edital para o concurso do TJ-RJ.

Tal plano de estudos pode ser utilizado como base para a elaboração do cronograma, através de adaptações para que ele se adeque à realidade de cada um.

O meu rendimento na prova será pior se não der para fechar o conteúdo do edital?

Devemos ter em mente que o ideal é que consigamos estudar e revisar todos os assuntos. Porém, se não der para fechar o conteúdo do edital, isso não significa que o seu rendimento será, necessariamente, inferior.

Dizemos isso porque, se o aluno seguir as dicas e estratégias expostas nesse artigo, estará estudando de forma eficiente, focando nas disciplinas e assuntos que possuem uma maior chance de serem cobrados e atentando para as próprias dificuldades.

Então, quando percebemos que não dará tempo, temos duas abordagens possíveis.

  • Tentar estudar todo o edital e, consequentemente, não ter tempo para revisar os conteúdos mais importantes. Nessa abordagem, o aluno saberá pouco de tudo. Infelizmente, hoje, saber um pouco de tudo não é suficiente para garantir a aprovação. Uma vez que as provas estão cada vez mais complexas, essa estratégia não é recomendada.
  • Seguir os passos recomendados, e focar em saber muito os assuntos mais importantes. Nessa abordagem, o aluno saberá muito de uma quantidade menor de assuntos. Porém, esses assuntos serão os mais relevantes e que possuem maior chance de aparecer na prova.

Concluindo

Diante do exposto, podemos concluir que, se não der tempo para fechar o conteúdo do edital, ainda há esperanças. Por meio de um estudo direcionado, o candidato estará otimizando o seu tempo, e consequentemente, ampliando as chances de garantir a aprovação nesse concurso tão sonhado: o TJ-RJ.

Grande abraço,

Julia Mello

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

CONCURSOS ABERTOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.