Artigo

É possível conciliar os estudos para a área de Tribunais com uma pós-graduação?

Conheça os cursos mais indicados para os alunos que visam a aprovação em um tribunal

A área de Tribunais é muito procurada por quem estuda para concursos públicos devido às oportunidades disponíveis em todo o Brasil, além dos excelentes salários e benefícios que costumam ser pagos pelo Poder Judiciário. 

Em 2020, vivemos um momento no qual a maior parte dos concursos foi suspensa devido ao COVID-19. Isso nos traz uma pergunta: como é possível aproveitar esse período de isolamento social para chegar no dia da prova com um alto nível de preparação?

Uma das alternativas para aproveitar bem esse novo momento no qual vivemos é justamente conciliar o estudo para a área de Tribunais com as aulas de uma pós-graduação online: vamos mostrar como isso é possível neste artigo!

1) A área de tribunais e os conteúdos cobrados nos certames

Aqui no Estratégia, sempre recomendamos que nossos alunos escolham uma determinada área para focar os seus estudos para concursos públicos. Isso permite que você otimize o seu tempo e também tenha um foco bem direcionado nos seus estudos.

Ao realizarmos uma análise a respeito da área de Tribunais, verificamos que existem basicamente duas carreiras principais que podem ser escolhidas pelos alunos: Técnico Judiciário (nível médio) e Analista Judiciário (nível superior). Dessa forma, podemos identificar que as principais disciplinas cobradas nesses certames são:

Ciclo básico para concursos:

  • Português;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • RLM;
  • Informática.

Conteúdos específicos para a área de Tribunais (sobretudo Analista Judiciário):

  • Direito Civil;
  • Direito Processual Civil;
  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal.

Essa é uma análise básica das disciplinas que são cobradas para a área de tribunais: cabe ressaltar aqui que essas matérias irão variar de acordo com o órgão e também com o cargo para o qual você visa ser aprovado. No entanto, no caso de cargos de nível superior, é comum vermos a cobrança de temas como os listados acima, até porque eles são bem coerentes com o segmento da sociedade no qual o servidor aprovado atuará. 

Um dos cargos mais concorridos na área de Tribunais é o Analista Judiciário – Área Administração. Nesse caso, as provas tendem a realizar cobranças bem incisivas sobre disciplinas como Gestão de Pessoas, Administração Pública e Administração Geral. 

2) Prova de títulos nos concursos para a área de tribunais

Com o nosso panorama de conteúdos em mãos, precisamos entender uma etapa muito importante dos concursos para a área de tribunais: trata-se da prova de títulos. Ela está presente em muitos certames e traz um diferencial importante em termos de pontuação para os candidatos que possuem uma qualificação adicional, como uma pós-graduação, por exemplo. 

Como mencionamos anteriormente, os concursos públicos têm sido cada vez mais disputados e, assim, temos visto a “briga” pelas vagas ser decidida nos décimos de pontuação, dependendo do cargo. Portanto, vamos apresentar essa perspectiva das provas de títulos de acordo com dois concursos: o TJSP e o TJRJ.

Exemplo 1: TJSP – Concurso realizado em 2017 (Capital)

O último concurso do TJSP foi realizado em 2017 para preenchimento de vagas em São Paulo (capital). Mais de 175 mil pessoas se inscreveram para as provas: a concorrência geral foi de cerca 395 candidatos por vaga. 

Vamos usar como exemplo o cargo de Assistente Social: mesmo sendo uma carreira de área específica, houve a consideração de títulos como uma das etapas do certame. Dessa forma, o candidato poderia obter até 0,9 ponto adicional caso apresentasse a qualificação em uma pós-graduação lato sensu. 

Exemplo 2: concurso do TJRJ – Edital publicado em 2020

O edital do TJRJ, lançado em 2020, é um dos concursos mais aguardados do ano para a área de tribunais. Ele ofertou vagas para nível médio e nível superior: nesse segundo caso, há previsão de prova de títulos. 

O candidatos que apresentarem a formação em uma pós-graduação lato sensu, com no mínimo 360h de carga horária, receberão até 1,20 pontos adicionais, que poderão ser decisivos para melhorar a classificação nas vagas ofertadas pelo tribunal neste certame. 

3) Concursos para a área de tribunais e a pós-graduação online

Diante dos cenários apresentados, percebe-se que as provas de títulos não podem ser desprezadas pelos alunos que desejam ser aprovados em um concurso na área de tribunais em breve. Além disso, cabe ressaltar que cursar uma pós-graduação é interessante também para alunos que buscam cargos de nível médio: apesar de não terem provas de títulos, estes certames são extremamente concorridos e o conteúdo estudado no curso pode contribuir para a sua aprovação.

No entanto, existem dois questionamentos que podem surgir ao pensar em cursar uma pós-graduação para obtenção desses pontos tão preciosos:

  1. Será que dará tempo de concluir a minha pós-graduação até o meu concurso público?

Sim! Além do fato da maioria das provas estarem paralisadas no momento no nosso país, o que traz um ganho substancial de tempo para os alunos, existem opções de cursos de pós-graduação que podem ser realizados de forma otimizada. Os programas de pós-graduação do Estratégia-Unyleya para carreiras públicas, por exemplo, podem ser concluídos em até 9 meses e não exigem a apresentação de TCC. Eles têm a carga horária exigida pelos concursos públicos para a validação (360h) e são autorizados pelo MEC. 

  1. As aulas da pós-graduação vão atrapalhar o meu estudo para concursos?

De forma alguma! O que acontece é justamente o contrário: os conteúdos dos programas de pós-graduação do Estratégia-Unyleya foram desenvolvidos para aprofundar o seu conhecimento nos temas abordados. Assim, temos cursos que são criados com uma grade curricular que é similar aos assuntos estudados para os concursos públicos realizados no nosso país. 

É evidente que realizar uma pós-graduação não substitui a preparação com um curso focado no seu certame específico. Contudo, os conteúdos ministrados na pós podem te auxiliar a ter uma visão mais aprofundada sobre temas importantes para o seu exercício profissional como futuro servidor, com a vantagem de que eles também poderão ser cobrados no seu certame. 

Aqui no Estratégia-Unyleya, temos duas opções de cursos de pós-graduação online que são boas opções para alunos com foco na área de tribunais. Veja as disciplinas de cada curso:

Pós-graduação em Direito Público

  • Ação Penal
  • Conceitos e fundamentos do Direito Administrativo
  • Direito Penal Constitucional
  • Direitos e Garantias Fundamentais e Direitos Humanos
  • Domínio Público e Intervenções do Estado
  • Organização dos Poderes e Funções Essenciais à Justiça
  • Sistema Tributário Nacional
  • Teoria Geral do Processo

Conheça o programa completo do curso

Pós-graduação em Direito Administrativo e Gestão Pública

  • Administração Pública
  • Agentes Públicos
  • Conceitos e fundamentos do Direito Administrativo
  • Domínio público e intervenções do Estado
  • Estado Constitucional Brasileiro
  • Licitações Públicas e Contratos Administrativos
  • Orçamento Público
  • Organização dos Poderes e Funções Essenciais à Justiça

Conheça o programa completo do curso

O curso de Direito Público é mais direcionado para temas da área do Direito e, assim, pode ser interessante para quem busca uma aprovação para cargos que exigem formação nesse segmento e/ou têm um conteúdo jurídico mais aprofundado no edital. Já o curso de Direito Administrativo e de Gestão Pública oferece mais disciplinas relacionadas à Administração e, portanto, é uma boa escolha para quem fará concursos para TJAA e AJAA, por exemplo. 

Para fazer a sua inscrição na pós-graduação, basta acessar o nosso site, escolher o seu curso e completar as informações necessárias para a matrícula! :) 

Deixo aqui também um convite para que você nos acompanhe no Instagram da pós-graduação! Estamos produzindo conteúdos incríveis para te auxiliar na sua jornada de estudos e no seu aprimoramento profissional!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.