Artigo

Como estudar para a discursiva do TRT 4

Fala estrategista! Como está nessa reta final do concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS)? No artigo de hoje vamos te ajudar nesses últimos dias que antecedem o concurso e passaremos dicas de como detonar na discursiva do TRT 4 e se diferenciar para conquistar a sua aprovação.

Como estudar para a discursiva do TRT 4
Concurso do TRT da 4ª região será organizado pela banca FCC

O edital do concurso do TRT 4 foi publicado no dia 6 de maio de 2022, organizado pela banca FCC. O edital contemplou vagas e cadastro de reservas para diversas especialidades dentre os cargos de Técnico Judiciário e Analista Judiciário.

As provas que são de caráter classificatório e eliminatório, estão marcadas para acontecer no dia 10 de julho de 2022. A prova objetiva será composta de 30 itens de conhecimentos gerais e 30 itens de conhecimentos específicos com peso 2. Além disso, contará com uma prova discursiva a qual valerá um total de 100 pontos e consistirá em um texto dissertativo argumentativo a ser respondido entre 20 a 30 linhas. Como vocês podem perceber, essa prova concentra a maior quantidade de pontos total, que serão avaliados segundo os critérios abaixo:

Avaliação da discursivas do TRT 4:

  • Conteúdo – até 40 (quarenta) pontos:
    • a) perspectiva adotada no tratamento do tema;
    • b) capacidade de análise e senso crítico em relação ao tema proposto;
    • c) consistência dos argumentos, clareza e coerência no seu encadeamento.
  • Estrutura – até 30 (trinta) pontos:
    • a) respeito ao gênero solicitado;
    • b) progressão textual e encadeamento de ideias;
    • c) articulação de frases e parágrafos (coesão textual).
  • Expressão – até 30 (trinta) pontos:
    • A avaliação da expressão não será feita de modo estanque ou mecânico, mas sim de acordo com sua estreita correlação com o conteúdo desenvolvido.

Saiba que as provas discursivas no âmbito dos concursos de TRTs costumam definir os candidatos que serão aprovados nas primeiras colocações. Isso acontece, pois, a nota da objetiva dos candidatos bem preparados costumam ser próximas, o que não ocorre na prova discursiva. Sendo assim, você precisa se preparar em alto nível, principalmente quando se trata da banca FCC, como veremos no tópico a seguir.

Últimas provas discursivas da FCC em TRTs

Quando analisamos os temas propostos pela FCC nas provas discursivas, percebemos a preferência por temas filosóficos e sociológicos. A banca exige que além do domínio da norma culta da língua portuguesa e do emprego do tipo textual dissertativo-argumentativo, o candidato faça uma reflexão consistente, que mostre a sua perspectiva de coletividade da sociedade e de respeito aos direitos humanos, mesmo que isso não esteja expresso no edital.

Vamos listar para vocês na tabela abaixo os últimos temas exigidos nas discursivas para os concursos da área da Justiça do Trabalho realizados pela FCC.

TRT 2ª Região (SP)AnalistaTextos motivadores sobre: ” O indivíduo como ser único dotado de singularidades e a dificuldade em enquadrar-se em padrões e valores gerais e universais.”
TRT 2ª Região (SP)Técnico AdministrativoA privacidade como mercadoria.
TRT 6ª Região – PETécnico AdministrativoA comunicação e os conflitos que surgem com a diversidade.
TRT 6ª Região – PEAnalistaA Informação em face do descrédito institucional.
TRT 15ª Região – CampinasAnalistaAutenticidade, Autonomia, Subjetividade, Ausência de Alteridade.
TRT 15ª Região – CampinasTécnico AdministrativoO uso de câmeras de vídeo e o direito à privacidade.
TRT 15ª Região – CampinasTécnico AdministrativoTexto motivador sobre: “Diferenças
comercializáveis”
Alguns dos últimos temas cobrados pela FCC nos TRTs

Você pode conferir outros temas de redação cobrados pela FCC nesse artigo:

E-book grátis redação para concursos FCC: 53 temas de interesse geral

Como estudar para as Discursivas do TRT 4: Planejamento do Estudo

Pessoal o primeiro passo para começar o seu estudo para a discursiva é fazer uma autoavaliação de quantas horas de dedicação você irá colocar para estudar e treinar para essa prova. Para isso considere os seguintes pontos:

1 – Você tem intimidade com a escrita?

Por mais que você esteja acostumado a escrever textos longos emitindo a opinião sobre algum tema, você tem o costume de colocá-los no papel de forma manuscrita?

2 – Você costuma ler sobre os temas de atualidades, filosóficos e sociológicos?

Só escreve bem quem conhece o assunto, por isso é muito importante você ter contato frequente com textos desses cunhos a fim de adquirir repertório e assim desenvolver um bom texto argumentativo. Além disso, é importante também fazer uma leitura crítica, buscando construir uma opinião própria sobre aquele assunto.  Ter noção da realidade em que vivemos e as normas legais que regem a sociedade é fundamental.

3 – Como está a sua evolução nas outras disciplinas do edital?

É importante ressaltarmos aqui, que por mais que o concurso do TRT 4 tenha uma prova discursiva com nota até 100 pontos, o certame é composto também por outras matérias que fazem parte da objetiva e que vão servir de parâmetro para que você tenha o seu texto corrigido.  Ou seja, serão corrigidas apenas as provas discursivas dos candidatos habilitados e mais bem classificados nas provas objetivas. O que quero dizer nesse ponto é: por mais que a discursiva corresponda a maior quantidade de pontos, você deve também equilibrá-la com o estudo das outras matérias do edital.

Analisando esses pontos você deve pesar o quanto da sua rotina de estudos você irá dedicar-se ao estudo de discursivas para chegar ao patamar almejado.

A princípio, saiba que não será da noite para o dia que você estará apto a resolver com eficiência uma prova discursiva. A habilidade da escrita se adquire gradativamente, com muito esforço e dedicação. Abaixo explicarei como deve ser esse treinamento para que você seja eficiente nessas horas.

Como estudar para as Discursivas do TRT 4: Curso de discursiva

Estudar por um bom curso de redação te ensinará a não cometer erros básicos como no caso de fuga ao tema, no qual o candidato pode perder cerca de 30 pontos. No curso o professor irá explicar o que é um texto do gênero dissertativo-argumentativo, como desenvolver uma boa introdução, sequenciar os parágrafos, como fazer a conclusão além de apresentar inúmeros temas com modelos de resposta que te ajudarão a interpretar aquele tema.

Como estudar para as Discursivas do TRT 4: Conhecimento sobre os temas

A insegurança na hora de discorrer sobre determinado tema é um desafio que muitos candidatos têm. Quando esse tema é de cunho mais filosófico e sociológico, como os cobrados pela FCC, essa insegurança fica maior ainda.

Sem conhecimento sobre o tema, você terá grandes dificuldades para fugir dos chavões e do senso comum, que prejudicam a qualidade de qualquer texto.

Para vencer esse desafio é importante armazenar bagagem cultural, adquirindo informações confiáveis sobre o que se pretende escrever.  Quem acha que treinar a leitura para provas discursivas é perda de tempo, está muito enganado!

Dessa forma, dedique um tempo para uma leitura sobre os assuntos mais atuais e alvos de críticas sobre nossa sociedade a fim de absorver aquele conteúdo.  Nesse tipo de leitura, busque entender além da crítica por trás daquelas ideias, identifique também como o autor estrutura suas frases ao longo do texto, observe os detalhes, verifique a estrutura do texto, o tamanho das frases, a coesão e a coerência textual.

Para aqueles momentos que estiver com a vista mais cansada ou quando a leitura foi inviável no momento, busque assistir a conteúdos que abordam esses assuntos no Youtube ou até mesmo ouvir um podcast, isso já te ajudará a ter mais familiaridade com aquele tema.

Como estudar para as Discursivas do TRT 4: Treino

Chegamos a hora de treinar, após passar pelas etapas anteriores vamos colocar à prova o conhecimento adquirido. Nessa fase é legal você simular as mesmas condições que terá no dia da prova, então de preferência imprima a folha de resposta da FCC, sente-se num lugar sem distrações e faça a sua redação de próprio punho à caneta e cronometrando o quanto está se empenhando para essa atividade.

Nessa hora vem a clássica pergunta: é necessário fazer resumo antes de passar para a folha definitiva?

Você notará que por demandar muito mais tempo, o ideal é que você não precise de um rascunho para o texto inteiro. Entretanto, se você vem treinando há pouco tempo, pode contar com ele para sentir-se mais confiante e conforme for treinando, tente desapegar dele. Busque usar o rascunho da folha de resposta, apenas para estruturar em tópicos as ideias em cada um dos parágrafos.

Além disso, é importante controlar o tempo gasto em cada texto produzido para que possa avaliar sua evolução quanto à rapidez, bem como para delimitar o tempo que você separará para fazer a redação no dia da prova. Após terminá-lo, caso não tenha algum profissional que possa corrigi-lo, leia você mesmo com mais calma ou dê para algum familiar ou amigo para ver se compreendem com clareza o seu ponto de vista sobre o tema e para também pontuarem quanto a sua caligrafia, que deve estar de fácil compreensão.

Como estudar para as Discursivas do TRT 4: Etapa Revisão

Revise os textos produzidos por você constantemente. Você notará sua evolução (falhas cometidas e superadas) e recordará os principais aspectos dos conteúdos que foram abordados. Se possível, para aqueles temas que apresentou maiores dificuldades, faça uma pesquisa mais profunda, evite repetições, procure por sinônimos e tente reproduzir aquele tema com seus novos ajustes. Essa prática com certeza fará você sentir-se mais confiante, aprofundando seu conhecimento e aprimorando seu vocabulário.

Como estudar para as Discursivas do TRT 4: Conclusão

Pois bem, após essas dicas espero que você possa se organizar para estudar de forma eficiente para as Discursivas do TRT4.

Lembre-se que escrever bem requer sobretudo prática e conhecimento daquilo que está sendo abordado.

Se você está iniciando é de muita valia um auxílio externo, para que tenha uma base sólida, eliminado desde cedo, eventuais vícios. Nosso time do Estratégia possui cursos de discursivas para o TRT-4 com correção que oferece a garantia de satisfação ou seu dinheiro de volta. Na Assinatura Platinum, esse direito à correção das discursivas já está contemplado.

Não deixe de conferir!

Espero ter te ajudado com essas dicas para a prova discursiva do TRT-4.

Contem sempre conosco. Abraços e bons estudos!

Fernanda Harumi – Professora e Coach do Estratégia Concursos

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.