Discursiva do TJGO/Pedagogo
Concursos Públicos

Discursiva do TJGO/Pedagogo

Olá, Pessoal!

O concurso do TJGO está chegando. Sei que vocês devem estar cansados já. Mas lembrem-se: o suor de hoje será revertido em sorrisos amanhã.

FOCO: Fé/organização/coragem/otimismo.

Tá perto da vitória! :)

Muitos alunos nos pediram sugestão de temas para a prova discursiva e estamos aqui hoje para conversarmos sobre isso.

O que se espera do profissional de Pedagogia em Tribunal de Justiça?

O pedagogo que trabalhará como analista judiciário deve ter um embasamento voltado à área educacional, entretanto, certamente somente estes conhecimentos não bastam.

O que os órgãos têm procurado, atualmente, é preencher as vagas com um profissional multidisciplinar que tenha uma visão global da realidade e que consiga se atualizar, mesclando os conhecimentos acadêmicos pedagógicos com assuntos contemporâneos.

Sendo assim, esperamos uma prova discursiva com temas atuais, voltados à educação e sociedade.

Delimitamos com algumas sugestões abaixo, mas antes, queremos comentar quais têm sido os últimos temas cobrados em provas discursivas relacionadas à educação:

MPU/2013:
Uso das TICs (tecnologias de comunicação e informação0 no contexto educacional.
Tema atualíssimo, voltado à educação do século XXI. Um aluno antenado poderia falar sobre plataforma moodle, por exemplo, explicando sobre como as TICs hoje podem transformar a maneira de se educar e de aprender. A solicitava que o candidato abordasse o tema, seguindo os seguintes tópicos:

– impacto das TICs sobre a sociedade e o indivíduo;

– aplicação e função das plataformas virtuais no processo de ensino e aprendizagem e

– desafios advindos do emprego dessas plataformas na avaliação de estudantes.
Observem que, apesar de enfocar, de forma indireta, a educação a distância, a banca pretende ainda mensurar se o candidato está atualizado e sabe debater sobre assuntos importantes na atualidade, voltados à educação.

CÂMARA DOS DEPUTADOS/2014 (AREA DE EDUCAÇÃO):
A prova trouxe como assunto “Constituição e Educação”, abordando tratamento constitucional e normas federais de educação e ainda Estrutura e Funcionamento do ensino público e Privado.

Vejam que as provas gostam de cobrar assuntos que apresentam visibilidade na mídia, fazendo uma comunicação entre a educação e um paralelo com assuntos do edital e temas relevantes.

Sendo assim, “chutamos” como temas de discursiva para a prova de domingo do TJGO/Pedagogo:
Propostas de educação integral: pontos e contrapontos;
Educação inclusiva: podem cobrar algo relacionado tema;
Educação a distância (abordando a legislação e as novas tecnologias aplicadas à educação e aprendizagem)
Alterações importantes da LDB oriundas da lei 12.796, como a matrícula aos 4 anos na educação básica. Trata-se de um tema atual, bastante cobrado em provas
Papel ético do educador também é um tema interessante a se cobrar.
Importância do planejamento pode ser um tema a ser abordado.
Projeto político pedagógico e prática educativa. Volta e meia esse assunto cai em provas.

Queridos alunos:
Tão importante quanto nos preocuparmos com o tema é sabermos redigi-lo no dia da prova. Leiam com atenção aos enunciados. Organizem seu texto discursivo-argumentativo de maneira lógica respeitando as regras deste tipo de redação. Mantenham a tranquilidade e tentem embasar o assunto de maneira segura, sem redundâncias e de forma articulada.

Uma boa prova a todos vocês.
Esperamos que o resultado seja proporcional aos vossos esforços. Que Deus os abençoe.

Até mais.

E que venham muitas rodadas de pão de queijo dessa turma!

Com carinho,
Fernanda & Fabiana.
:=)

Fernanda Lima

Fernanda Lima

Pedagoga formada pela UnB - Universidade de Brasília, Especialista em Docência do ensino superior e atualmente estudante de Letras da UnB. Dedica-se ao ensino dos Conhecimentos Pedagógicos para Concursos após ter logrado êxito em diversos concursos como: orientação educacional, secretaria de Educação, Codevasf, BRB, Caixa Econômica. Foi empossada no Ministério da Justiça em 2009 quando logrou êxito no concurso para Pedagoga (5o lugar). Atualmente é empregada pública da Caixa Econômica Federal:)

Veja os comentários:

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados