Artigo

Concursos PM: 4 dicas para se preparar para corporações de estados diferentes

Saiba as principais dicas a serem consideradas para se preparar para Concursos da PM de diferentes estados.

Os concursos públicos para ingresso nas Polícias Militares dos diferentes estados do Brasil são muito disputados e exigem dos candidatos um alto nível de preparação.

Cada corporação possui particularidades em relação ao seu processo seletivo, requisitos e etapas do concurso, o que torna necessário um estudo específico para cada caso.

Contudo, é possível aproveitar alguns atalhos e pontos em comum entre esses concursos, para maximizar a sua preparação e aumentar seu leque de oportunidades. Neste artigo, apresentaremos 4 dicas essenciais para que você possa se preparar da melhor forma possível para diferentes corporações e aumentar suas chances de aprovação.

dicas PM diferentes
Policiais Militares

1.) Dominando o ciclo básico da área policial para a PM de diferentes estados

Embora as diferentes corporações possuam diferenças em seus conteúdos programáticos e tenham disciplinas ou legislações específicas, a realidade é que entre os concursos da PM, há muitas disciplinas que quase sempre marcam presença. E é aqui onde mora nossa primeira dica.

Não à toa, costumamos chamar esse rol de disciplinas como “Ciclo básico”. Especialmente no caso de concurseiros iniciantes, o seu maior interesse deve ser dominar essas disciplinas, que servirão de fundamento para as outras que virão no planejamento.

Mas vale lembrar que isso também serve para alunos avançados, afinal, dominar o ciclo básico é um dos primeiros objetivos que devemos almejar quando estudamos pra concurso.

Pois bem, podemos então elencar algumas matérias integrantes do ciclo básico voltado para concursos da PM de diferentes estados. Vejamos:

  • Português;
  • Raciocínio Lógico Matemático;
  • Informática;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Penal.

2.) Matérias em comum primeiro, específicas depois.

Ok, dominado o ciclo básico e praticamente fechando o conteúdo dessas disciplinas, podemos ir inserindo gradualmente as demais matérias que costumam estar presentes em concursos da PM. Primeiramente, vamos supor que você tenha 3 concursos da PM em seu radar.

Todos eles têm em comum a disciplina Direito Processual Penal, mas um deles tem a matéria Atualidades e outro tem Direitos humanos. Aqui, é mais prudente que a próxima disciplina que você for inserir seja Direito Processual Penal. As demais matérias que você for incluindo gradualmente deverão seguir essa mesma lógica.

Quanto mais específica ao concurso, em regra, mais tarde ela vai entrar no seu planejamento. Claro, considerando uma situação de pré-edital.

3.) dica para se preparar para corporações de estados diferentes – Faça questões das principais bancas  

Ao se preparar para concursos da PM de estados diferentes, vale trazer uma dica em relação à bancas examinadoras. Vamos dizer que o seu concurso alvo ainda não teve a banca definida ou mesmo que você não tenha escolhido um concurso alvo.

Sem problemas, o que é mais prudente a se fazer nesta situação é realizar questões das principais bancas examinadoras de concursos, como a FCC, Cebraspe, FGV, Vunesp.

Isso dará uma noção geral de como o conteúdo é exigido pelas principais bancas e você terá diferentes perspectivas e abordagens de diferentes assuntos.

A vantagem disso é que você estará apostando nas bancas mais comuns de modo que há grande chance de uma delas ser escolhida para o seu certame. Assim, você já terá tido um primeiro contato em pré-edital com essa banca e não terá grandes surpresas quanto ao modo que as questões são cobradas.

4.) Acumule sua bagagem de conhecimentos

Acumular sua bagagem de conhecimentos nas matérias em comum entre os diferentes concursos da PM é a melhor maneira de se preparar em pré-edital e é a nossa quarta dica. Quando falamos de acumular conhecimentos, queremos dizer tanto em termos de qualidade como de quantidade.

Então o seu objetivo maior, tendo vários concursos da mesma área sob o seu radar, é conseguir criar uma base sólida nessas disciplinas e alcançar um nível razoável de desempenho.

Assim, quando as oportunidades forem surgindo efetivamente e os concursos de seu interesse forem saindo, você já terá a faca e o queijo na mão.

Isso porque muitas das matérias você já vinha estudando sistematicamente, logo conseguirá poupar muito tempo durante o pós-edital através de revisões e realização de baterias de questões.

E este será o momento de transformar aquele nível razoável de acertos em um nível ótimo, o que aumentará as suas chances de aprovação.

Com esse tempo que conseguiu poupar, você poderá se dedicar às novidades do edital ou às matérias específicas.

Algo que é muito importante e deve ser considerado é que, se em um momento de pré-edital é interessante fazermos nossa preparação nos atentando para várias oportunidades dentro da área que escolhemos e não apenas um único concurso alvo, no momento que efetivamente sair um edital, o seu foco deve migrar completamente para aquele concurso que está na praça.

Em outras palavras, você não vai estudar uma matéria que está presente no concurso PMERJ, por exemplo, se o edital do concurso PM SP acabou de sair e não contempla este conteúdo.

Então em regra é interessante conciliar o estudo de várias corporações estudando as matérias comuns, mas no momento que sair um edital, devemos direcionar nosso foco para este certame.

Finalizando Concursos PM: 4 dicas para se preparar para corporações de estados diferentes.

Então é isso, pessoal!

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a enxergar outras possibilidades e dicas buscando otimizar a sua preparação para concursos da PM de estados diferentes.

  • Lembrem-se de se fortalecer no ciclo básico da área policial com foco na PM;
  • Priorizar as Matérias em comum primeiro e específicas depois;
  • Fazer questões das principais bancas e acumular sua bagagem de conhecimentos o quanto antes.

Um grande abraço e bons estudos.

Professor: Diogo Matias

Instagram: @oprimoconcursado

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2023

Concursos 2024

Prepare-se com o Estratégia!

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.