Artigo

Dica de Português para o Concurso STJ

Olá, amigos do Estratégia!

Para aqueles que farão, em setembro, o Concurso STJ, a dica de hoje é sobre o item “Correspondência Oficial” do edital de vocês, que cobra conhecimentos sobre o Manual de Redação Oficial da Presidência da República. Temos uma aula sobre o tema, mas irei adiantar certos aspectos importantes que poderão fazer você acertar algumas questões de português.

Tenha em mente que existem três tipos de documento que se assemelham na forma, mas se diferem nas suas finalidades. Por se assemelharem na forma, dizemos que eles seguem o Padrão Ofício. São eles: o ofício, o aviso e o memorando.

Por ora, quero que você guarde estas informações: o aviso e o ofício são usados para comunicações externas (o aviso é expedido apenas por Ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia, enquanto o ofício é expedido por outras autoridades e para outras autoridades, ou mesmo para particulares). O memorando, por sua vez, é utilizado para comunicações internas, ou seja, entre unidades administrativas de um mesmo órgão, independentemente da hierarquia.

Quanto à forma, as três espécies se distinguem em alguns detalhes. O aviso e o ofício usam o vocativo, mas o memorando não. No ofício, deve-se incluir o endereço do destinatário no corpo da correspondência, além disso devem constar as informações do remetente no cabeçalho ou no rodapé (lembre-se de que se trata de comunicação externa para os mais diversos destinatários, o que justifica a necessidade do endereçamento no corpo do documento). O Manual não exige essas informações no corpo do memorando ou do aviso.

Por fim, saiba que, no memorando, os despachos são dados dentro do próprio documento, o que garante agilidade na tramitação, bem como a construção de um histórico de andamento no próprio memorando (lembre-se de que se trata de comunicação interna, motivo pelo qual se exige a simplificação do processo).

Bom, agora você já domina algumas noções básicas sobre o tema. E, para aprender mais sobre este e outros assuntos, aproveito para divulgar o curso de Questões de Língua Portuguesa para o concurso do STJ. Confira, nos links abaixo, as páginas com informações mais detalhadas sobre os cursos:

Veja o Curso completo para Técnico https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/questoes-comentadas-de-portugues-p-stj-tecnico-todas-as-areas-7668/

Veja o Curso completo para Analistahttps://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/questoes-comentadas-de-portugues-p-stj-analista-todas-as-areas-7667/

Contem comigo.

Abraços,

Professora Ludimila.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Prof. Ludimila, fiz essa questão do CESPE da prova de Agente Administrativo da PF em 2014 e não entendi o gabarito oficial dela: "No memorando, dispensa-se o vocativo, que deve, contudo, constar no aviso e no ofício." O gabarito oficial dela está como errada, mas não entendi qual o motivo de estar errada.
    Yurik Scarcela em 23/08/15 às 22:56
  • Isso acontece, pois é impossível cobrar o edital inteiro...
    Ludimila Lamounier em 18/08/15 às 12:58
  • Abraços!
    Ludimila Lamounier em 18/08/15 às 12:57
  • Professora TOP! Sempre atenciosa. :)
    LENNILSON em 17/08/15 às 11:43
  • O ruim é quando o bendito cespe acha de não cobrar nenhuma de redação oficial, como foi o caso da prova de técnico do TCU!
    marcos em 15/08/15 às 19:49