Notícia

28/01 – Dia do Auditor-Fiscal do Trabalho!

Dia 28 de janeiro é comemorado o dia do Auditor-Fiscal do Trabalho, profissional responsável, dentre diversas funções, pela organização e execução da Inspeção do Trabalho.

Nós, do Estratégia Concursos, parabenizamos todos os profissionais da área e damos todo o nosso apoio para aqueles que desejam ingressar na carreira, em um futuro concurso!

28/01 - Dia do Auditor-Fiscal do Trabalho!

O que faz um AFT?

  • Cumprimento de disposições legais e regulamentares, inclusive as relacionadas à segurança e à medicina do trabalho, no âmbito das relações de trabalho e de emprego;
  • Verificação dos registros em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), visando-se à redução dos índices de informalidade;
  • Verificação do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), objetivando maximizar os índices de arrecadação; ao cumprimento de acordos, convenções e contratos coletivos de trabalho celebrados entre empregados e empregadores;
  • Respeito aos acordos, tratados e convenções internacionais dos quais o Brasil é signatário, entre outras atribuições.

O que preciso para me tornar um Auditor-Fiscal do Trabalho?

O principal requisito para ingressar na carreira, é possuir diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação.

Importante ressaltar que tanto esse, quanto outros requisitos estabelecidos no edital de concurso, devem ser comprovados somente no ato da posse.

Ou seja, você pode se candidatar, mesmo que ainda esteja finalizando a graduação, por exemplo.

Qual a previsão para um novo concurso de AFT?

Atualmente, não há nenhuma previsão oficial para abertura de um novo concurso. Apesar de estar sendo solicitado há anos, ainda não houve um aval positivo para realização do certame.

Vale lembrar que em 2021, o ministro da pasta, Onyx Lorenzoni, se reuniu com o Sindicato Nacional dos AFTs e afirmou que o tema estava sendo trabalhado.

Além disso, a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2022 veio com um corte de R$ 1,005 bilhão no orçamento do Ministério do Trabalho.


Quer ficar por dentro de todas as informações sobre o concurso para Auditor-Fiscal do Trabalho? Então não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:

Mais informações: Concurso AFT

Veja também: Será que vem aí? 3 Concursos Federais esperados para 2022!


Quer estudar para o Concurso AFT?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.