Artigo

Desmistificando Redes de Computadores: Backup.

Introdução

Para quem estava com saudades, vamos voltar a falar sobre Redes de Computadores hoje. Escolhemos um assunto que sempre é comentado dentro e fora dos concursos: backup.

Quem nunca teve problemas com isso, que atire a primeira pedra. Falando sério, certamente você já perdeu ou conhece alguém que teve prejuízos porque não fez backup corretamente. No mundo empresarial e das organizações públicas, ele é um pouco diferente. Vamos abordar isso hoje.

Recomendamos o artigo aos concurseiros da área de TI, especialmente aos que realizam provas na área de Infraestrutura. Dependendo do edital, esse tópico também pode aparecer na matéria de Informática, principalmente nas carreiras policiais. Veja o nosso roteiro:

  • Conceitos Iniciais
  • Tipos de Backup
  • Opções de Armazenamento de Backup
  • Mapa Mental

A princípio, não há pré-requisitos para a leitura. Sabemos que estamos com muitos alunos iniciantes e vamos tentar deixar o mais “mastigado” possível para você entender, mesmo que seja novato na área.

Como o artigo é bem curtinho, tente fazer a leitura toda de uma vez. No conteúdo de hoje, os tópicos estão inter-relacionados. Sendo assim, você vai precisar do conhecimento de um para entender o outro.

Assim, não recomendamos que você divida a leitura. Se estiver sem tempo, salve este artigo nos Favoritos e deixe para ler quando estiver mais tranquilo. Chega de papo e vamos começar então.

Tempo de leitura aproximada: 5 a 10 minutos

Conceitos Iniciais

De forma simples, o backup é uma espécie de cópia de segurança. Caso tenha algum problema com o original, você poderá acionar a cópia (ou seja, o backup) para fazer os procedimentos de restauração.

O backup pode ser realizado sobre os arquivos da rede ou sobre os dados armazenados no banco. Normalmente, no contexto dos concursos, a banca refere-se aos arquivos ao mencionar backup. É o foco que daremos hoje.

Momento Curiosidade: Na verdade, o banco de dados relacional também guarda tudo em arquivos. Normalmente, a base gera arquivos de log, dados etc., mas são arquivos antes de qualquer coisa. Não vamos aprofundar isso hoje porque o foco é outro.

Por questões de segurança, a recomendação é que o backup seja armazenado em um local diferente do original, a fim de mitigar possíveis desastres. Supondo que haja um incêndio no Datacenter, por exemplo, a empresa poderá perder tudo se ambos estiverem no mesmo lugar.

Tipos de Backup

Existem diversos tipos de backup. Os principais são completo, incremental e diferencial. Vamos falar sobre cada um deles:

Backup Completo: copia todos os arquivos, sem distinção. Pelo fato de copiar tudo, o processo de backup é mais lento. Em contrapartida, a restauração é mais simples, uma vez que não há distinção entre os arquivos.

Backup Incremental: copia somente os arquivos modificados desde o último backup, independente do seu tipo. Pelo fato de não copiar tudo, o processo de backup é mais rápido. A cada cópia, gera-se um backup incremental apartado dos demais.

Por outro lado, a recuperação é mais lenta e trabalhosa, pois podem ser necessários acessar vários backups incrementais para restaurar o ambiente por completo.

Backup Diferencial: copia somente os dados modificados desde o último backup completo. Pelo fato de não copiar tudo, o processo de backup é mais rápido do que o completo, porém não tão rápido quanto o incremental.

Por outro lado, a recuperação pode ser um pouco lenta, pela necessidade de restaurar um backup completo primeiro. Ela é mais rápida do que o backup incremental, porém não tão rápida quanto o completo.

Figura 1 - Velocidades de Backup e Recuperação pelos Tipos.
Figura 1 – Velocidades de Backup e Recuperação pelos Tipos.

Opções de Armazenamento de Backup

As opções de armazenamento de backup variam de acordo com o custo e com a velocidade desejadas. Como as bancas não costumam focar em custos, vamos nos ater apenas à velocidade e aos aspectos práticos da utilização. As opções mais populares são fita, disco e nuvem.

Fita: opção clássica, mas que é usada até hoje nas organizações. A fita  oferece uma capacidade de armazenamento razoável e o acesso é realizado de forma serial. Por outro lado, a gravação e a recuperação são mais lentas. Com o tempo, o material pode se desgastar.

Momento Curiosidade: O funcionamento da fita é bastante semelhante ao material utilizado nos videocassetes de antigamente (DVD dos primórdios). Se você é do século passado, digamos assim, e conhece a tecnologia, pense que é quase a mesma coisa.

Disco: opção mais moderna, quando comparado à fita. O disco permite acesso direto aos dados, que facilita e traz agilidade ao processo de gravação e recuperação. Além disso, a durabilidade dos discos é maior do que a das fitas.

Nuvem: tendência do momento. A nuvem transfere a responsabilidade do armazenamento para a empresa provedora do serviço. Além disso, como as mídias não estão fisicamente no local, é possível escalar facilmente a solução, de acordo com a necessidade do negócio.

Figura 2 – Opções de Armazenamento de Backup.

Mapa Mental

Calma, pois estamos quase acabando. Já passamos pela parte mais difícil, concurseiro. A fim de ajudá-lo a fixar bem os conceitos apresentados neste artigo, preparamos um mapa mental exclusivo. Será uma ótima oportunidade para turbinar a sua revisão!

Figura 3 – Mapa Mental de Backup.
Figura 3 – Mapa Mental de Backup.

Conclusão

No artigo de hoje, apresentamos um resumo de backup, um dos tópicos quentes de Redes de Computadores. Se você entendeu bem os conceitos repassados na leitura deste artigo, faça muitas questões para treinar.

As questões são a melhor forma de avaliar seu aprendizado. Historicamente, alunos aprovados realizam centenas ou até milhares de exercícios para atingir seu objetivo. O acesso ao Sistema de Questões do Estratégia Concursos é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.

Não esqueça também de retornar ao tópico periodicamente para fazer revisões. Aproveite o mapa mental disponibilizado neste artigo para isso, pois irá ajudá-lo muito.

Por fim, se você quiser aprofundar o conteúdo ou tirar dúvidas específicas, busque o material do Estratégia Concursos. Nós oferecemos diversos cursos em pdf, videoaulas e áudios para você ouvir onde quiser. Saiba mais por meio do link https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/.

Bons estudos e até a próxima!

Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022) e TCE-RJ (2022). Atualmente exerce o cargo efetivo de Auditora de Controle Externo – Tecnologia da Informação no TCE-RJ, além de ser colaboradora do Blog do Estratégia Concursos.

Concursos Abertos

Quer Saber Tudo de Concursos Previstos?

Confira Nossos Artigos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.