Artigo

Desça do Muro: 10 certezas sobre a crise

Que dúvida, né colega? Estuda para concurso ou arruma um emprego na iniciativa privada? Estuda para concurso ou faz um mestrado para depois fazer concurso para alguma universidade ou até dar aulas nas faculdades particulares? Pelo menos, se tudo der certo, poderá receber uma bolsa por uns tempos. Estuda para concurso ou vai morar no exterior para tentar a vida? O Canadá sempre precisa de gente. Será por causa do frio? Estuda para concurso ou vira empreendedor? E as notícias do cancelamento dos concursos públicos para sempre? Imagina estudar em vão!

 

O cenário é de incertezas. Entretanto, algumas coisas precisam ficar claras para que você possa tomar a melhor decisão para sua vida:

 

1 – Esse papo de apocalipse concursístico não existe. Pessoal, ainda que rolem algumas privatizações, a máquina pública continua existindo e precisando de GENTE para trabalhar. Quase todo mundo concursado que conheço (e eu sou cercada de concursados) está em um órgão carente de servidores. MUITO CARENTE.

 

2 – As vagas estão REPRESADAS! Os concursos (alguns) estão escassos há algum tempo. Por hora, teremos um aqui e outro ali e com menos vagas do qu antes. Em um futuro não tão distante para quem ainda tem muito o que se preparar, as vagas terão que ser preenchidas. Que tal por você? Tenha certeza: se não for por você, será por alguém que foi mais sagaz, disciplinado e esperançoso nesse período de “seca”. Depois não vai adiantar chorar.

 

3 – Quanto menos concursos, mais feroz estará a concorrência. A necessidade/desespero é uma fonte inesgotável de motivação.

 

4 – Preparar-se depois da publicação do edital é para amadores. E amadores não passam. Mas disso você, lá no fundo, já sabia.

 

5 – Não tá fácil para ninguém! Mas garanto que está PIOR para quem não sabe se tem emprego amanhã. O servidor pode estar sobrecarregado (precisamos de gente! Venha nos ajudar!), sem reposição da inflação em alguns órgãos, e até com o salário parcelado em outros, mas mesmo assim a situação está ótima em comparação com a iniciativa privada. Tô dormindo tranquilamente com a minha suada estabilidade. Só te digo isso.

 

6 – Sustentar a Saraiva, Submarino, Juspodivm, cursinhos e não estudar com afinco, dando sangue/suor/lágrimas, NÃO ADIANTA NADA!

 

7 – Estudar meia-boca para aliviar consciência e dar satisfação para quem banca seus estudos – além de inútil – é muita falta de consideração com você e com quem te ajuda.

 

8 – Sentar no cantinho e reclamar da dureza da vida não rende bom futuro para ninguém.

 

9 – Posso desabafar? Organizar material de estudo dia sim e outro também é muita auto-enganação! Organização é importante sim, mas gaste apenas o tempo necessário com essa atividade.

 

10 – FICAR SENTADINHO (a) CONFORTAVELMENTE EM CIMA DO MURO DA DÚVIDA É A MAIOR PERDA DE TEMPO DO MUNDO. 

 

Com a desculpa de precisar pensar bem sobre que rumo tomar, você corre da gigante – e por vezes opressora – responsabilidade de tirar sua vida do chão. Eu conheço muuuita gente que parou a vida para decidir. E quando decide, volta atrás milhares de vezes. Anos se passam e a pessoa não fez nada bem feito! Nem o mestrado (que largou), ou o estudo para concursos (que é mais um plano mirabolante do que qualquer outra coisa), ou a mudança de país (que consiste basicamente em ver fotos na internet do lugar dos sonhos). O tempo VOA! 5 anos, 10 anos VOAM! Não se permita estagnar a vida em razão da dúvida. CERTEZA ABSOLUTA nenhum de nós tem. Sobre nada. TUDO É UM RISCO. Acostume-se a lidar com isso. Escolha um caminho, desça do muro e SIGA COM A VIDA. Tempo é artigo de luxo. Não pode ser desperdiçado.

 

 

Abs

Gabi

 

Coach Estratégia Concursos

—————————————————————————————————————————————————–

AVISOS:

1 – Toda TERÇA e QUINTA posto artigos sobre Coaching (inteligência emocional para concursos e/ou técnicas de estudo).

2 – Quem já me segue há bastante tempo: Meus artigos antigos serão colocados no site semanalmente. Alternarei artigos novos e antigos.

——————————————————————————————————————————————————————————————-

Curtiu o artigo? Comente aí embaixo! Quer sugerir tema de artigo? Fique à vontade!

Já me acompanha nas redes sociais? Tô te esperando lá!

Quer ser meu coachee? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Pqp!!! Quero direitos autorais desse texto pois você descreveu minha vida. Vocês não tem noção de é desesperador acordar na Terça-Feira com a ideia fixa que serei Juiz e começar a traçar o caminho. Na quinta penso que não gosto tanto assim de humanas e já começo a procurar um bom material para carreiras policiais. Mas no sábado de manhã descubro que minha real vocação é a medicina e já estou em frente ao computador pesquisando qual a faculdade federal com a menor nota de corte no ultimo sisu, por que resolvi largar tudo passar em medicina e ir pra cidade com o curso que tiver a menor nota de corte... E isso se repete e se repete... Cada vez de forma mais absurda e triste. É foda! Mas o texto é ótimo e vou tentar usar em minha tentativa de sair dessa. Abraços
    Concurseiro Ansioso em 14/04/17 às 18:55
  • Gabriela. Objetividade e sutileza para tocar na ferida. Tens razão em tudo, por isso que não paro de ler teus artigos a fim de nortear meus estudos. Muito obrigado.
    Alexandre Guerra de Guerra em 12/03/17 às 18:32
  • Obrigada, Dai! <3
    Gabriela Knoblauch em 02/03/17 às 18:40
  • Obrigada, Flávio! Passe aqui para me ler toda terça e quinta, ok? Abs
    Gabriela Knoblauch em 02/03/17 às 18:35
  • Melhor que isso, é impossível!!! hahaha Parabéns e obrigado pelo artigo!
    Flávio em 02/03/17 às 16:48
  • Show Gabi, como sempre! :)
    Daiana em 01/03/17 às 19:27
  • Gabi, Sempre fantástica! Direta, precisa e sem mi--mi-mi! Seus textos têm sempre me inspirado (não perco um)! Ouso dizer que você está entre as melhores coach´s motivacionais para concursos da atualidade! Parabéns, você merece... e muito obrigado por nos ajudar! Quero um exemplar do seu livro autografado, viu? ;-) Que Deus continue lhe abençoando e iluminando... sempre! Grande abraço!
    Marcos Domingues em 28/02/17 às 22:45
  • Adorei! Motivei-me ainda mais para continuar estudando. :)
    Hélida em 28/02/17 às 20:51
  • Sábias palavras, como sempre! Obrigada!
    Thais em 28/02/17 às 19:53
  • Muito bom, Gabi. Me fez ver como estou no caminho certo! Obrigado!
    Cesário Gomide Neto em 28/02/17 às 18:43
  • Seus artigos motivam demais, muito obrigado Gabriela. Espero um dia chegar nesse nível de determinação.
    Caio em 28/02/17 às 17:34
  • Como sempre direto ao ponto! Adorei!
    Mônica em 28/02/17 às 12:32
  • Nada a acrescentar. Penso ABSOLUTAMENTE igual! Excelente abordagem. Parabéns, bom "descanso"
    Uilian M. em 28/02/17 às 12:23
  • VAMOS CAMINHANDO !
    JAMILTON SANTOS em 28/02/17 às 12:08
  • Sábias palavras. Bravo!
    Deise em 28/02/17 às 11:40