Artigo

Desafie-se a realizar coisas novas e persista

Muitos me procuram e falam que estão inseguros para iniciar a jornada de estudos. Estão ansiosos e não acreditam se realmente são capazes de passar em um concurso público.

Pois bem, dia desses estava andando de bike com a minha esposa e ela se surpreendeu como está fazendo o mesmo trajeto que antes, mas que parece, hoje em dia, tão mais fácil e mais curto do que era. Vemos claramente que a cada mês conseguimos ir mais longe e mais rápido. Antes, perdia o fôlego, hoje consegue realizar com constância o que antes era tão mais árduo.

Logo, já que a distância do mesmo trajeto não encurtou, constatamos que o esforço diário nos faz alcançar nossas metas de forma natural.

Não nascemos atletas. O segredo dos grandes campeões não é terem nascido já com superpoderes. São pessoas medianas, com dificuldades como quaisquer outras pessoas. Ainda que imperfeitos, são capazes de ir muito além através de uma grande palavra para grandes vitórias: “ESFORÇO”! A persistência e a constância fazem milagres na vida de todos.

Na vida dos concursos não é diferente. O segredo é iniciar caminhando e a cada dia conseguir ir mais distante, até que chega um certo momento que você alcança seu objetivo ou até vai além do que esperava!

Mantenha seu foco, comece caminhando por 30 minutos, ou lendo um material por 30 minutos… no início, talvez, você fique olhando para o ponteiro do relógio, porém, certamente se persistir, esses 30 minutos parecerão bem mais rápidos e você alcançará mais páginas de leitura e, ainda, avançará no tempo de estudo dia após dia.

Não são os gênios que passam em concursos, são os que persistem e têm acesso ao conteúdo programático da prova, ou seja, basta LER e RELER, e lembrar de começar caminhando!

É a partir de sua leitura lenta… sabe aqueles 30 minutos que no início parecem 10 horas e que você termina e percebe que só leu 2 páginas?

Então, é a rotina que fará você ultrapassar os 30 minutos e ler mais páginas! Com a constância começará a conseguir avançar mais nas páginas, pois acontecerão dois eventos que juntos turbinarão sua assimilação ao material: o hábito da leitura e o avanço no conhecimento da matéria!

Assim você começará a ir além do que imaginava… persistindo, insistindo, não desanimando por parecer pouco, por parecer que não consegue avançar, por parecer que é impossível, muita matéria…

NÃO! Não olhe para o trajeto total, vá avançando gradualmente, curta a jornada!

Crie metas, desafie-se!

Forte abraço!

 “Quem sai à guerra precisa de orientação, e com muitos conselheiros se obtém a vitória.” Pv 24:6

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito bom esse texto!
    Magno Leno em 15/08/19 às 09:08