Artigo

Depois do MPU, vale a pena estudar inglês?

Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada…não sei a hora que você está me “lendo”, mas o importante é que você está me “lendo”.
Nesse nosso “Bate-papo”, vamos falar sobre se vale a pena estudar inglês depois do MPU.
Pois bem, antes de falar sobre isso, deixa eu contar umas curiosidades.
É espantoso o número de candidatos (as) que desconhecem o quanto inglês é solicitado em concursos. Aliás, muitos professores também ficam surpresos quando eu digo que há mais de 50 (cinquenta) concursos e provas de seleção (famosas e de grande porte) que exigem inglês. Não acredita? Então olha a seguinte lista (e olha que eu dei uma resumida):

1. ABIN;
2. ANA;
3. ANAC;
4. ANATEL;
5. ANCINE;
6. ANEEL
7. ANP;
8. ANPAD
9. ANPEC
10. ANS;
11. ANTAQ
12. ANVISA;
13. Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco
14. Banco Central (Bacen)
15. Banco do Brasil;
16. Barro Branco;
17. BNDES
18. Caixa econômica
19. Câmara dos Deputados;
20. CFOPM/BA
21. CGU
22. CVM
23. Diplomata
24. EEAR
25. EFOMM
26. EPCAR
27. EsFECEx
28. EsPECEx
29. Fiscal do Trabalho
30. IBAMA
31. ICMS-AM
32. ICMS-MA
33. ICMS-RJ
34. ICMS-SP
35. MDIC;
36. Metrô (SP)
37. Ministério da Educação
38. Ministérios Públicos
39. MPOG;
40. Nossa Caixa
41. Oficial de Chancelaria
42. Petrobrás
43. Polícias Militares
44. Prefeituras
45. Professores de Inglês de Escolas Municipais e Estaduais
46. Receita Federal;
47. Senado Federal;
48. STJ
49. STN
50. SUSEP
51. TCE-SP
52. TCU
53. Tribunal Regional do Trabalho (AC e RO)
54. Tribunal Regional Eleitoral do RN
55. E muitas outras

Lembrando que inglês também é solicitado para ENEM, Programas de Trainee, Entrevistas de Emprego, enfim, inglês é parte de nossas vidas (quer você goste ou não, é assim que acontece).

Sendo assim, respondendo à pergunta se vale a pena estudar inglês depois do MPU, minha resposta é SIM. E digo o porquê. Pois bem, lá vai: recentemente, gravei material para prefeitura de Rio Claro e Barueri em SP. Sem desmerecer o certame, precisamos dizer que são provas de pequeno porte, salários não tão atraentes, mas que cobravam inglês. Ou seja, inglês tem sido utilizado como disciplina reguladora dos (as) candidatos (as). Inglês tem sido uma disciplina que “desempata” no final das contas. Já tive muitos alunos presenciais e virtuais que eram “feras” em inglês porque já traziam esse conhecimento da iniciativa privada. Em outras palavras, esses “feras” não precisavam se preocupar em aprender inglês, mas sim em como fazer a prova…e isso economizava um “tempão” para eles se prepararem em outras matérias.

Dessa forma, lembre-se de que 1 única questão de inglês (ou espanhol) pode ser a diferença entre passar e quase passar (eufemismo para não passar rsss).

E por incrível que pareça, eu tive alunos na iniciativa privada que começavam seus cursos de inglês em outubro e novembro, ou seja, não esperavam o começo do ano seguinte e nem “depois do Carnaval” para começarem a estudar…faça o mesmo…comece aos poucos e vá adquirindo o hábito de estudar inglês…falaremos mais sobre isso no futuro.

Agora, antes de terminar a leitura desse artigo, faça o seguinte: olha para a lista acima e responda: vale a pena estudar inglês depois do MPU?

Em nosso próximo encontro, falarei sobre os outros passos depois de Decidir e Acreditar: PLANEJAR e ORGANIZAR seus estudos.
Conte conosco…
…sem nunca perder a noção da realidade.
Prof. Roberto Witte e Profa Ena Smith

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.