Aprovada 2º lugar no concurso PMCE para Oficial - Cirurgião Dentista - Pacientes Especiais
Saúde
“Antes do Estratégia eu estudava de forma bem aleatória e apenas por meio de livros. Só depois eu comecei a perceber que isso me fazia perder pontos valiosos. O primeiro pacote de curso que adquiri do Estratégia foi o que me trouxe direcionamento, com dicas valiosas para uma preparação melhor.”
Confira a nossa entrevista com Ruth Pantoja, aprovada em 2º lugar no concurso PMCE para Oficial – Cirurgião Dentista – Pacientes Especiais:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Ruth Pantoja: Olá, me chamo Ruth Pantoja, sou Cirurgiã-Dentista, tenho 29 anos e nasci e cresci em Abaetetuba, Pará.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Ruth Pantoja: A estabilidade da carreira como servidora por meio de concurso público foi o que motivou os meus estudos. A área policial e militar é uma área que tenho admiração por ter alguns familiares que me inspiram.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Ruth Pantoja: Trabalho em um órgão do estado e em consultório particular, porém tenho alguns dias de folga e, especialmente nesses dias e aos finais de semana, realizava uma imersão nos estudos para concursos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Ruth Pantoja: Minha trajetória começou quando estava na graduação e fui aprovada em 1º lugar para Odontóloga em uma prefeitura do interior do Estado do Pará, mas não pude assumir o cargo porque não estava com o diploma de formação. Fiquei bem triste, porém continuei estudando com a esperança de que no momento certo seria novamente aprovada e tomaria posse. Depois, fui aprovada na Residência da USP, por meio da qual consegui o título de especialista na área da Pessoa com Deficiência. Com esse título, decidi focar nos concursos para especialista, de forma direcionada com o curso do Estratégia. Então, no primeiro semestre de 2022, realizei os concursos para tenente da Polícia Militar do Ceará e da SEMSA/Manaus, nos quais fui aprovada em 2º lugar. Pretendo continuar estudando para um concurso definitivo no meu amado estado do Pará, agora com a tranquilidade da segurança do cargo público.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Ruth Pantoja: Tenho costume de ficar viajando entre Belém (onde moro atualmente) e Abaetetuba (casa dos meus pais) aos finais de semana, mas após o lançamento dos editais, resolvi ficar mais em casa estudando. Porém, não deixei de sair ocasionalmente com amigos e familiares, sobretudo em datas especiais.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Ruth Pantoja: Não sou casada e nem tenho filhos, não sei como seria conciliar estudos e família mas admiro muito quem consegue.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Ruth Pantoja: Estou estudando direcionado há cerca de 1 ano. Acredito que o mais importante para manter a disciplina foi montar um cronograma/calendário semanal de estudos, com intervalos para atividades físicas.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Ruth Pantoja: Na minha preparação utilizei mais videoaulas e o aplicativo de resolução de questões do Estratégia, mas também utilizei os PDFs pois os professores sempre incentivaram o estudo ativo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ruth Pantoja: Conheci o Estratégia há muito tempo, não sei precisar, mas sempre como referência em preparação para concursos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Ruth Pantoja: Antes do Estratégia eu estudava de forma bem aleatória e apenas por meio de livros. Só depois eu comecei a perceber que isso me fazia perder pontos valiosos. O primeiro pacote de curso que adquiri do Estratégia foi o que me trouxe direcionamento, com dicas valiosas para uma preparação melhor.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Ruth Pantoja: A diferença na preparação veio ao acessar o login da página do Estratégia. Ali encontrava várias dicas notificações, videoaulas com revisões, além, é claro, do importante acesso ao Estratégia Questões, onde montei diversos cadernos organizados por banca, área e ano.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Ruth Pantoja: Estudava em média 2 horas e 3 matérias por dia. Meu plano foi baseado no peso e quantidade de questões do edital.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Ruth Pantoja: Aprendi com a professora Cássia e Mirela a fazer cards dos tópicos e a revisar de tempos em tempos. Montei um para área específica e outro para as matérias gerais. Também montava simulados aos sábados. Isso ajudou muito!
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ruth Pantoja: Faz toda a diferença! Algumas bancas caem na repetição, então ajuda praticar para no dia da prova economizar tempo. Não lembro quantas questões fiz, acredito que mais de 1000 só da malvada FGV (risos).
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Ruth Pantoja: Português e raciocínio lógico. Para superar a dificuldade, assisti videoaulas com dicas e resolvi muitas questões da banca.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ruth Pantoja: Na semana que antecedeu a prova, apenas resolvi questões. No dia pré-prova, assisti a revisão de véspera do Estratégia que ocorreu durante todo dia.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Ruth Pantoja: A preparação para o TAF foi de última hora, mas para os próximos concursos pretendo manter o condicionamento e entrar na academia.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ruth Pantoja: Entre os principais erros estão não ter tanta disciplina após chegar do trabalho e perder tempo em redes sociais. Entre os acertos, consigo pontuar a resolução de questões e o estudo ativo com os PDFs do Estratégia.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ruth Pantoja: Não pensei em desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ruth Pantoja: Procure um curso de qualidade com aplicativo de questões para direcionar seus estudos. Depois que fiz isso, virou uma chave na minha mente e hoje consigo sonhar mais alto. Não deixem de acreditar que são capazes!