Aprovado em 1° lugar no concurso CODEVASF para o cargo de Analista em Desenvolvimento Regional - Área: Engenharia Civil - Polo de Trabalho: 3ª e 6ª Superintendências Regionais com sede em Petrolina/PE e Juazeiro/BA
Concursos Públicos
“Estabeleça um objetivo e não pare até conseguir. Simplesmente não pare! Nossa consciência tende a nos levar para o caminho mais fácil, tendo em vista que o caminho é árduo, mas não vá por esse caminho […]”
Confira a nossa entrevista com Vinicius Cavalcanti Amorim, aprovado em 1° lugar no concurso CODEVASF para o cargo de Analista em Desenvolvimento Regional – Área: Engenharia Civil – Polo de Trabalho: 3ª e 6ª Superintendências Regionais com sede em Petrolina/PE e Juazeiro/BA:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Vinicius Cavalcanti Amorim: Sou formado em Engenharia Civil, pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, tenho 30 anos e sou nascido em Petrolina, Pernambuco, mas criado na cidade de Paulistana, no Piauí.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Vinicius: A busca pela estabilidade e pela qualidade de vida foi o que me levou a iniciar os estudos para concursos. Percebi que a iniciativa privada não ofereceria as condições de trabalho que eu buscava, tendo em vista a dificuldade em conseguir emprego, bem como a elevada desvalorização da categoria como um todo.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Vinicius: Sim, sou concursado como Engenheiro na Prefeitura de Petrolina. Dessa forma, conciliei os estudos com o trabalho. Como trabalhava 6 horas diárias (das 07 às 13 hrs), planejava os meus estudos para o turno da tarde e da noite, buscando um intervalo para exercício físico (musculação). No decorrer da semana, fazia de 3 a 4 horas diárias. Aos finais de semana, eu procurava aumentar um pouco o ritmo, para fechar a carga horária média de 30 horas líquidas semanais.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Vinicius:
- 1º lugar – CODEVASF – Analista em Desenvolvimento Regional – Área: Engenharia (primeiro lugar nacional e na regional escolhida)
- 1º lugar – DNIT – Analista de Infraestrutura e Transportes (regional de Salgueiro-PE);
- 9º lugar – TCE-GO – Auditor de Controle Externo;
- 33º lugar – TCE-PR – Auditor de Controle Externo;
- 2º lugar – UFPI – Engenheiro Civil (TAE)
- 3º lugar – EBSERH – Engenheiro Civil (Polo João Pessoa-PB);
- 5º lugar – Prefeitura de Petrolina – Analista em Engenharia Civil;
- 1º lugar – Prefeitura de Lagoa do Barro, Piauí – Engenheiro Civil.
Pretendo continuar estudando até tomar posse em um Tribunal de Contas, que é o meu objetivo-fim.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Vinicius: A minha vida social era relativamente normal. Procurava sair pelo menos uma vez na semana com a minha família, juntamente com amigos. Eventualmente, na reta final da preparação, eu buscava limitar mais as minhas saídas, porém, eu não parava de maneira definitiva, apenas reduzia a frequência, pois, para mim, as saídas eram importantes para manter o vigor nos estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Vinicius: Sim, eu sempre tive apoio dos meus pais, da minha esposa e da minha irmã. Também sempre tive amigos que me ajudaram de alguma forma. Isso foi, de fato, fundamental para que eu pudesse enfrentar essa caminhada.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Vinicius: Para o concurso da CODEVASF, estudei por 1 mês de maneira direcionada. Isso, porque eu já vinha fazendo muitas provas com conteúdo similar. Eu vinha de uma maratona na qual eu fiz: DNIT, TCE-GO e TCE-PR, de maneira seguida. Dessa forma, depois do TCE-PR, foquei mais em revisões e questões com foco na CODEVASF, durante 1 mês (que era o tempo que faltava para realização da prova).
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Vinicius: Utilizei, no início, mais leituras de PDFs e resolução de suas questões. À medida que avancei e fui ganhando experiência, passei a estudar mais por revisões periódicas e, principalmente, por questões. Videoaulas eu utilizava mais quando estava com dificuldade em algum conteúdo específico.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Vinicius: Por meio de recomendações de pessoas que já estavam no meio dos concursos e que eu conhecia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Vinicius: O principal diferencial do Estratégia, é o nível de qualidade dos professores e, por consequência, dos seus materiais. Ademais, modalidades específicas de materiais como o Bizu Estratégico e o Estratégia Cast são ferramentas excelentes para ajudar nos estudos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Vinicius: Eu estudava 30 horas líquidas semanais, em média. Além disso, fazia de 3 a 4 disciplinas por dia, girando de acordo com o ciclo de estudos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Vinicius: Eu utilizava muitas questões e revisões por flashcards.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Vinicius: No ano de 2024, realizei mais de 30 mil questões. Para mim, é a chave mestra para a elevação do nível do candidato. Realizar uma quantidade alta de questões e revisar de maneira condicionada às suas resoluções.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Vinicius: Administração Financeira e Orçamentária foi a disciplina que mais me trouxe dificuldades, principalmente nos primeiros contatos com a disciplina. Para que eu pudesse superá-la, fiz todo o curso em PDF, complementando eventualmente com as videoaulas e insisti bastante nas questões e revisões. Hoje, inclusive, gosto da disciplina. Outra disciplina que causou um impacto forte no início, foi a de Auditoria Governamental, mas que também tenho conseguido paulatinamente evoluir no desempenho. A grande sacada é realmente persistir e não desistir.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Vinicius: Na semana que antecede a prova, eu procuro manter o mesmo ritmo de carga horária, mas focando mais em revisões por vídeo e nos flashcards, para privilegiar a memória de curto prazo. Costumo revisar os tópicos “decorebas” até a porta da sala.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Vinicius: A preparação para a prova discursiva foi feita com muito treino. Coloco no ciclo de estudos como uma disciplina a parte, de maneira que faço treinos semanais, procurando por temas mais reincidentes, a partir do perfil da banca.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Vinicius: O grande erro que tive em toda minha trajetória, foi parar de estudar por mais de 2 anos depois de um início que havia sido promissor. Eu não tive paciência no processo. Esse fato certamente atrasou o meu amadurecimento nesse meio. Entretanto, pude retomar com foco e força para alcançar bons resultados.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Vinicius: Sim, depois de aproximadamente 1 ano e meio do meu início nos estudos para concursos, acabei parando de estudar, pensando em desistir. Mas, ao perceber que realmente era o melhor para mim e para a minha família e com o objetivo de garantir condições melhores de trabalho e remuneração, pude buscar força e motivação para retomar e conseguir bons resultados.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Vinicius: Estabeleça um objetivo e não pare até conseguir. Simplesmente, não pare! A nossa consciência tende a nos levar para o caminho mais fácil, tendo em vista que o caminho é árduo, mas não vá por esse caminho! Siga em frente e acredite que você chegará lá! Se eu consigo, se tantas outras pessoas conseguem, você certamente também conseguirá, basta acreditar no seu potencial, ter muita fé e seguir em frente, mesmo com os reveses que naturalmente sofremos. Iremos cair, mas iremos nos levantar e seguir para a próxima. Tenha em mente que só passa, quem não desiste!