Aprovado em 41° lugar para Auditor Fiscal no concurso SEFAZ AP
Concursos Públicos“Disciplina é fundamental, priorizar questões desde o primeiro dia e aprender estudar da maneira correta, que possibilite a otimização do escasso tempo do concurseiro.”
Confira nossa entrevista com Victor Benedito Carneiro dos Prazeres, aprovado em 41° lugar para Auditor Fiscal no concurso SEFAZ AP:
Estratégia: Se apresente para que nossos leitores possa conhecê-lo. De onde você é? Qual é sua idade? E sua formação?
Victor Benedito Carneiro dos Prazeres: Sou de Belém do Pará, tenho 32 anos e sou Economista de formação.
Estratégia: Você chegou a trabalhar na sua profissão? O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Victor: Trabalhei durante 4 anos no setor bancário, a rotina puxada e a exaustiva cobrança por metas foram fatores determinantes na decisão de começar os estudos para concurso público.
Estratégia: Como foi a escolha pela área fiscal? O que pesou mais para você quando teve que definir esse foco de estudo?
Victor: A escolha pela área fiscal é fruto de um planejamento de longo prazo, sempre priorizando a estabilidade do cargo público e principalmente as altas remunerações.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Victor: Estudo para concursos desde de Maio de 2015, durante esses 7 anos, me dediquei exclusivamente aos estudos por apenas 1 ano (SET/2020 à Agosto/2021), os outros 6 anos sempre trabalhei.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado?
Victor: Atualmente sou servidor do TRE-PA, aprovação que consegui em 2020, passei na 8° colocação na ampla concorrência, sendo nomeado em Agosto de 2021.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Victor: A rotina de estudos pra concursos já faz parte do meu dia a dia, quanto a disciplina, sempre tenho em mente os objetivos que quero alcançar e os benefícios que o cargo de Auditor podem me proporcionar.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Victor: Todo concurseiro que se preze conhece o Estratégia, a primeira vez que ouvi falar foi em 2015 quando estudava para o meu 1° concurso, que foi o INSS.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Victor: O estratégia sem sombras de dúvidas é o melhor curso preparatório para concursos do país, é o que reúne os melhores profissionais.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso?
Victor: Sempre priorizei os PDFs, utilizando as videoaulas em situações emergenciais, o PDF otimiza absurdamente o pouco tempo disponível
Estratégia: Quantas horas por dia costumava estudar?
Victor: O concurso da Sefaz AP coincidiu com as eleições, o que diminui muito a minha carga horária, estudei entre de 25 a 30 horas semanais.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Victor: Focava mais na resolução de exercícios e acredito sinceramente que essa deve ser a prioridade no estudo de alto nível pra concursos, resolver exercícios diariamente eleva rapidamente o nível do concurseiro.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina?
Victor: Existem algumas disciplinas que irão demandar uma maior dedicação, porém não diria que tive dificuldade nelas, a exceção foi contabilidade de Custos que achei muito chatinha, o jeito foi resolver dezenas e dezenas de exercícios.
Estratégia: Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Victor: Sou solteiro e moro sozinho, minha família sempre me apoiou ainda que a distancia.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Victor: Fui meio radical, quando sobrava um tempo ainda fazia uma corridinha, especificamente para o SEFAZ- AP minha média de estudo semanal caiu drasticamente em virtude do trabalho, exigindo uma postura ainda mais radical.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Victor: Não acho que valha a pena, foquei em uma área, seja estratégico e disciplinado e colha os frutos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Victor: 2 anos e 5 meses
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Victor: Sinceramente, não sou dos mais emocionados, quem sabe isso mude se eu vier a ser nomeado.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova?
Victor: A semana de véspera foi terrível, quase sem tempo de estudar em virtude das eleições (sou servidor do TRE-PA) porém sabia que eu tinha uma boa bagagem e poderia fazer um bom papel. Quanto ao dia de véspera smepre procuro manter a rotina e estudar uma carga horário razoável, pelo menos umas 6 hrs.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Victor: Erros: não priorizar PDFs e questões.
Acertos: Agregar os flashcards a minha preparação, priorizar questões e revisões.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação?
Victor: Nunca pensei seriamente em desistir, nos momentos difíceis focava no salário e na estabilidade do cargo.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Victor: Os benefícios que o cargo iria me proporcionar e o que eu poderia proporcionar aos meus familiares, uma maior qualidade de vida
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Victor: Disciplina é fundamental, priorizar questões desde o primeiro dia e aprender estudar da maneira correta, que possibilite a otimização do escasso tempo do concurseiro.