Aprovado em 25° lugar para Assistente em Administração no concurso UFG
Concursos Públicos
“Persista! Sei que parece algo impossível no começo, algo muito difícil, mas com o tempo você vai amadurecer nesse meio e irá perceber que aquilo que parecia difícil de compreender vai se tornando mais fácil […]”
Confira nossa entrevista com Vanderson Morais Barbosa, aprovado em 25° lugar no concurso do UFG para o cargo de Assistente em Administração:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Vanderson Morais Barbosa: Tenho 24 anos e sou formado em biblioteconomia, sou de Goiânia e é onde moro atualmente.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Vanderson: Comecei a estudar para concursos aos 18 anos, nessa época olhei para o concurso como uma oportunidade ingressar no mercado de trabalha e aproveitar a oportunidade que estavam acontecendo, mas percebi, com passar do tempo, que os concursos me possibilitam muito mais do que apenas um trabalho e sim um caminho para realizar sonhos, aproveitar a vida e planejar seu futuro.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Vanderson: Uma boa parte da minha trajetória fiz em conciliação com meu estágio da faculdade, estudava normalmente no período da manhã e da noite quando chegava em casa.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Vanderson: Fui aprovado em alguns concurso, Fui aprovado na Polícia civil do Paraná (Agente), Prefeitura de Senador canedo (Assistente administrativo), UFG (Assistente em administração), SEAD-GO (Analista Governamental), Polícia Civil de Goiás (Agente), TJGO (Analista Judiciário – Apoio Administrativo). Sim, acredito que ainda posso alcançar mais cargos e ascender em outras carreiras públicas.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Vanderson: Bom, não havia muita vida social, apesar de sair em algumas ocasiões com amigos e eventos de família, preferia me dedicar com maior exclusividade para os estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Vanderson: As realidades são muitas e cada pessoa possui a sua individualizada, mas não havia tanto suporte dos meus amigos, acredito que na nossa realidade, no caso na minha e a na dos meus amigos, não havia referência de pessoas que conseguiram passar em concursos ou que eram servidores, então para eles e para mim era algo muito distante e até diria que novo. A minha família me apoiava e sou grato por eles serem a minha base.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Vanderson: Para explicar melhor estudo há mais de 4 anos para concurso, mas para o concurso em específico da UFG minha preparação foi de dois meses. Com certeza minha disciplina era mantida pelo hábito, mas sempre que sentia cair um pouco gostava de olhar a história de pessoas que considerava com referência e nada melhor para manter também o desejo de mudar sua realidade (rsrs).
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Vanderson: Gosto de PDF, sempre deixo como prioridade, pois sinto que consigo passar pelo conteúdo de maneira rápida. Como última opção para conteúdos mais complexos uso videoaulas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Vanderson: Conheci por indicação de amigos e pelo youtuber.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Vanderson: Sim, considero o material do estratégia bem completo no quesito profundidade de conteúdo. Gosto bastante do sistema de questões e dos mapas mentais.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Vanderson: Meu plano de estudo é montado por meio de ciclos mensais e diários, composto por 3 a 4 matérias por dia. Com 3 a 4 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Vanderson: Minhas revisões são feitas diariamente e uso resumos prontos atualmente, mas faço a sua complementação com algumas anotações e gosto de fazer um simulado por semana nos finais de semanas.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Vanderson: Fiz mais de 30.000 questões até hoje. Foi de grande importância a resolução de questões ainda mais no começo, depois de um tempo comecei a priorizar a qualidade das questões e suas dificuldades no lugar de quantidade e isso ajudou bastante a subir o nível nas resoluções.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Vanderson: Ainda tenho dificuldade em matemática.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Vanderson: Preferia intensificar algumas matérias que tinham mais peso na semana que antecede a prova e no dia pré-prova descansava.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Vanderson: Erros gostos de citar o tempo gatos de estudo sem planejamento, foi alguns anos até descobrir minha maneira de estudar e meu método. Acerto foi encontrar um método que trouxe resultados que buscava.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Vanderson: Sim, principalmente quando não tinha a primeira aprovação. Esse mundo de concurso no começo vivemos praticamente em um cenário de incerteza e que não sabemos se teremos resultados ou não. Mas digo que o que me motivava era pensar que não aceitaria que os anos investidos nessa trajetória fossem deixados de mão assim, isso me motivava a seguir quando olhava para trás.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Vanderson: Persista! Sei que parece algo impossível no começo, algo muito difícil, mas com o tempo você vai amadurecer nesse meio e irá perceber que aquilo que parecia difícil de compreender vai se tornando mais fácil. Porém, com o tempo irá criar sua bagagem de conhecimento, então tenha paciência e persista.