
“É uma estrada difícil mesmo, é uma estrada que você vai construindo com esforço, perseverança e até com reprovações. Não há motivos para se envergonhar de uma reprovação, elas só existem para quem tenta, e muitas reprovações só existem para quem luta muito, e para esses que não desistem a aprovação chega”.
Confira nossa entrevista com Thiago Pereira, aprovado em 2º lugar para Técnico Ambiental no MS:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Thiago Pereira: Tenho Graduação em Administração Pública e Especialização em Gestão Pública, tenho 39 anos e sou natural de São Paulo (SP).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Thiago Pereira: Minha esposa foi a grande incentivadora, trabalhava na iniciativa privada, e estava desiludido, infeliz. Minha esposa pagou a minha inscrição num concurso e depois me falou: “Se você não fizer, terá jogado dinheiro fora!”. Queria tanto ganhar mais, como ter uma segurança. E foi assim que mergulhei de cabeça no mundo dos concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Thiago Pereira: Trabalho, 8 horas por dia e ainda estou cursando faculdade de Direito, tenho uma filha de 3 anos e estudo para concurso. Nada fácil, mas procurava e ainda procuro estudar pelo menos 3 horas todos os dias, normalmente depois das 22h. Tem dias que não consigo, nesses dias tento fazer pelo menos questões da matéria.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Thiago Pereira: Já consegui aprovação em alguns, como INSS, MPU, STM, IPHAN, IFMS, e no qual sou servidor atualmente na UFMS.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Thiago Pereira: Eu saia algumas e parcas vezes com minha esposa e minha filha, mas no geral não saia tanto, mesmo com a família ou com amigos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Thiago Pereira: Minha família além de ser a força propulsora, minha esposa sempre incentivou, e minha filha, embora pequena, quando a coloco na cama ela fala: “ Papai, vai estudar, não vai dormir! ” Como eu poderia ir dormir com um pedido desses?
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Thiago Pereira: Na realidade, estou estudando visando outro concurso, e como a banca provavelmente será a mesma, estudei preparando-me por cerca de dois meses.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Thiago Pereira: Usei mais os PDFs e poucas videoaulas nos temas com maior dificuldade.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Thiago Pereira: Conheci o Estratégia em 2019, quando saiu concurso para o TRF3 e eu estava desmotivado com o cursinho anterior, ao pesquisar encontrei algumas aulas para o TRF3 do Estratégia e gostei da didática, acompanhei e embora não fui aprovado no TRF3, me surpreendi demais com o meu desempenho, visto que havia várias matérias novas para mim.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Thiago Pereira: Estudava sim, com outro curso e o que incomodava era que eu havia estacionado no progresso. Em grande parte, foi por ser um material superficial, não havia aprofundamento, e percebia isso nas provas.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Thiago Pereira: Sim, fiz vários, algumas das maiores decepções, mas também houve pelo menos uma aprovação neste período.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Thiago Pereira: Sim, houve um progresso nítido em especial foi quando as matérias começaram a fazer sentido, além de ter um aprofundamento que dava segurança.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Thiago Pereira: Estudava 2 matérias por dia, cerca de 3 horas líquidas por dia. Isso de segunda à sexta. No sábado eu esticava para cerca de 6 horas de estudo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Thiago Pereira: Para esse concurso específico eu recorria aos mapas mentais para fazer revisão, essa era minha fonte de revisão.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Thiago Pereira: Máxima importância, sempre fiz muitas questões, na verdade não fico um dia sem fazer muitas questões. Não sei precisar quantas eu fiz, mas certamente mais de 5 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Thiago Pereira: Português, sempre foi e acho que sempre será minha maior dificuldade. Mas justamente por ser minha maior dificuldade eu forcei-me a estudar muito, muito mesmo, a ponto de chegar a gostar da disciplina.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Thiago Pereira: Sempre intensifico na semana da prova as revisões de toda a matéria, priorizo os mapas mentais e as questões. No dia anterior acompanhei a revisão de véspera do Estratégia e descansei.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Thiago Pereira: Os acertos foram resolução de questões e mapas mentais, mas vejo que ainda falhei em revisões regulares. Houve dias em que não fiz as revisões. E sei que as revisões são fundamentais na retenção do aprendizado.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Thiago Pereira: Pensei em desistir várias vezes, mas olhava para minha esposa e olhava para minha filha, e o desejo de dar uma vida digna a elas não permitia desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Thiago Pereira: É uma jornada a vida do concurseiro. Por vezes você se sentirá só, incapaz e fracassado, mas continue! É uma estrada difícil mesmo, é uma estrada que você vai construindo com esforço, perseverança e até com reprovações. Não há motivos para se envergonhar de uma reprovação, elas só existem para quem tenta, e muitas reprovações só existem para quem luta muito, e para esses que não desistem a aprovação chega.