Aprovado em 10º Lugar no Concurso PC RN para Agente e em 51º Lugar na PC CE para Escrivão
“Você é capaz de mudar sua história de vida. Às vezes, vai precisar fazer isso só, mas terão muitas vezes que você estará acompanhado de muitas pessoas, ainda que distantes fisicamente. Organize-se, planeje-se e, de fato, estude, estude e estude. No tempo certo, você irá conquistar seu sonho/objetivo!”

Confira nossa entrevista com Thiago Mendonça, aprovado em 10º Lugar no Concurso PC RN para Agente e em 51º Lugar na PC CE para Escrivão:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Thiago Mendonça: Olá equipe do Estratégia Concursos. Sou o Thiago Mendonça, tenho 36 anos e natural de Fortaleza – Ceará. Sou formado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Thiago: Eu gostava de atuar na minha área, porém era muito incerto e eu estava em busca de ter estabilidade. Como concursos na área de Engenharia de Pesca são raros, optei pela carreira policial, já que sempre achei interessante a atividade de investigação.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Thiago: Eu me dedicava inteiramente aos estudos. Eu e minha esposa traçamos a meta, quando ainda trabalhávamos, de juntar uma quantia suficiente de recursos a fim de passarmos um período exclusivamente estudando para concurso. Eu encarava os estudos como se fosse o meu trabalho, dessa forma pude desenvolver mais disciplina com os meus horários de estudo.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Thiago: Primeiramente fui aprovado no concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PC RN) para o cargo de Agente na 10ª colocação. Inclusive, tive a grandiosa experiência de conhecer a sede do Estratégia Concursos, conhecer alguns professores e participar do jantar e almoço dos Aprovados na Polícia Civil do Rio Grande do Norte. E recentemente fui aprovado na Polícia Civil do Ceará (PC CE), nos cargos de escrivão e de inspetor.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados na primeira fase do certame?
Thiago: A sensação de dever cumprido, de alívio, além de uma grande alegria pela conquista.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Thiago: Na minha preparação, abdiquei em até certo ponto do convívio social. Quando decidi estudar, em 2019, diminui os momentos de saída com os amigos, pois além de ter que aproveitar melhor o tempo para estudar, também precisava economizar as reservas feitas quando eu ainda trabalhava. No ano de 2020, veio a Pandemia e o isolamento passou a ser uma regra, então encarei como o tempo pra turbinar minha preparação, pois sabia que os outros concurseiros, em sua maioria, fariam esse mesmo esforço.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Thiago: Sou casado e ainda não tenho filhos. Minha esposa também estuda para concursos, ela estuda para a área fiscal. Graças a Deus, nossas famílias sempre nos apoiaram com palavras de incentivo, orações e, algumas vezes, até financeiramente, por exemplo, para pagar a inscrição do concurso.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é e se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo).
Thiago: Acho que vale a pena fazer outros concursos, ainda que não seja o seu objetivo maior, mas desde que seja na mesma área, pois as matérias serão praticamente as mesmas. Ficar mudando de área vai fazer você perder o foco e não se aperfeiçoar em nenhuma. Mas o que surgir de concursos da área que você escolheu, faça, nem que seja para treinar. Treino de como você está se saindo na resolução de questões, no tempo de prova, no controle da ansiedade e nervosismo, etc. Meu o concurso dos sonhos é o de Delegado da Policia Civil do Ceará e pretendo continuar me preparando para alcançar esse objetivo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
Thiago: Cerca de 2 anos.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Thiago: Sim. Quando decidi estudar pra concurso, em Março de 2019, não havia edital na praça. Somente mais pro final de 2019 é que surgiram rumores de que haveria o concurso da PC CE. Então comecei a canalizar meu estudo para o edital da PC CE, porém veio a pandemia e o edital não saiu. Nesse momento, encarei como a chance de estudar todas as matérias que estavam no edital do concurso passado e deixar o tempo do pós-edital para as matérias que fossem novidade.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Thiago: Eu utilizei videoaulas, cursos em PDF e livros. Como eu tinha uma boa quantidade de tempo, usei bastante as videoaulas, pois as explicações do professores facilitam a compreensão da matéria e eu conseguia absorver bem os conteúdos. Pra mim não teve desvantagem, porém, para um concurseiro com um tempo mais restrito, pode não ser vantajoso por demandar mais tempo. Utilizei o PDF para complementar as informações que, às vezes, não são abordadas nas videoaulas e também quando queria otimizar o tempo de estudo dedicado a alguma matéria. Nesse sentido, o PDF, para quem tem pouco tempo disponível para estudar, é perfeito. Os livros acadêmicos de Direito, utilizei pouco, mas serviram para ter uma base melhor da doutrina e de algumas especificidades da matéria.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Thiago: Conheci pela internet. Sempre acompanhei e consumi muito conteúdo do Canal do Estratégia no YouTube. Pra mim, é o curso que melhor produz conteúdo. Esses conteúdos foram fundamentais na minha preparação, pois o cursinho que eu tinha não supria minhas necessidades e, como eu não estava com recursos suficiente para comprar outro cursinho, assistia todas as aulas gratuitas do YouTube.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Thiago: Eu montei um cronograma de estudo e estudava várias matérias no dia (manhã, tarde e noite). Estudava o Português pela manhã, pois estava com a mente descansada. As matérias que eu pouco me identificava (aquelas que a gente não quer estudar, mas tem que estudar!), estudava na tarde e as que eu mais gostava, colocava mais pro final do dia e à noite, como forma de recompensa. Algumas matérias, fiz resumos, por exemplo, Português, RLM, Direito Penal e Direito Processual Penal, outras, fiz apontamentos e anotava coisas mais relevantes nos famosos “Post-its”, que ficavam colados na parede da sala do meu apartamento. Antes de começar conteúdo novo, eu revisava e resolvia muitas questões. Estudava em média de 6 a 8 horas, alguns dias mais e outros menos.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Thiago: Sim. Em Português e RLM. No caso do Português, eu adquiri um curso específico e “maratonei”. Em ambas, fazia resumos, revisões periódicas e muitas questões até entender a dinâmica da matéria.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Thiago: Na véspera, eu intensifiquei a rotina de estudos, focando principalmente nas revisões e questões. E acompanhava os eventos de Revisão de Véspera ou o Hora da Verdade no canal do Estratégia, principalmente no dia anterior a prova. Na noite anterior a prova, tirava pra me divertir e descansar bem.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Thiago: Treinei de maneira específica através de simulados e quando estava estudando os conteúdos das matérias, por exemplo, Inquérito Policial, formulava possíveis questões que poderiam ser abordadas e então respondia os questionamentos de forma oral e depois no papel. Mais próximo a prova, revisei esse conjunto de discursivas que eu tinha feito durante a preparação. O conselho é treinar bastante, pois muitas vezes o candidato sabe o assunto, porém não desenvolveu a habilidade de responder o questionamento escrevendo e em um número adequado de linhas.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Thiago: Estou treinando os exercícios que serão exigidos, melhorando a execução do movimento e a quantidade. Treino de forma responsável e com o acompanhamento de um profissional para não me lesionar. Melhorei a minha alimentação e a qualidade do sono.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Thiago: Um erro que posso apontar foi não ter acompanhado tanto jurisprudências mais atualizadas STJ direto do sítio do Tribunal. Apesar de ter estudado bastantes jurisprudências e súmulas mais importante, vi que acompanhar pelo sítio pode tornar a preparação mais completa. Quanto aos acertos, posso destacar a organização e o cumprimento do cronograma.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Thiago: O momento mais difícil foi, sem dúvidas, no momento da pandemia, pois fiquei preocupado com a saúde dos meus pais, dos meus sogros e dos familiares e, também, o fato da não perspectiva de realização de concursos. Em alguns momentos, me questionei se foi a melhor escolha, se realmente essa decisão de estudar pra concurso me levaria a algum lugar. Fui consolado e incentivado pela minha esposa e, quando era ela que se questionava, eu a consolava e incentivava. Destaco aqui a importância dos vídeos com depoimentos de outros concurseiros contando as suas histórias, com as quais, muitas vezes eu me identificava, e isso dá um grande incentivo.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Thiago: Minha principal motivação foi conquistar um cargo público, poder ter uma estabilidade e oferecer uma condição de vida melhor pra minha família. Ter a oportunidade de dar uma educação boa ao(s) meu(s) filho(s). Além disso, poder contribuir, dentro das minhas atribuições, com a sociedade.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Thiago: Meus conselhos são: tenha um objetivo (um sonho). Caso você tenha começado a estudar somente por empolgação ou por influência de outra pessoa, reflita e encontre em você esse objetivo. Após isso, confie em você mesmo. Você é capaz de mudar sua história de vida. Às vezes, vai precisar fazer isso só, mas terão muitas vezes que você estará acompanhado de muitas pessoas, ainda que distantes fisicamente. Organize-se, planeje-se e, de fato, estude, estude e estude. No tempo certo, você irá conquistar seu sonho/objetivo!