Aprovado em 60° lugar no concurso PC-AL no cargo de Escrivão.

“Minha principal motivação para concurso é sem dúvida mudar de vida. Com essa mudança você conseguirá ajudar a família, viajar ter um carro bom entre outras coisas que só um concurso lhe proporciona.”
Confira nossa entrevista com Thiago Andrade Herculano, aprovado em 60° lugar no concurso PC-AL no cargo de Escrivão.
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Thiago Herculano: Meu nome é Thiago Andrade Herculano, tenho 32 anos e sou de Maceió (AL). Sou formado em ciências contábeis pela UFAL e atualmente sou policial militar do Estado de Alagoas.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Thiago Herculano: O que me levou ao mundo dos concursos foi sem dúvida a estabilidade. Em um mundo de incerteza, é fundamental ter seu emprego garantido. Com relação às carreiras policiais sempre gostei muito e depois de minha aprovação na PMAL, em 2017, resolvi seguir essa área tendo como objetivo final o concurso de agente policial federal.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Thiago Herculano: Sempre conciliei trabalho e estudo e nunca tive dificuldade, a minha vontade de vencer na vida sempre superou meu cansaço. Antes de entrar na PMAL eu era Assistente administrativo da UNCISAL (Universidade de Ciências Médicas de Alagoas), nesse período estudava mais à noite geralmente de 18:00 à 00:00. Após entrar na PMAL no regime de plantão (trabalha 1 dia e folga 3) estudo todos os dias, e na minha folga no mínimo 8 horas por dia.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Thiago Herculano: O primeiro concurso que fui aprovado foi em 2015 para o cargo de assistente administrativo da UNCISAL ficando em 311 para 350 vagas. O segundo cargo em que fui aprovado foi para agente administrativo da Defensoria Pública da União em 2015 ficando na oitava colocação para 3 vagas. Infelizmente, apesar da necessidade de efetivo a DPU só chamou os 3 primeiros colocados me frustrando totalmente. O terceiro cargo aprovado foi para Auditor do ministério público de Alagoas em 2017 ficando em oitavo lugar mais uma vez pra 2 vagas. Apesar da falta de efetivo e com reuniões com procurador geral do Estado também não fui chamado me deixando mais uma vez frustrado. O quarto concurso aprovado foi na Polícia Militar de Alagoas no cargo de soldado combatente. Dessa vez, fiquei nas vagas e fui chamado pra realizar o CFP, em 2018, terminando em 2019, profissão esta que permaneço até hoje. E o meu quinto concurso aprovado foi na polícia civil do Estado de Alagoas para o cargo de escrivão ficando na 60 colocação para 106 vagas.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados na primeira fase do certame?
Thiago Herculano: É uma das melhores sensações que existem. É a colheita de todos os seus esforços e dedicação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Thiago Herculano: Minha vida social não mudou muito na preparação para este concurso da PC-AL. Sempre fui muito organizado em meus horários e estipulava estes. Se na segunda eu tinha que estudar 8 horas liquidas só saia com amigos e família depois que cumprisse esse cronograma. Como sou organizado com horários sempre cumpria-os e tinha tempo para ter uma vida normal.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Thiago Herculano: Sou casado e não tenho filhos ainda. Minha esposa e meus pais sempre foram os primeiros a me apoiarem nessa jornada dando apoio financeiro e principalmente no cumprimento de meus horários de estudo não incomodando.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Thiago Herculano: Depende. Se tem um concurso bacana que pague bem acho importante fazer. No meu caso sempre sonhei em ser Policial federal, porém como a PC-AL saiu logo após a prova da PF, e não sairá edital tão cedo, então mudei de foco para me garantir em um melhor. Agora, porém minha dedicação será exclusiva para a polícia federal meu grande objetivo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
Thiago Herculano: Peguei o embalo de estudos da PF. Só ajustei alguns assuntos que diferem um pouco de um concurso de uma polícia estadual para uma federal. Mais direcionado mesmo pra PC-AL foram 4 meses. Basicamente um mês antes de sair o edital e os 3 meses da data que saiu o edital para a prova.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Thiago Herculano: Muitas vezes o estudo é sem edital na praça. Se você for estudar só quando sair o edital não irá fazer prova. Então o estudo pré-edital é regra hoje em dia. Eu me mantenho motivado sonhando que meu nome estará na lista de aprovados. Isso pra min já basta. Não sou muito fã desses discursos motivacionais. Se você quer aquilo pra sua vida então corra atrás, coloque Deus na frente e tudo dará certo no tempo de Deus.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas?
Thiago Herculano: Sempre uso o material em PDF do Estratégia. É sempre bem completo e direto. Hoje não assisto muito a vídeo aulas. Basicamente leio os PDFs e depois faço questões e reviso.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Thiago Herculano: Conheci em 2015 para o concurso da DPU, onde um amigo me passou uns PDFs para o pendrive. Depois disso, comprei uns cursos e nunca troquei de cursinho. Sempre gostei da didática dos PDFs e do comprometimento dos professores.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Thiago Herculano: Estudo 3 matérias por dia, sendo de 8 a 10 horas por dia a depender se o edital está na praça ou não, geralmente de assuntos diferentes como por exemplo: Português, RL e direito administrativo. Nesse caso leio os meus resumos e faço em média 50 a 100 questões dos assuntos que revisei. Tenho que estudar todas as matérias na semana no mínimo 4 assuntos por matéria. Nos assuntos mais cabulosos dou uma atenção a mais nos finais de semana.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Como você fez para superar estas dificuldades?
Thiago Herculano: As matérias que tenho dificuldade são estatísticas, direito penal e matemática. Nessas três além de eu ler os PDFs eu assistia as vídeoaulas também. Depois de muito ler meus resumos e fazer muitas questões as dificuldades vão diminuindo.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova?
Thiago Herculano: Faltando 1 mês para a prova começo umas revisões insanas. Tento estudar o máximo de matérias que consigo e faço no mínimo 200 questões por dia. Nas minhas folgas começo de manhã e só paro pra ir a academia, comer e cuidar da higiene. Na sexta feira antes da prova tiro o dia pra descansar e acompanhar series e filmes. No sábado passo o dia todo nas revisões do estratégia. O projeto Hora da Verdade também me ajudou muito.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Thiago Herculano: Meu estudo foi participando do grupo do Telegram da professora Janaína e também comprei um pacote de redação com correções. As dicas da professora Janaína foram de fundamental importância pra mim. Também me ajudou muito o vídeo gravado por ela da análise do candidato que tirou nota máxima na PF e PRF. Também não poderia deixar de citar o professor Rodolfo com sua dicas de atualidades. Aconselho aos alunos além de ter a mentoria com a professora Janaína de comprarem umas correções e praticarem bastante. Fiz cerca de 20 redações para esse concurso e fiquei com nota 18.33 de 20.
Estratégia: Como foi sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Thiago Herculano: Como sou militar e treino no batalhão, estou bem tranquilo nos índices. Para a etapa de digitação estou praticando em casa com textos da internet e para a etapa de psicotécnico comprei o livro Manual do psicotécnico.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Thiago Herculano: De erros na minha preparação acho que deveria me dedicar um pouco mais nas matérias que não gosto como direito penal. Em relação aos acertos acho que está na minha disciplina quase que militar para o cumprimento de horários e metas.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Thiago Herculano: O mais difícil nessa preparação foi não ter passado no concurso da PF. Isso me deixou um pouco pra baixo. Porém nunca pensei em desistir. Concurso é uma fila, um dia sua hora chega. O segredo e saber lhe dar com as reprovações que é a maioria delas acontecem para depois você conseguir a tão sonhada aprovação.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Thiago Herculano: Minha principal motivação para concurso é sem dúvida mudar de vida. Com essa mudança você conseguirá ajudar a família, viajar ter um carro bom entre outras coisas que só um concurso lhe proporciona.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Thiago Herculano: Primeiro é ter perseverança. Se você estuda e se dedica um dia sua vitória chega. Segundo é ter um curso de qualidade como o estratégia que conta com professores de excelência que fará com que você alcance esse resultado mais rápido.