Aprovada em 15° lugar para Soldado no concurso PM-PB
Concursos Públicos“Persista e tenha foco. Escolha a área que faz sentido na sua vida, crie o hábito de estudar, faça simulados, questões e o mais importante de tudo, acredite que você é capaz […]”
Confira nossa entrevista com Thayane Priscila Veloso Gouveia, aprovada em 15° lugar no concurso PM-PB para o cargo de Soldado Combatente (João Pessoa):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Thayane Priscila Veloso Gouveia: Sou formada em Ciências Biológicas, tenho 28 anos e nasci em Campina Grande na Paraíba.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Thayane: O que me levou a tomar a decisão de estudar para concursos foi a insatisfação com o setor privado, e a busca por estabilidade na carreira e financeira. Também tive incentivo da minha família.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Thayane: Quando comecei a estudar para concursos eu já trabalhava. Tentei várias estratégias de estudo distintas em diferentes horários do dia, até encontrar a melhor forma para mim. Eu acordava às 4 horas da manhã para poder estudar antes do trabalho, que é quando tenho a melhor absorção do conteúdo. Trabalho das 8h às 17h e durante o dia, sempre que havia uma brecha eu aproveitava pra fazer revisões e resolver questões.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Thayane: Já alcancei algumas aprovações. Dentro do número de vagas conquistei um cargo na Prefeitura de João Pessoa e na Polícia Militar da Paraíba. Pretendo continuar os estudos com foco nos cargos federais.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Thayane: Eu considero que cuidar da vida social também faz parte da preparação, inclusive para manutenção da saúde mental. Então mantinha minha rotina de estudos e sempre que possível nos fins de semana passava tempo com a família e amigos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Thayane: Nunca me faltou apoio da minha família, noivo e amigos. Sendo compreensivos com os momentos em que não pude estar muito presente por causa dos estudos, me dando apoio moral e emocional nos momentos mais delicados e se fazendo presentes sempre que possível.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Thayane: Estudo para a área policial há aproximadamente 2 anos, mas direcionado para o cargo de perito. Para o concurso da PMPB comecei a estudar pouco depois que saiu o edital. Manter a disciplina é uma tarefa desafiadora e que exige dedicação diária. Todos os dias faço uma rotina construtiva com meditação e visualizações, deixando de lado todos os tipos de distrações como redes sociais, jornais e televisões.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Thayane: Uso quase todas as ferramentas. No início dos estudos, como não tinha muito conhecimento principalmente nas matérias de direito, usei bastante videoaulas. Em seguida, evoluí para os PDFs e leitura de lei seca. Esses dois últimos, aliados a revisões ativas e muita resolução de questões, foram a chave para alcançar as minhas aprovações.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Thayane: Conheci através de amigos e pesquisa de conteúdos na internet.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Thayane: Estudei por outros cursos, que também eram bons, mas de longe não tão completos e robustos quanto o Estratégia Concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Thayane: Depois que me tornei aluna do Estratégia senti muita diferença nos estudos. Os materiais são muito completos e os professores das videoaulas são sensacionais, menções honrosas para Renan Araújo (Direito Penal e Processual Penal), Adriane Fauth (Direito Constitucional), Adriana Figueiredo (Português), Brunno Lima (Raciocínio Lógico e Matemático), Renato da Costa (Informática) e muitos outros.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Thayane: Meu plano de estudos foi baseado no ciclo das matérias. Estudava 3 matérias por dia, quase 3 horas líquidas e revisões à noite antes de dormir. As matérias mais importantes, como as específicas, eram repetidas com mais frequência, dia sim e dia não, por exemplo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Thayane: Faço marcação nos PDFs. Resumo com os pontos mais importantes de forma digital. A revisão acontece em 3 momentos, o primeiro no mesmo dia é uma revisão ativa escrevendo o que aprendi, no dia seguinte reviso resolvendo questões, e mais posteriormente em simulado.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Thayane: A resolução de exercícios é essencial para a fixação dos conteúdos. Acredito que fiz muitas, não lembro o número exato, resolvia mais de 50 questões por dia.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Thayane: Tinha muita dificuldade nas disciplinas de Direito, pois para mim foi como um novo universo que eu estava aprendendo. Por isso comecei pelas videoaulas, para começar a entender o conteúdo e o contexto. Depois que criei a base, voltei para os PDFs e lei seca.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Thayane: Na semana que antecedeu a prova eu foquei em revisar os assuntos que havia estudado, para fixar também na memória de curto prazo, no dia pré-prova participei do aulão de revisão e dormi bastante para descansar a cabeça.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Thayane: A prova discursiva foi minha maior dificuldade, estudei pelo módulo do Estratégia, replicando as redações e fazendo reescrita.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Thayane: Meus principais erros foram não fazer revisões desde cedo, e resolver poucas questões. O maior acerto foi começar as revisões e fazer um estudo ativo, com bastante exercício e principalmente simulados.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Thayane: Não cheguei a pensar em desistir. E o que me deu motivação para seguir, mesmo não tendo pensado isso, foi o sonho da carreira pericial.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Thayane: Persista e tenha foco. Escolha a área que faz sentido na sua vida, crie o hábito de estudar, faça simulados, questões e o mais importante de tudo, acredite que você é capaz, porque todos nós temos a chance de mudar de vida.