Aprovada em 2° lugar no concurso da CBM-TO para o cargo de Aluno Praça - Feminino
Concursos Públicos“Nunca desistam, todos nós somos capazes, é preciso ter força, coragem e determinação, mas a vitória vem junto com o melhor Baile dos Aprovados! Rsrsrs…”
Confira nossa entrevista com Thaisa Reis Pires da Silva Rocha, aprovada em 2° lugar no concurso da CBM-TO para o cargo de Aluno Praça – Feminino:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Thaisa Reis Pires da Silva Rocha: Eu sou natural do Tocantins, atualmente moro em Miracema do Tocantins, tenho 33 anos e sou formada em Tecnólogo em Construção de Edifícios.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Thaisa: Atualmente sou efetiva do Estado do Tocantins, porém o cargo que ocupo é de assistente administrativo e o salário que pagam aqui é muito baixo. Então, por já saber que é muito bom ser efetivo, ter estabilidade, plano de saúde e etc, resolvi voltar a estudar para melhorar minha condição financeira e da minha família.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Thaisa: Sim, trabalho no Departamento Estadual de Trânsito e faço uma jornada de trabalho de 6 horas por dia, então é bem tranquilo, pois me sobram o período da tarde e noite para estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Thaisa: No CBM- TO em 2º lugar, no INSS em 32º lugar, na Guarda Metropolitana de Palmas em 58º lugar. Mas, ainda estou estudando e pretendo fazer mais alguns concursos. Rsrsrs.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Thaisa: Estudo de domingo a domingo, durante o dia. Mas 1 vez na semana costumo sair com minha filha, meu esposo e meu enteado.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Thaisa: Sim, eles entendem e me apoiam também. Quando estou estudando, cada um fica no seu canto para não atrapalhar, meu esposo sempre diz que é para eu continuar, pois confia em mim e sabe que eu vou conseguir.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Thaisa: Estudo para concursos há 3 anos, direcionado para o CBM- TO uns 30 dias. Para manter a disciplina procuro ter sempre horários fixos e um cronograma determinado.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Thaisa: Cursos em PDF, videoaulas, plataforma online de questões e simulados. Esses materiais funcionam muito bem comigo e consigo aprender de forma efetiva, então só tem vantagens. Rsrs
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Thaisa: Pesquisando na internet e desde então me apaixonei pelos excelentes produtos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Thaisa: Sim, usei materiais de outro curso, mas era muito resumido e tinha poucas questões, eu ficava sempre com a impressão de que faltava algo a mais.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Thaisa: Sim, mas não fui aprovada.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Thaisa: Sim, por ter PDFs completos e com muitas questões facilitou meu aprendizado, já que era meu primeiro contato com as matérias de Direito. As videosaulas também são excelentes para fixação dos conteúdos do PDF.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Thaisa: Montei meu plano de estudos com dicas dos professores do Estratégia, faço duas disciplinas por dia e em torno de 4 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Thaisa: Faço revisões com resumos que vêm no próprio PDF e com questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Thaisa: Resolver exercícios é fundamental na preparação de concursos, pois através das questões é possível saber se realmente aprendemos os conteúdos…fiz muitas que nem consigo lembrar a quantidades. Rsrsrs…
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Thaisa: Legislações específicas do CBM, lia a lei seca e depois o PDF, assistia videoaulas e fazia muitas questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Thaisa: Bem puxado, intensifiquei os estudos, estudava tarde e noite, fazia muitas questões e fiz dois simulados também.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Thaisa: Teve discursiva, fui bem, tirei uma nota boa, segui os conselhos dos professores de Redação do Estratégia e fiz muitos redações também.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Thaisa: Erros: além de demorar a encontrar o Estratégia, não fazer simulados. É muito importante fazer simulados.
Acertos: além de encontrar o Estratégia, segui as orientações dos professores, fazer muitas questões e simulados.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Thaisa: Nunca pensei em desistir, precisava melhorar minha condição financeira para dar uma vida melhor para minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Thaisa: Nunca desistam, todos nós somos capazes, é preciso ter força, coragem e determinação, mas a vitória vem junto com o melhor Baile dos Aprovados! Rsrsrs…