Aprovada em 2° lugar para o cargo de Farmácia no concurso PM-SP
Concursos Públicos“Gostaria de dizer a você que está aí tentando melhorar sua condição de vida, que sonha em ser aprovado num concurso na sua área de atuação, seja num grande concurso ou num cargo para iniciar a carreira pública, NÃO DESISTA! […]”
Confira nossa entrevista com Tathiane Almeida Gonçalves Correa, aprovada em 2° lugar no concurso PM-SP para o cargo de Farmácia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Tathiane Almeida Gonçalves Correa: Sou formada em Farmácia pela Universidade de Brasília – Faculdade de Ceilândia, com pós-graduação em Farmácia Hospitalar e também em Análises Clínicas e Toxicológicas. Sou natural de São Paulo-SP e tenho 36 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Tathiane: A vontade de continuar na carreira militar, porém como oficial farmacêutico.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Tathiane: Trabalhava por escala, pois era sargento da Força Aérea Brasileira, na especialidade de Controle de Tráfego Aéreo. Então, era preciso organizar a minha rotina de estudos trabalhando nessa modalidade que incluía turnos de trabalho a noite, que inclusive era o que eu mais preferia por conta dos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Tathiane: Fui aprovada no concurso da Escola de Especialistas de Aeronáutica, para a especialidade de Controle de Tráfego Aéreo e após mais de 10 anos na carreira, resolvi prestar a prova do concurso para Oficial Farmacêutico da Polícia Militar do Estado de São Paulo, terminando como a 2ª colocada da farmácia dentre as 6 vagas para o cargo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Tathiane: Minha vida social acabou ficando bastante restrita ao meu esposo e minha família, principalmente a minha irmã, todo tempo livre de descanso eu preferia fazer algo com eles.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Tathiane: Com exceção do meu esposo, a minha família e amigos próximos nem ficaram sabendo que eu ia fazer a prova, preferi não causar ansiedade em mais ninguém além de mim mesma. Foi uma surpresa imensa quando souberam só depois da minha aprovação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Tathiane: Eu já vinha de uma rotina de estudos, havia comprado um outro curso, mas era direcionado para as provas da Aeronáutica, para a especialidade de Farmácia Hospitalar, porém o curso era muito mais simples, e era realmente muito mais cansativo. A partir do momento que eu resolvi fazer o curso pós-edital do Estratégia concursos até o dia da prova escrita foram pouco mais de 3 meses. Para manter a disciplina no estudo eu procurava focar na mudança de vida que eu ainda poderia ter e a vontade de mudar de carreira.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Tathiane: Como eu acabei fazendo o curso pós-edital, eu não tinha muito mais tempo para ver as matérias detalhadamente, mas posso dizer que as videoaulas e os PDFs foram essenciais. Estudei até o dia da prova.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Tathiane: Através de uma amiga muito próxima, sempre compartilhamos nossas angústias da saga do concurseiro e aí ela comentou comigo do Estratégia, pois eu nunca tinha feito aula de um grande curso especializado em concursos. Resolvi arriscar no pós-edital e deu super certo, as aulas eram muito boas, não era cansativo, o material era muito bom e organizado.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Tathiane: Fiz um outro curso, que era na teoria especializado nas matérias do concurso para farmacêutico da Aeronáutica, porém o curso era muito simples, as videoaulas não tinham muita qualidade, os resumos não eram satisfatórios, a apostila de exercícios tinham vários erros também e tudo isso tornou o processo bem cansativo.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Tathiane: Fiz o concurso para farmacêutico de carreira da FAB e do Exército e não obtive aprovação.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Tathiane: Senti muita diferença na preparação, mesmo com pouco tempo até a data da prova e sinto que tudo que eu estudei foi válido e realmente conseguia fixar melhor os conteúdos. As videoaulas foram essenciais pra mim, os professores de cada matéria que precisei estudar eram realmente muito bons, os pdf’s e os exercícios.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Tathiane: Não consegui montar um plano de estudos ideal, mas eu precisava estudar todas as matérias na semana, não tinha muita regra de dia da semana por matéria devido ao pouco tempo até a prova. Eu foquei em terminar principalmente os conteúdos específicos da farmácia. Também não tinha uma regra de quantidade de horas por dia, como eu trabalhava e estudava, às vezes eu priorizava o descanso e compensava no dia seguinte, o que não é o ideal, mas foi como eu consegui fazer.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Tathiane: Minhas revisões basicamente foram mais no início do curso, depois pelo curto tempo até a prova resolvi focar nas videoaulas e resolução de questões. A resolução de questões ajudava a pontuar os assuntos que eu ainda tinha mais dificuldade.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Tathiane: Muito importante a resolução de exercícios pois são essenciais para a fixação do conteúdo. Não me lembro exatamente quantas questões eu fiz, mas foram muitas. Aliás esse concurso foi extremamente desafiador pois não havia prova anterior recente com menos de dez anos, ou seja, não tinha um padrão de prova a seguir.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Tathiane: As disciplinas de Administração Pública e Informática, pois eram as que não faziam parte das matérias que eu já estava acostumada a estudar em outros concursos militares.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Tathiane: Estudei todos os dias na semana que antecedeu a prova, inclusive no dia da prova. Assisti a revisão da professora Rafaela Gomes da disciplina de farmácia hospitalar e algumas questões comentadas caíram na prova para a minha felicidade.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Tathiane: Nesse concurso para o quadro de Oficiais de Saúde da PMSP teve uma prova discursiva, que foi na verdade uma redação de um caso clínico, e eu que nunca tinha feito uma redação de caso clínico em concurso fui me guiando utilizando a estrutura da dissertação presente nos outros concursos que eu já tinha feito. Apenas adaptei a forma de escrever para responder às questões do caso clínico da minha especialidade em forma de dissertação.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Tathiane: Meus principais erros foram, perder um pouco de tempo reescrevendo alguns tópicos ao invés de abordá-los de forma mais simplificada através dos exercícios, e também acabar forçando o estudo mesmo cansada.
Os acertos foram a mudança de curso preparatório, com toda a certeza, pela qualidade do material em si e a partir daí conseguir render melhor nas horas de estudo com as videoaulas e exercícios.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Tathiane: Sim, pensava em desistir todos os dias, pois já estava muito cansada da rotina de trabalho e estudo. E no meu trabalho também não estava num momento nada favorável. É até difícil acreditar que a aprovação foi possível e conseguir ser aprovada numa colocação tão boa e dentro das vagas. Era a primeira vez que sabia o que era estar dentro das vagas.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Tathiane: Gostaria de dizer a você que está aí tentando melhorar sua condição de vida, que sonha em ser aprovado num concurso na sua área de atuação, seja num grande concurso ou num cargo para iniciar a carreira pública, NÃO DESISTA!
Seja persistente e consistente nos estudos que uma hora a prova vai vir feita para você. Essa foi a sensação que eu tive quando eu saí da minha prova. Tinha até medo de falar que tinha ido bem, mesmo com a sensação bizarra de “fui bem na prova”, porque eu via vários nomes de concorrentes fortíssimos e não achava que a vaga seria minha, e foi.. e como foi!