Aprovado em 42° lugar para Segurança do Trabalho no concurso Petrobrás
Concursos Públicos
“Primeiro, invista em um bom material de estudos. Um bom material é um atalho e te livra de muita dor de cabeça […]”
Confira nossa entrevista com Tales Nahur Amaral Soares, aprovado em 42° lugar no concurso Petrobrás para o cargo de Segurança do Trabalho – Polo: Sudeste:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Tales Nahur Amaral Soares: Sou formado em engenharia civil, tenho 27 anos, sou natural de Macapá-AP, mas atualmente moro em Guarapari-ES.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Tales: Primeiro, eu estava prestando serviços de engenharia na gestão de uma obra de médio porte. Estava até contente com o salário, mas o fato de ser PJ me colocava numa situação muito instável, pois a final da obra se aproximava. Por fim, a vontade de proporcionar uma melhor qualidade de vida para minha família.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Tales: Ao total foram 57 dias de preparação. Em 39 deles eu trabalhava das 7h às 17h e estudava apenas à noite quando dava, pois, em alguns dias eu tinha compromissos na igreja. Durante esse período, conciliava aproveitando o máximo possível a noite para avançar aos poucos, priorizando a consistência e a concentração, sabendo que não tinha muito tempo restante.
Assim, nos 18 dias finais, como previsto a obra finalizou e fiquei desempregado. Aproveitei para dar aquele Sprint final com bastante intensidade na leitura dos PDFs simplificados (pois precisava otimizar o tempo) e resolução de questões.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Tales: Ainda não tinha sido aprovado em nenhum emprego ou cargo público.
Sim, aproveitei o bom ritmo de estudos e já estou estudando para outras oportunidades.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Tales: Eu sempre fui muito caseiro. Não tive que mudar radicalmente minha rotina. Conversei com minha família apenas para eles entenderem e me apoiaram durante esses dias, sabendo que eu estaria menos presente do que o normal. Evitei assumir qualquer novo compromisso, em qualquer área, pois meu cronograma já estava feito, ou seja, tinha um compromisso comigo mesmo.
Ademais, mantive meus compromissos com a igreja e o relacionamento com Deus, os quais considero essenciais.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Tales: Conversei com minha família apenas para eles entenderem e me apoiaram durante esses dias, sabendo que eu estaria menos presente do que o normal. Eles me apoiaram significativamente.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Tales: Foram 57 dias ao todo. Para manter a disciplina, eu estudava entre 30 e 40 min e depois descansava entre 5 e 10 min. Isso ajuda a manter a concentração. E uma boa motivação, que no meu caso era grande, ajuda a manter a disciplina e a consistência.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Tales: Pelo fato de eu ter pouco tempo de estudos, eu priorizei os PDF simplificados e a resolução de questões comentadas do próprio PDF. Assisti vídeo aulas apenas da matéria de matemática e ainda assim, apenas no que tange a resolução de questões do tópico estudado.
A vantagem de estudar os PDF simplificados é a otimização do seu tempo e priorização dos assuntos mais importantes, o ideal para preparações mais curtas como a minha. Aliado a resoluções de questões, consegue-se um ótimo desempenho.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Tales: Um amigo indicou e disse que era o melhor preparatório para concursos. E digo a mesma coisa para outros colegas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Tales: Sim, o Estratégia é completo e te dá várias opções de preparação de acordo com a sua situação. No meu caso, o diferencial do Estratégia que me atendeu foram os PDF simplificados, devido a otimização do tempo e resolução de muitas questões comentadas. Outra ferramenta são os Bizu de cada matéria, que te ajudam a fazer uma boa revisão antes da prova.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Tales: Devido ao tempo reduzido, eu estudei apenas o conhecimento específico e revisei com questões o conhecimento básico, que era português e matemática.
Enquanto conciliava trabalho e estudos, estudava um PDF por noite do específico, com 3 horas líquidas. Após focar apenas nos estudos, passei a estudar uma média de 4 PDF por dia, com cerca de 12 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Tales: Pelo meu planejamento eu sabia que não iria ter muito tempo para revisões frequentes. Assim, eu fiz apenas um simulado dois dias antes da prova. Vi que estava com baixo rendimento e algumas matérias e pude revisar elas. Além disso, também revisei as matérias do Bizu na semana final da prova.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Tales: A resolução de questões comentadas foi essencial para mim. Resolvi muitas questões dos PDF, que já eram muitas. Não sei quantas
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Tales: Tinha mais dificuldade em matemática. Porém assisti as videoaulas de resolução de questões na semana final antes da prova e consegui pontos valiosos.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Tales: Na semana que antecedeu eu mantive a carga horária de estudos e foquei nas revisões e em fazer um simulado final.
Interessante que no simulado fui ruim, pois não tinha estudado algumas poucas matérias, as quais caíram no simulado. Assim, estudei na véspera e na manhã do dia da prova esses assuntos e fiz questões até cerca de 1 hora antes de abrir os portões. De forma impressionante, esses assuntos também caíram na prova e consegui ganhar alguns preciosos pontos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Tales: Poderia ter revisado um pouco mais durante a trajetória para cobrir as lacunas de conhecimento. Em relação aos acertos, acredito que o principal foi fazer um bom planejamento. Com o planejamento e com a consciência do tempo limitado de preparação, eu sabia que era difícil estar entre os primeiros colocados, mas era possível ser competitivo e lutar por uma vaga.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Tales: Não pensei em desistir pois, como dito, o planejamento e o bom rendimento na resolução de questões me davam um feedback de que eu seria competitivo. Além disso, eu tinha convicção de que ainda teriam muitas oportunidades, as quais estaria mais preparado.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Tales: Primeiro, invista em um bom material de estudos. Um bom material é um atalho e te livra de muita dor de cabeça.
Segundo, estude sobre técnicas de estudo e utilize apenas aquelas que você julgar necessárias a sua realidade. Elas ajudam muito a priorizar os estudos, revisar, preencher lacunas de conhecimento, manter o foco e otimizar o tempo.
Terceiro, tenha objetivos claros de vida. Por que você está estudando? Para que? Por quem? Objetivos claros geram motivação, esta te ajuda a se esforçar para ter um bom desempenho, e um bom desempenho ao longo prazo te dá recompensas, seja a aprovação ou o alcance de um outro nível de preparação, e essas recompensas te levam aos objetivos.
Por fim, tenha disciplina dentro das suas condições de vida. Eu sei que pode ser difícil estudar com tantas tarefas, compromissos, contas e responsabilidades. Contudo, se você tiver apenas uma hora por dia para estudar, aproveite-a. Apenas não desista.