Aprovado em 2° lugar para Agente de Polícia Penal no concurso PP AC
Concursos Públicos
“Se esforce todos os dias, é uma caminhada árdua, porém gratificante. Imagine a emoção da sua família ao ver seu nome no diário oficial […]”
Confira nossa entrevista com Tailson Jorge de Oliveira, aprovado em 2° lugar no concurso Polícia Penal – Acre para o cargo de Agente de Polícia Penal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Tailson Jorge de Oliveira: Sou formado em Gestão de Recursos Humanos, tenho 23 anos e sou de Jordão-Acre.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Tailson: Iniciei os estudos para concursos em busca de melhorias econômicas e estabilidade, visto que sou de família que tem poucos recursos financeiros.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Tailson: Não. Durante minha preparação para esse concurso, eu apenas estudava.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Tailson: O concurso do Iapen foi o primeiro que eu fiz. Irei continuar estudando em busca de maiores objetivos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Tailson: Durante a minha preparação, eu deixei de lado algumas coisas, passeio com amigos, encontros familiares, eventos em geral. Fiquei altamente focado nos estudos, pois sabia que o concurso ia ser bastante concorrido, e o meu maior objetivo, no momento, era a aprovação.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Tailson: Minha família me apoiou desde o início, é a minha maior aliada em todas as horas. Me auxiliaram financeiramente, emocionalmente.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Tailson: Estudei 11 meses para o concurso da Polícia Penal. A necessidade financeira e a vontade de mostrar um bom resultado à minha família fez com que eu não perdesse o foco em busca desse objetivo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Tailson: Utilizei as trilhas estratégicas que são magníficas, pois tiram todas as dúvidas do estudante, ela disponibiliza um verdadeiro cronograma de estudos. Assisti videoaulas somente para português, que foi a matéria que tive mais dificuldade. O restante estudei por PDF, que são extremamente completos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Tailson: Quando resolvi estudar, tive muitas dúvidas em relação a material, não fazia nem ideia. Foi aí que perguntei a um primo meu recém aprovado no concurso do CBM-AC, e ele me indicou o Estratégia que seria o melhor do mercado. Então, pesquisei a respeito do Estratégia e vi que realmente era o material que mais aprova. Desse modo, comprei uma assinatura.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Tailson: Os materiais do Estratégia são excepcionais. Sou aluno da assinatura Platinum, tenho o acompanhamento do Gilzan Lessa e Arthur Conde. Esses dois amigos foram essenciais na minha preparação, me ajudaram demais, disponibilizando as minhas trilhas individualizadas de imediato quando eu terminava a anterior de acordo com minha evolução. Além disso, tiraram todas as dúvidas que eu encontrei.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Tailson: Quem montou meu plano foram os meus coaches Arthur Conde e Gilzan Lessa. Estudei pelas trilhas disponibilizadas por eles. Estudava em torno de 6 horas líquidas por dia, todos os dias da semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Tailson: Fiz as revisões pelos meus grifos nos PDFs. Na reta final, também utilizei os passos estratégicos e os simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Tailson: A resolução de exercícios é essencial, visto que é uma ferramenta que auxilia na internalização do conteúdo no nosso cérebro. A gente ver como as bancas exploram os assuntos, e isso é muito importante na preparação. Eu resolvi mais de 10 mil questões na minha caminhada para o concurso da Polícia Penal.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Tailson: Tive um pouco de dificuldade em Português, mas superei estudando por vídeoaula.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Tailson: Eu revisei alguns tópicos do edital e fiz bastantes questões. No dia anterior, assisti a revisão de véspera feita pelo Estratégia em busca dos últimos ajustes para o momento mais importante.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Tailson: No início, eu tive bastante dificuldade, pois gastava muito tempo para elaborar uma redação. Foi aí que o Gilzan Lessa me ajudou nessa etapa, disse para eu elaborar uma redação a cada 2 dias, e também me deu algumas dicas de argumentos, ele corrigia todas as minhas redações. Assim, com o passar dos dias eu comecei a elaborar uma discursiva pela metade do tempo anterior, e com uma qualidade excepcional. Com isso, tirei a nota máxima na redação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Tailson: Não.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Tailson: Se esforce todos os dias, é uma caminhada árdua, porém gratificante. Imagine a emoção da sua família ao ver seu nome no diário oficial. É uma emoção inexplicável ver que seu esforço valeu a pena. Não desistam no meio da caminhada, pois vocês podem estar mais próximos da conquista quanto imaginam. Por fim, o Estratégia tem tudo que vocês precisam para sua aprovação.