Aprovada no Exame de Qualificação Técnica Geral para registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
“Nada é mais satisfatório e compensatório do que ver o seu nome na lista dos aprovados.”
Confira nossa entrevista com Simone Salustiana Arantes, aprovada no concurso CNAI – CFC QTG para o cargo de Auditor Independente:
Estratégia Concursos: Você é formada em que área?
Simone Salustiana Arantes: Contabilidade, pós graduada em auditoria e controladoria financeira.
Estratégia: Qual sua idade?
Simone: 31 anos.
Estratégia: De onde você é?
Simone: Barra do Bugres -MT.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Simone: A capacidade técnica.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Simone: Eu tralhava durante o dia e estudava a noite.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Simone: CNAI – Exame de Qualificação Técnica Geral para registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Simone: Sensação de recompensa e que todo esforço valeu pena.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Simone: Sinceramente foi e esgotante, dona de casa, mãe, esposa, trabalho e estudo, tudo tinha horário marcado.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Simone: Sim, casada e mãe de uma menina de 08 anos.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Simone: Acredito que alcancei meu objetivo, esse concurso era minha meta.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Simone: 06 meses aplicado.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Simone: O edital foi publicado e depois a prova adiada. Para manter o foco e ser disciplinada, tive que ser muito consistente e determinada.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Simone: Em pesquisa no Google.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Simone: Usei PDF e videoaulas.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Simone: Como fiz prova de auditoria, os assusto são correlatos, mas estudava a cada 02 dias os assuntos das matérias. Tudo era anotado e tinha mapa mental, e todo sábado respondia questões. Estudava por dia em torno de 05 horas e aos fins de semana eram 10 horas.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Simone: Auditoria é um assunto muito complexo, porém para mim, a parte de tipos de asseguração é de compreensão mais difícil.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Simone: Foi uma mistura de sentimentos (exaustivo e tenso, mas tinha a sensação que tinha feito o meu melhor).
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Simone: Houve 02 discursivas de alto nível, mas o que me ajudou foi leitura de PDF e domínio do conteúdo. Eu aconselho leitura, isso ajuda a fazer uma boa redação com todos os requisitos cobrados.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Simone: Acredito que mais acertei, porque tudo o que me propus a executar, eu executei.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Simone: Sim, duas vezes pensei muito, muito mesmo em desistir, mas sempre acreditei na frase que tem na capa do meu caderno “quem para no meio do caminho, não chega a lugar nenhum”.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Simone: A minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar onde você chegou!
Simone: A palavra é persistência. Para alcançar a sua aprovação terá que passar por muitos obstáculos e superar desafios, vai haver dia que terá vontade de desistir, mas seja persistente, nada é mais satisfatório e compensatório do que ver o seu nome na lista dos aprovados.
