Aprovada no concurso do TJ SP para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário
“Cada um tem a sua própria jornada, e você tem o poder de escolher a sua. Qualquer pessoa pode passar em qualquer concurso, mas só passam aqueles que não desistem”
Confira nossa entrevista com Simone Saito, aprovada no concurso do TJ SP para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário:
Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Simone Saito: Sou formada em Direito, com pós-graduação em direito penal e processual penal. Tenho 34 anos e nasci em São José dos Campos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Simone: Desde a época de faculdade, nunca tive vontade de advogar, sempre quis prestar concursos, possuir estabilidade financeira.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Simone: Tive a sorte de poder “apenas” estudar.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último?
Simone: Apenas fui aprovada no concurso do TJ SP e estou estudando para a Magistratura Estadual.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Simone: Foi muito gratificante, ainda mais em uma posição boa. Ver o resultado do seu esforço não tem preço.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Simone: Mantive minha vida social normalmente, apenas evitava sair muito à noite, para não macular os estudos do dia seguinte.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Simone: Sou solteira atualmente e moro com meu irmão. Minha família sempre me apoiou em todas as minhas decisões, e foram fundamentais para a aprovação.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Simone: Na minha opinião, é mais benéfico focar em concursos parecidos, para um melhor rendimento nos estudos. Estudo atualmente para a Magistratura Estadual, mas poderia prestar a prova do Ministério Público, por exemplo, pois as matérias são parecidas.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Simone: Para esse concurso, estudei especificamente uns seis meses.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Simone: Sim, acho importante não parar de estudar até a aprovação, independentemente se há edital ou não, porque depois é muito mais difícil retomar o mesmo ritmo. Mantive a disciplina
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Simone: Conheci através da internet mesmo, pesquisando sobre cursos preparatórios.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Simone: Usei basicamente videoaulas e lei seca.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Simone: Estudava 2 a 3 matérias por dia, 1h30 por matéria. Depois disso, fazia muitos exercícios, que, para mim, foi essencial. Fazia muitos resumos à mão, que é o melhor jeito para eu fixar a matéria. Fazia os resumos em papel sulfite e colava na parede. Então, sempre que eu batia o olho nos papéis, dava uma lida.
Estratégia: Você tinha mais dificuldade em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Simone: Tinha muita dificuldade em matérias de raciocínio lógico e informática. Fiz as aulas de raciocínio lógico e aprendi muito. Gabaritei a matéria na prova.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Simone: Na reta final, apenas lia e relia todos os meus resumos, lei seca e fazia exercícios e simulados. Muitos. Na véspera, como sou ansiosa, não consegui largar os resumos e lei seca (risos).
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Simone: Acho que não houve um erro. Os resumos são muito demorados para fazer, não é muito prático. Mas foi a melhor forma que encontrei naquele momento. Um acerto foi fazer muitos exercícios, principalmente nas matérias que eu tinha mais dificuldade, pois muitas questões na prova são parecidas.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Simone: Pensar em desistir é normal, tem dias que bate o desânimo. O importante é sempre procurar enxergar motivos para se manter focado no objetivo. Exemplo: “vou estudar para ter estabilidade financeira e realização pessoal”.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Simone: Ter estabilidade financeira.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Simone: Diria para sempre dar o seu melhor, independentemente do que isso signifique para você. Cada um tem a sua própria jornada, e você tem o poder de escolher a sua. Qualquer pessoa pode passar em qualquer concurso, mas só passam aqueles que não desistem.