Aprovada em 1º lugar no concurso da Prefeitura de Salvaterra - PA para o cargo de Nutricionista
“A única saída é focar de verdade, estudar todos os dias, resolver muitos e muitos exercícios e não desistir jamais!”
Confira nossa entrevista com Silvia Barros Farias, aprovada em 1º lugar no concurso da Prefeitura de Salvaterra – PA para o cargo de Nutricionista:
Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Silvia Barros Farias: Sou nutricionista. Tenho 27 anos. Sou de Belém – PA.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Silvia: Estabilidade, venho de uma família em que praticamente todos são concursados. Então desde o início da faculdade eu já pretendia estudar para concursos.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Silvia: Já tive idas e vindas na trajetória dos concursos. Quando realmente deu certo, eu estava apenas estudando para concursos. Foi durante a pandemia, quando eu não estava trabalhando, que pude me dedicar inteiramente aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Silvia: CRN-10 Nutricionista Fiscal 14º lugar; Prefeitura de Salvaterra – Nutricionista (Secretaria de Educação) 1º lugar.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificadas?
Silvia: A sensação é uma das melhores da vida, talvez até melhor que passar no vestibular.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Silvia: Foi durante a pandemia, mesmo que eu não quisesse, não teria como não abdicar do convívio social. Porém, excluir as redes sociais foi uma postura que me ajudou bastante no sentido de melhorar o foco nos estudos.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Silvia: Namoro e não tenho filhos. Sim, minha família e namorado me apoiam totalmente.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Silvia: Com certeza, o meu plano sempre foi passar primeiro em um concurso mais tranquilo (escada) e em seguida focar melhor para outra área como fiscal ou tribunal.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Silvia: Eu tive idas e vindas, logo que formei me dediquei por 6 meses, depois resolvi trabalhar e em seguida fui para outro país. Foquei de verdade no ano passado (2020), de maio até outubro, que foi quando fiz e passei nesse último concurso.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Silvia: Sim. Focava no último edital do concurso que eu pretendia fazer.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Silvia: Através de vídeos no YouTube e indicação de amigos.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Silvia: Usei algumas videoaulas e principalmente os PDFs. As matérias mais difíceis, eu precisei assistir a algumas videoaulas, as mais tranquilas, apenas o PDF.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Silvia: Não, prefiro estudar por grupos de matérias e não por várias ao mesmo tempo. Não faço resumos e foco nos exercícios da banca. Montei meu plano de estudos através de planos semanais (escritos) de matérias e planilhas no Excel. Estudava em média 5 horas por dia.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Silvia: Tenho dificuldade em gramática. Contorno essa dificuldade por meio da resolução de vários exercícios, assisto às videoaulas e quando necessário faço resumos.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Silvia: Véspera de prova foi de revisão geral. Uma revisão tranquila, nada muito exaustivo.
Estratégia: Quais foram as etapas do concurso em que foi aprovada?
Silvia: Foi apenas prova objetiva e de títulos.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Silvia: Erros: Dificuldade em organizar as revisões semanais.
Acertos: Resolução de muitos exercícios da banca
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Silvia: Sim, foquei na estabilidade que o concurso oferece e no salário.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Silvia: Passar em concurso sempre foi o meu sonho.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar onde você chegou!
Silvia: A única saída é focar de verdade, estudar todos os dias, resolver muitos e muitos exercícios e não desistir jamais!
