Aprovada em 11° lugar no concurso do MME - Ministério de Minas e Energia para o cargo de Administrador
Concursos Públicos
“[…] Se ser servidor público é o seu foco então até a sua aprovação deixe a sua vida social de lado, pois isso é só por um momento da sua vida. Se preciso for, desça dois degraus (ou mais) de seu padrão de vida, pois depois você irá subir três ou mais de uma vez. Estude, estude […]”
Confira nossa entrevista com Sheilla da Silva Batista, aprovada em 11° lugar no concurso do MME – Ministério de Minas e Energia para o cargo de Administrador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Sheilla da Silva Batista: Formação: Bacharel em Administração
Idade: 38 anos
Cidade: Brasília – DF.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Sheilla: Eu era empregada pública da CEB Distribuição, trabalhei por 11 anos lá. Com a privatização, optei pelo PDV e voltei a estudar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Sheilla: Atualmente sou mãe de um filho de 3 anos de idade, estou “do lar” e estudante para concursos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Sheilla: No mesmo período que fui aprovada da CEB Distribuição, também fui no MJ, MEC, MS e Ministério da Previdência Social.
Reiniciei os meus estudos em janeiro deste ano, até o momento, passei no MME. No entanto, pretendo continuar estudando, minha meta é Tribunal e posteriormente, carreiras fiscais.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Sheilla: Praticamente sem vida social, o pouco que saí era por conta do meu filho de 3 anos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Sheilla: Sim. Meu marido é o meu maior apoiador, me incentivou a pedir o pdv e voltar a estudar para concursos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Sheilla: Na verdade, não direcionei os meus estudos para o MME, estava me preparando para a Câmara dos Deputados. Faltando 2 dias para a prova do MME fiz uma revisão rápida dos meus cadernos e assisti a revisão de véspera do Estratégia Concursos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Sheilla: Aulas presenciais (vantagem: uma possível dúvida é sanada imediatamente com o professor. Desvantagem: processo moroso).
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Sheilla: Já a conheço há muito tempo e o ponto principal é a qualidade dos PDFs.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Sheilla: Aulas presenciais, ocorre que esse método tira o protagonismo do estudante. Ao passo que ao invés de o concurseiro escolher como estudar, pelo contrário é dada a forma pela qual ele vai estudar.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Sheilla: A aprovação é uma soma de fatores de aula, conteúdo, revisão, exercícios e persistência.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Sheilla: Estudo pelas matérias base (Dir. Adm,; Dir. Const.; Português e Informática), depois passava para as demais. Em torno de 4horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Sheilla: Lendo os cadernos, fazendo questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Sheilla: É muito importante entender como a banca pensa, por isso a importância de fazer muitas questões. Não recordo quantas questões fiz até o momento.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Sheilla: Direito Constitucional e Informática sem dúvida são as mais desafiadoras. Supero minhas dificuldades pela insistência, se não entendendo pelo pdf, vou para o presencial, vou para o on-line, faço questões até entender a matéria.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Sheilla: Como mencionado, estava me preparando para a prova da Câmara dos Deputados. Então, estudei na sexta e sábado que antecedia a prova, e até o momento de entrar na sala.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Sheilla: Sim, pensei várias vezes em desistir. Mas como tenho apenas Plano A, me recompunha e seguia com o meu plano. A minha principal motivação é meu filho, a minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Sheilla: Primeiro e mais importante de tudo: confiar em Deus. Dito isso, a vida é feita de renúncias e não seria diferente ao estudar para concurso público. Se ser servidor público é o seu foco então até a sua aprovação deixe a sua vida social de lado, pois isso é só por um momento da sua vida. Se preciso for, desça dois degraus (ou mais) de seu padrão de vida, pois depois você irá subir três ou mais de uma vez. Estude, estude, revise, faça questões. Sua vez irá chegar, é uma fila e só não alcança quem desiste.