Aprovado em 56º lugar no concurso PC-PA no cargo de Investigador

“O maior conselho que eu dou é não desistir! O concurso público é uma fila e sua vez irá chegar, garanto-lhe isso.”
Confira nossa entrevista com Shardson Vieira Sousa, aprovado em 45º lugar no concurso PC-PA no cargo de Investigador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Shardson Vieira Sousa: Sou formado em logística e pós-graduado em engenharia de controle de automação. Tenho 30 anos. Sou de Parauapebas-PA.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Shardson: A estabilidade do cargo público. Escolhi a área policial, pois sempre admirei operações policiais.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Shardson: Trabalhava e estudava. Eu estudava nos horários vagos e nos dias de folga.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Shardson: Aprovações:
1- PMSP
2- PMSC
3- PMPA
4- PCPA (investigador 45º e escrivão 91º)
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados na primeira fase do certame?
Shardson: Senti-me vitorioso, pois percebi que todas as noites em claro valeram a pena.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Shardson: Saía muito pouco, pois tinha que conciliar trabalho, estudo e família, então não tinha muito tempo disponível.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Shardson: Sou casado há 13 anos. Tenho 4 filhos. Moro com minha esposa e filhos. Minha família me apoiou muito, entendendo os momentos em que eu não podia estar com eles.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Shardson: Acredito que é importante escolher uma área para se prestar concursos públicos. Meu concurso dos sonhos é delegado de polícia e vou continuar me preparando até passar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado? Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Shardson: Estudei 4 meses de modo específico para a PCPA, porém muitas matérias já conhecia, pois já havia estudado para outros concursos. Para a PCPA não, somente com o edital aberto.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Shardson: Utilizei PDFs e videoaulas. A vantagem do PDF do Estratégia é que ele traz o conteúdo de forma objetiva, sem enrolações e a leitura é de fácil compreensão. Além disso, as questões comentadas ajudam muito. Em relação às videoaulas, eu assistia quando estava muito esgotado fisicamente (então foi uma vantagem muito grande).
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Shardson: Conheci em um anúncio do Youtube.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Shardson: Não estudava várias matérias ao mesmo tempo, não fazia resumos, focava mais em exercícios, eu não tinha um plano de rígido de estudos, estudava conforme minha deficiência em cada matéria. Quando eu não estava de serviço estudava de 6 a 8 horas líquidas.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Shardson: Tinha mais dificuldade em contabilidade, mas com muita leitura e exercícios consegui superar essa deficiência.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Shardson: Na semana que antecedeu a prova, fiz muitas questões, focando nas minhas dificuldades. Na véspera de prova estudei sim, inclusive vários conteúdos que estudei foram cobrados.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Shardson: Como o conteúdo da discursiva era o mesmo da objetiva, facilitou bastante o processo. Aconselho a realizar ao menos uma discursiva por semana.
Estratégia: Como está sendo sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Shardson: Treino para o TAF sempre nos dias de folga.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Shardson: Um dos maiores erros iniciais (quando comecei a estudar) foi negligenciar algumas matérias. O maior acerto foi estudar por PDFs.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Shardson: O mais difícil foi conciliar trabalho e estudos. Não pensei em desistir, por conta da minha família.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Shardson: Minha principal motivação foi minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Shardson: O maior conselho que eu dou é não desistir! O concurso público é uma fila e sua vez irá chegar, garanto-lhe isso.